Contratos futuros Ibovespa – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Mon, 17 May 2021 14:01:52 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png Contratos futuros Ibovespa – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Qual é o risco da inflação? https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/qual-e-o-risco-da-inflacao https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/qual-e-o-risco-da-inflacao#respond Mon, 17 May 2021 14:01:49 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=24333 Inflação no Brasil é um assunto sério. Na maioria dos países, desenvolvidos ou nem tanto, a inflação é um fenômeno monetário que é resolvido com as ferramentas de sempre. A contração da política monetária pelo Banco Central e a redução dos gastos do governo pela Secretaria do Tesouro – sejam quais forem as denominações locais.… Read More »Qual é o risco da inflação?

O post Qual é o risco da inflação? apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Inflação no Brasil é um assunto sério. Na maioria dos países, desenvolvidos ou nem tanto, a inflação é um fenômeno monetário que é resolvido com as ferramentas de sempre. A contração da política monetária pelo Banco Central e a redução dos gastos do governo pela Secretaria do Tesouro – sejam quais forem as denominações locais. Por aqui não é tão simples. Apesar de quase três décadas de uma economia relativamente estável, a estrutura de indexação permanece praticamente inalterada. Basta olhar qualquer contrato de mais longo prazo, como a compra de um imóvel ou um aluguel e você verá algum índice de inflação. O mesmo raciocínio vale para benefícios do INSS, custos de concessão dos serviços públicos e muitos outros exemplos.

Por isso, o investidor deveria, prudentemente, prestar atenção ao comportamento recente das expectativas, expressas nos contratos de juros futuros. Na sexta-feira (14) as taxas dos contratos que vencem em janeiro de 2022 eram de 4,985 por cento ao ano. Os contratos de janeiro de 2023 estavam em 6,815 por cento ao ano. No entanto, a edição mais recente do Relatório Focus, divulgada pelo BC nesta segunda-feira, indicava uma Selic a 6,50 por cento no fim de 2022. Ainda que aparentemente pequena, essa é uma diferença relevante quando se trata do mercado de juros, onde as margens são estreitas.

Se é um exagero dizer que há motivos para alarme, é possível afirmar que há boas razões para permanecermos atentos. A divulgação do IGP-10 pela Fundação Getulio Vargas nesta segunda-feira mostrou uma aceleração dos preços das matérias-primas no início de maio. Insumos mais caros representam custos mais elevados dos produtos acabados, e uma pressão potencial sobre os preços ao longo dos próximos meses.

O que fazer? Decisões sobre política monetária cabem aos bancos centrais. Em uma economia ainda fechada e oligopolizada como a brasileira, o repasse aos preços finais é dado como certo. Por isso, ao definir sua estratégia, o investidor tem de ficar atento às variáveis dos índices de inflação, das taxas de juros e das cotações do câmbio. Elas terão uma importância maior nos movimentos de mercado.

Relatório Focus

A edição mais recente do relatório Focus mostra uma elevação dos prognósticos dos investidores para a inflação e para o Produto Interno Bruto (PIB). A inflação projetada pelo IPCA avançou para 5,15 por cento, ante 5,06 por cento da semana anterior. E as projeções para o PIB também melhoraram. Agora, a estimativa é de um crescimento de 3,45 por cento ante 3,21 por cento da semana anterior. Já a projeção para a taxa de câmbio no fim do ano retrocedeu para 5,30 reais, ante os 5,35 reais da semana anterior e os 5,40 reais de há quatro semanas.

Indicadores

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) acelerou para 3,24 por cento em maio ante 1,58 por cento em abril. O índice acumula alta de 12,70 por cento no ano e de 35,91 por cento em 12 meses. Em maio de 2020, o índice variara 0,07 por cento e acumulava elevação de 6,07 por cento em 12 meses. A causa foi a alta de 7,66 por cento nos preços das matérias-primas, após uma queda de 0,30 por cento em abril. Com isso, os preços no atacado avançaram 4,20 por cento em maio ante 1,79 por cento em abril.

E Eu Com Isso?

A segunda-feira começa com uma leve baixa nos contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500, devido à expectativa com relação à ata do Federal Open Market Committee (Fomc), equivalente americano do Copom, que deverá indicar qual será a atuação do Federal Reserve com relação à alta dos preços.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: O susto da inflação americana.

O post Qual é o risco da inflação? apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/qual-e-o-risco-da-inflacao/feed 0
Imposto americano vai subir https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/imposto-americano-vai-subir https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/imposto-americano-vai-subir#respond Fri, 09 Apr 2021 14:47:24 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=23247 O governo americano divulgou na quarta-feira (07) propostas para uma reforma tributária destinada a aumentar o imposto sobre as grandes corporações americanas. Além de elevar as alíquotas, a proposta limitaria a capacidade de as empresas americanas evitar impostos por meio da transferência de atividades para outros países. Em 2017, durante o governo de Donald Trump,… Read More »Imposto americano vai subir

O post Imposto americano vai subir apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
O governo americano divulgou na quarta-feira (07) propostas para uma reforma tributária destinada a aumentar o imposto sobre as grandes corporações americanas. Além de elevar as alíquotas, a proposta limitaria a capacidade de as empresas americanas evitar impostos por meio da transferência de atividades para outros países.

Em 2017, durante o governo de Donald Trump, os impostos sobre as grandes empresas caíram de 35 por cento para 21 por cento. O ex-presidente também alterou as regras de modo a facilitar às corporações transferir seus lucros para países com impostos mais baixos, como a Irlanda, ou para paraísos fiscais.

Agora, a administração Biden quer elevar a alíquota média para 28 por cento e restringir diversas práticas que permitem às grandes empresas pagar pouco ou nenhum imposto. Essa alíquota colocaria os Estados Unidos no mesmo patamar dos demais parceiros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Além disso, o governo quer garantir que as empresas paguem pelo menos um imposto de 15 por cento sobre os lucros declarados. Muitas corporações declaram lucros elevados, que servem para calcular os dividendos a ser distribuídos, mas que não servem como base de arrecadação para o imposto.

Há mais propostas, a maioria destinada a aumentar a arrecadação de empresas que estabelecem atividades em paraísos fiscais. Uma delas é visa desencorajar as empresas americanas a mudar suas sedes para o exterior para fins fiscais, principalmente por meio de fusões com companhias não americanas. Outra aumentaria o imposto sobre empresas com atividades fora dos Estados Unidos.

E, na proposta mais polêmica, o governo quer defender que outros países elevem os impostos corporativos sobre corporações multinacionais, independentemente de onde estejam suas sedes, de modo a evitar uma guerra fiscal internacional. Esse plano foi defendido pela secretária do Tesouro, Janet Yellen, que criticou os países que tentam superar uns aos outros reduzindo impostos a fim de atrair negócios. Segundo ela, essa prática pode levar a uma desorganização geral do sistema tributário internacional.

Esse é o ponto que deverá dar mais trabalho à administração Biden. A oposição republicana no Congresso questiona as propostas, dizendo que, se o governo defende que outros países elevem seus impostos, é um sinal de que a elevação dos tributos vai reduzir a competitividade das empresas nos Estados Unidos.

Funcionários do governo estimam que as propostas podem elevar a arrecadação em 2,5 trilhões de dólares nos próximos 15 anos, embora um estudo da Universidade da Pensilvânia espere resultados ainda melhores, com um aumento de 2,1 trilhões de dólares em dez anos. Metade desse dinheiro viria das mudanças na tributação de corporações multinacionais.

Indicadores I

A inflação de março medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,93 por cento, acima dos 0,86 por cento registrados em fevereiro. Com isso, o índice acumula variação de 2,05 por cento no ano e de 6,10 por cento nos últimos 12 meses. Foi a taxa mais alta para o terceiro mês do ano desde os 1,32 por cento de 2015. Os principais impactos vêm dos aumentos nos preços de combustíveis (11,23 por cento) e do gás de botijão (4,98 por cento), informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação do grupo Alimentação e bebidas desacelerou para 0,13 por cento em março, ante 0,27 por cento em fevereiro e 1,02 por cento em janeiro.

Indicadores II

A primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de abril desacelerou para 0,50 por cento ante 1,95 por cento na primeira prévia de março. A taxa em 12 meses passou de 29,83 por cento para 30,70 por cento. A inflação no atacado desacelerou para 0,36 em abril ante 2,33 por cento em março. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou inflação de 0,80 por cento ante 0,79 por cento no primeiro decêndio de março. E o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) desacelerou para 1,04 por cento ante 1,24 por cento em março. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a estabilidade nos preços das commodities agrícolas e minerais favoreceu a desaceleração dos preços no atacado.

E Eu Com Isso?

O último pregão da semana começa com os contratos futuros de Ibovespa em leve baixa, devido a uma realização dos lucros da véspera e à incerteza com relação à proposta de CPI da Covid, embora se espere novamente um pregão volátil.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Orçamento de 2021 parece se encaminhar para uma solução.

O post Imposto americano vai subir apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/imposto-americano-vai-subir/feed 0
Commodities em alta https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/commodities-em-alta https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/commodities-em-alta#respond Mon, 01 Mar 2021 13:29:11 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=21446 Apesar de o cenário para a economia brasileira não ser dos mais positivos, há alguns aspectos da economia internacional que permitem uma atitude mais otimista. Um dos mais importantes é a alta dos preços das commodities. A retomada do crescimento nas principais economias, a aprovação – finalmente! – do pacote de 1,9 trilhão de dólares… Read More »Commodities em alta

O post Commodities em alta apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Apesar de o cenário para a economia brasileira não ser dos mais positivos, há alguns aspectos da economia internacional que permitem uma atitude mais otimista. Um dos mais importantes é a alta dos preços das commodities. A retomada do crescimento nas principais economias, a aprovação – finalmente! – do pacote de 1,9 trilhão de dólares de ajuda à economia americana e indicadores positivos na Europa e na China permitem prever um cenário mais benigno para as commodities. E isso significa um alívio para o País.

A conjunção entre preços das commodities em alta e um real depreciado em relação ao dólar indicam uma boa entrada de recursos na economia, o que ajudará a mitigar os efeitos danosos da pandemia. Desde o pior momento de 2020, as cotações das principais commodities avançaram cerca de 40 por cento em dólares, pelo índice Commodity Research Bureau (CRB), indicador, um dos mais importantes indicadores dos preços das matérias-primas. Entre elas, algumas das principais exportadas pelo Brasil, como soja, milho, carnes e minério de ferro.

Há dois grandes motivos para esse avanço dos preços. Um deles é a reflação setorial das commodities. Com o desaquecimento provocado pela pandemia, as cotações desabaram devido à perspectiva de uma retração aguda da demanda. Agora, com os prognósticos de um retorno gradual à normalidade, os preços retomam os patamares anteriores. O outro motivo é o aumento da liquidez global e a permanência dos juros em patamares muito baixos. Especular com commodities é mais antigo do que investir em ações e taxas de juros, e ainda permanece popular. Assim, a abundância de dinheiro traz um estímulo para a especulação – no bom sentido – com esses ativos não-financeiros, elevando seus preços.

Na ponta do lápis, ainda há espaço para subir. A confluência entre a normalização das principais economias, oferta restrita e manutenção dos juros baixos e da liquidez elevada sustentem um novo ciclo de alta nos preços das commodities.

Boletim Focus

O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (01) pelo Banco Central (BC) indica uma leve alta nos prognósticos para a inflação e para a taxa de câmbio. A inflação medida pelo IPCA prevista para 2021 subiu para 3,87 por cento ante 3,82 por cento da semana anterior. Há quatro semanas, a projeção era 3,53 por cento. A taxa de câmbio prevista para o fim de dezembro subiu para 5,10 reais ante 5,05 reais. A projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) permaneceu inalterada em 3,29 por cento, assim como a taxa Selic. A projeção para os juros segue em 4 por cento ao ano no fim de 2021.

INDICADORES

O Índice de Preços ao Consumidor – Semana (IPC-S) do período encerrado em 28 de fevereiro de 2021 subiu 0,54 por cento e acumula alta de 5,42 por cento nos últimos 12 meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) na manhã desta segunda-feira. A maior contribuição partiu do grupo Transportes. Os preços subiram 2,29 por cento na semana ante 1,53 por cento na semana anterior. A maior alta foi da gasolina. Os preços subiram 6,90 por cento ante 4,70 por cento na semana anterior.

E Eu Com Isso?

O otimismo com a aprovação do pacote de ajuda nos Estados Unidos e indicadores positivos da demanda na Europa e na Ásia fazem com que março se inicie com um movimento de alta nas cotações.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Investir em Petrobras ficou arriscado demais | Domingo de Valor.

O post Commodities em alta apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/commodities-em-alta/feed 0
Combustível explosivo https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/combustivel-explosivo https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/combustivel-explosivo#respond Tue, 09 Feb 2021 14:00:01 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20799 No passado, os motores que funcionam à base de gasolina, diesel, gás e etanol eram chamados de motores a explosão. Essa denominação é incorreta, pois o que ocorre dentro deles não é uma explosão, mas uma queima controlada de combustível. Ela gera gás, aumenta a pressão, move os pistões e faz o motor girar. Por… Read More »Combustível explosivo

O post Combustível explosivo apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
No passado, os motores que funcionam à base de gasolina, diesel, gás e etanol eram chamados de motores a explosão. Essa denominação é incorreta, pois o que ocorre dentro deles não é uma explosão, mas uma queima controlada de combustível. Ela gera gás, aumenta a pressão, move os pistões e faz o motor girar. Por isso, o nome mudou. Esses equipamentos agora são denominados motores de combustão interna. Mudanças de nomes à parte, um componente explosivo permanece. No Brasil, país de proporções continentais em que duas a cada três toneladas de carga são transportadas por caminhões, aumentos dos preços dos combustíveis têm consequências explosivas, pois afetam a economia como um todo.

A oscilação das ações da Petrobras (PETR3/PETR4) na segunda-feira (08) é uma prova disso. Ontem, a estatal anunciou o terceiro aumento nos preços dos combustíveis neste ano, devido à alta dos preços do petróleo no mercado internacional. Mesmo assim, as cotações despencaram. Os preços das preferenciais encolheram 3,1 por cento. As ações ordinárias caíram mais ainda, 4,1 por cento. O que derrubou os papéis foi o temor dos investidores de que, dado o potencial explosivo do tema, o governo – que controla a Petrobras – caia na tentação de segurar os reajustes nos preços dos combustíveis. Nesse caso, a explosão trocaria de lugar. Migraria dos pistões dos motores dos caminhões para o bolso dos investidores na estatal, que amargariam mais um prejuízo.

Não é de hoje que a relação entre as cotações internacionais do petróleo e o valor pago pelos motoristas ao abastecer seus veículos é um tema explosivo no Brasil. Aumentos nos preços do diesel, da gasolina e do etanol (que segue as variações da gasolina) são combustível de foguete para os índices de inflação. A alta nos custos do transporte é repassada imediatamente ao longo das cadeias produtivas. Daí a tentação de todo presidente da República. Ao controlar a Petrobras, o governo tem o poder de manipular os preços nas refinarias, contendo a alta nas bombas. Isso foi feito à exaustão durante o confuso primeiro governo de Dilma Rousseff, o que levou a Petrobras a amargar prejuízos imensos e a tornar-se a petroleira mais endividada do mundo. O valor de mercado da estatal, claro, desabou. Dois números mostram bem isso. Em janeiro 2016, ainda antes do processo de impeachment de Dilma, a Petrobras valia 78,7 bilhões de reais na bolsa. Em janeiro de 2021, apesar dos solavancos do mercado, a capitalização da petroleira era de 369,2 bilhões de reais, uma valorização de 370 por cento. Isso prova o quanto a mão pesada do controle estatal pode custar aos investidores.

Nada indica que isso volte a ser feito. Ao contrário, Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras, foi a Brasília na segunda-feira e jurou de pés juntos que não há interferência do governo nos preços dos combustíveis. Mesmo assim, em junho do ano passado, a estatal alongou de três para 12 meses o período de análise dos preços internacionais do petróleo para definir seus reajustes. A mudança das regras lançou algumas suspeitas. Durante o fim de semana, a companhia divulgou dois fatos relevantes para explicar o assunto, o que turbinou as quedas da véspera. E esperam-se novos solavancos ao longo dos próximos dias. Em tempos de pandemia e aperto nos ganhos de centenas de milhares de caminhoneiros, uma das principais bases eleitorais do presidente, a tentação do Planalto de tomar decisões políticas com os preços dos combustíveis permanece tendo um enorme potencial explosivo.

Indicadores I

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para 0,25 por cento em janeiro, registrando a menor variação desde os 0,24 por cento de agosto de 2020. Os prognósticos eram de uma alta de 0,34 por cento. Com isso, a inflação acumulada em 12 meses é de 4,56 por cento, praticamente estável em relação aos 4,52 por cento acumulados nos 12 meses até dezembro. Os reajustes em alimentos e bebidas perderam força, e a mudança na bandeira das tarifas de energia elétrica ajudaram a desacelerar a inflação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Indicadores II

A primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de fevereiro indicou uma alta de 1,92 por cento nos preços, ante 1,89 por cento da primeira prévia de janeiro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

E Eu Com Isso?

Em uma sessão em que os mercados internacionais não apresentaram tendência definida e os contratos futuros do índice americano S&P 500 operam com uma leve queda, os contratos futuros do Ibovespa iniciam o dia perto da estabilidade, com uma leve tendência negativa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Desemprego americano diminui.

O post Combustível explosivo apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/combustivel-explosivo/feed 0
Momento de Reflação https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/momento-de-reflacao https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/momento-de-reflacao#respond Mon, 08 Feb 2021 14:07:04 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20745 Termo criado pelo economista americano Irving Fischer (1867-1947), a Reflação é um fenômeno econômico que ocorre após crises profundas. Depressões econômicas, aquelas quedas violentas na demanda agregada e no nível de atividade, provocam distorções enormes nos preços dos ativos. Quando a crise passa, principalmente pela atuação dos bancos centrais, os preços dos ativos tendem a… Read More »Momento de Reflação

O post Momento de Reflação apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Termo criado pelo economista americano Irving Fischer (1867-1947), a Reflação é um fenômeno econômico que ocorre após crises profundas. Depressões econômicas, aquelas quedas violentas na demanda agregada e no nível de atividade, provocam distorções enormes nos preços dos ativos. Quando a crise passa, principalmente pela atuação dos bancos centrais, os preços dos ativos tendem a voltar rapidamente a níveis parecidos com os anteriores.

Não confunda reflação com inflação. Essa palavra é usada para definir um aumento no crescimento e nas pressões de alta sobre os preços após uma ampla contração, geralmente referindo-se à taxa de variação em vez do nível absoluto dos preços. Quando se trata de expectativas de inflação no mundo real e preços ao consumidor, esse é um jogo diferente, e onde atualmente há muito debate.

Alguns investidores afirmam que os gastos dos governos para conter os impactos da Covid e as decisões dos bancos centrais de manter os juros baixos por mais tempo colocou as economias em curso para a inflação em uma escala nunca vista em décadas. Outros dizem que a pandemia está apenas intensificando as tendências observadas nos últimos anos, onde os aumentos de preços estão ausentes graças ao fraco crescimento econômico, demográfico e tecnológico.

Podemos estar vivendo um desses momentos, com a perspectiva de um retorno ao crescimento global após o impacto econômico da pandemia provocada pelo coronavírus. Vários laboratórios farmacêuticos desenvolveram vacinas contra a Covid-19, as populações dos países desenvolvidos estão sendo imunizadas, o que permite prever uma relativa normalização das relações e das atividades econômicas em breve. No entanto, não deve haver uma mudança drástica nas políticas monetária e fiscal dos países desenvolvidos, que permanecerão expansionistas.

No domingo (07), a Secretária do Tesouro americana, Janet Yellen, afirmou em uma entrevista que os Estados Unidos dependem da continuidade das políticas econômicas de estímulo para retornarem a uma situação de pleno emprego no ano que vem. Sem as medidas, disse ela, isso só ocorrerá em 2025. Suas declarações foram interpretadas como um sinal de comprometimento do governo com o crescimento econômico, o que animou os pregões. A esperança de mais gastos com estímulos sob o presidente eleito Joe Biden só deu mais combustível à alta.

Podemos estar perto de uma reflação? É bastante provável. Nesse cenário, os investimentos mais promissores são os ligados a setores cíclicos, que tendem a crescer mais que a média em momentos de expansão da economia.

Relatório Focus

A edição mais recente do Relatório Focus, publicada pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (08) mostra uma elevação dos prognósticos para a inflação medida pelo IPCA para 2021. A projeção subiu para 3,60 por cento, ante os 3,53 por cento da semana anterior e dos 3,34 por cento previstos há quatro semanas. A estimativa para o crescimento da economia desacelerou levemente para 3,47 por cento, ante os 3,50 por cento da semana anterior. As estimativas para a taxa de juros Selic e para a taxa de câmbio permanecem inalteradas em, respectivamente, 3,50 por cento e 5,01 reais.

Indicadores

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou uma inflação de 0,40 por cento na semana encerrada em 7 de fevereiro de 2021 subiu 0,40 por cento, acima dos 0,27 por cento registrados na observação anterior. Com este resultado, o indicador passou a acumular alta de 1,48 por cento no ano e 2,49 por cento nos últimos 12 meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

E Eu Com Isso?

Os pregões internacionais começam a semana em alta, animados pela perspectiva de estímulos econômicos. Os contratos futuros de Ibovespa iniciam a sessão em uma leve queda, indicando uma realização dos lucros da semana passada. Mesmo assim, o cenário é positivo para as ações.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Desemprego americano diminui.

O post Momento de Reflação apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/momento-de-reflacao/feed 0
Retomada em fevereiro https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/retomada-em-fevereiro https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/retomada-em-fevereiro#respond Mon, 01 Feb 2021 14:24:19 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20512 O mês mudou e o humor dos investidores também, apesar de o cenário de indefinição permanecer presente. Janeiro se iniciou com um movimento de entusiasmo nos pregões, o que levou a recordes no Ibovespa. No entanto, a última semana do mês passado foi marcada por fortes quedas dos preços dos ativos. A reversão da tendência… Read More »Retomada em fevereiro

O post Retomada em fevereiro apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
O mês mudou e o humor dos investidores também, apesar de o cenário de indefinição permanecer presente. Janeiro se iniciou com um movimento de entusiasmo nos pregões, o que levou a recordes no Ibovespa. No entanto, a última semana do mês passado foi marcada por fortes quedas dos preços dos ativos. A reversão da tendência deveu-se à comparação entre as expectativas com relação à vacinação e a prática da imunização de grandes grupos de pessoas. Mesmo nos Estados Unidos, onde há abundância de recursos e organização, o processo foi marcado por problemas. No Brasil, a vacinação prossegue a passos lentos. No fim das contas, no mês passado o Ibovespa amargou uma desvalorização de 3 por cento.

Fevereiro também se inicia com um forte movimento de retomada, mas a volatilidade também deve permanecer. O primeiro pregão do mês foi positivo nos mercados internacionais. As ações apresentaram boa valorização na Ásia, com altas de 2,2 por cento em Hong Kong e de 1,6 por cento em Tóquio, graças a uma injeção de recursos de 15 bilhões de dólares realizada pelo Banco Do Povo da China (o Banco Central chinês) no mercado local, de modo a enfrentar uma redução na liquidez. Esse movimento elevou os preços das ações. No entanto, as notícias sobre a economia do país asiático não são das melhores. A recuperação da indústria desacelerou-se em janeiro. O índice dos gerentes de compras (PMI) recuou para 51,3 ante 51,9 em dezembro. O resultado ficou abaixo das expectativas, que eram de um PMI de 51,6. Novos surtos da Covid-19 reduziram ritmo da indústria e também dos serviços. O PMI do setor de serviços caiu para 52,4 ante 55,7 em dezembro. Na Europa, os mercados estavam com altas superiores a 1 por cento no início da manhã.

A especulação também permanece presente. Depois das ações da GameStop, os contratos futuros de prata superaram 30 dólares o grama pela primeira vez desde 2013, em uma alta de 12 por cento. A avaliação é que uma onda de compras especulativas pressionou as cotações do metal.

Boletim Focus

A edição mais recente do Boletim Focus do Banco Central (BC) mostra poucas alterações nas expectativas para 2021. A previsão de inflação para o ano pelo IPCA subiu levemente para 3,53 por cento ante os 3,50 por cento da semana anterior, e ante os 3,32 por cento de há quatro semanas. O crescimento da economia oscilou levemente para 3,50 por cento ante os 3,49 por cento anteriores, e a taxa de câmbio prevista para dezembro também oscilou levemente, para 5,01 reais ante os 5,00 reais da semana anterior. A taxa Selic esperada para dezembro permanece em 3,50 por cento.

Indicadores

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de 31 de janeiro de 2021 recuou para 0,27 por cento, ficando 0,15 ponto percentual abaixo da taxa registrada na última divulgação. Com este resultado, o indicador acumula alta de 0,27 por cento no ano e 4,84 por cento nos últimos 12 meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

E Eu Com Isso?

O mês e a semana começam com um movimento de alta dos contratos futuros do Ibovespa e do índice americano S&P 500, na esteira da valorização da Ásia e da Europa. No entanto, o dia deve ser marcado por uma volatilidade devido à indefinição da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Lidando com a incerteza.

O post Retomada em fevereiro apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/retomada-em-fevereiro/feed 0
As lições da GameStop https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/as-licoes-da-gamestop https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/as-licoes-da-gamestop#respond Fri, 29 Jan 2021 14:43:57 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20453 Ao longo da semana, as ações da rede varejista americana GameStop se tornaram o papel mais comentado do mundo. Não pelas qualidades da empresa em si, mas pelas violentas oscilações em suas cotações registradas nos últimos dias. Para entender o caso específico da GameStop, leia o brilhante e esclarecedor texto do Fernando Martin clicando no… Read More »As lições da GameStop

O post As lições da GameStop apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Ao longo da semana, as ações da rede varejista americana GameStop se tornaram o papel mais comentado do mundo. Não pelas qualidades da empresa em si, mas pelas violentas oscilações em suas cotações registradas nos últimos dias. Para entender o caso específico da GameStop, leia o brilhante e esclarecedor texto do Fernando Martin clicando no título a seguir: Queda da GameStop. Porém, além do “evento GameStop”, o caso mostrou uma mudança no equilíbrio de forças no mercado americano. Pequenos investidores atuaram em conjunto por meio de redes sociais e colocaram gestores de fundos de hedge contra a parede. Ou, como se diz no mercado, “em corner”.

Apesar de ser tentador, um movimento como esse seria impossível de reproduzir no Brasil. As regras do mercado definidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela B3 limitam a quantidade de posições de venda a descoberto. Além disso, nos Estados Unidos há vários pregões, que concorrem entre si. Por aqui, o monopólio da B3 permite que ela tenha visibilidade para todas as posições de todos os participantes do mercado, o que dificulta a montagem dessas estratégias.

O que ocorreu ao longo da semana mostra o impacto das novas tecnologias sobre o mercado. Em circunstâncias ideais, o mercado é uma arena onde todos têm as mesmas oportunidades, e os mais competentes em aproveitá-las ficam com os prêmios. Na prática, não é bem assim. Os investidores profissionais têm acesso a mais capital, a mais sistemas e mais limites para operar em diferentes mercados. Essa facilidade de acesso acaba se traduzindo em mais informações.

O pequeno investidor não pode – e não deve – tentar competir com um gestor profissional de recursos. A disparidade de forças é muito grande. No entanto, se há uma lição a ser aprendida com o evento GameStop é que é possível aos pequenos investidores ter acesso a informações relevantes e em tempo hábil para aproveitar distorções de preço e obter um bom desempenho no mercado. Apesar de possível, recomendamos fortemente que o investidor não monte posições especulativas desse tipo.

Indicadores I

O setor público consolidado registrou déficit primário de 51,8 bilhões de reais em dezembro. O Governo Central, os governos regionais e as empresas estatais apresentaram déficits respectivos de 44,7 bilhões, 5,9 bilhões e 1,3 bilhão de reais. No ano, o resultado primário do setor público consolidado foi deficitário em 703,0 bilhões de reais (9,49 por cento do PIB), ante déficit de 61,9 bilhões de reais (0,84 por cento do PIB) em 2019. Esse resultado anual decorreu de déficit de 745,3 bilhões de reais no Governo Central (10,06 por cento do PIB), e de superávits de 38,7 bilhões de reais (0,52 por cento do PIB) nos governos regionais e de 3,6 bilhões de reais (0,05 por cento do PIB) nas empresas estatais.

Indicadores II

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), da Fundação Getulio Vargas, recuou 0,7 ponto em janeiro, para 85,5 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice cedeu 0,7 ponto. Em janeiro, a piora foi influenciada tanto pela percepção de queda no volume de serviços quanto das expectativas para os próximos meses, informou a FGV.

E Eu Com Isso?

O movimento dos mercados brasileiro e internacional começa com um movimento de queda das cotações. Os contratos futuros de Ibovespa iniciam o dia em baixa de mais de 1 por cento.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Banco Central Chinês eleva pressão sobre o império de Jack Ma.

O post As lições da GameStop apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/as-licoes-da-gamestop/feed 0
Começou a vacinação https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/comecou-a-vacinacao https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/comecou-a-vacinacao#respond Mon, 18 Jan 2021 13:48:34 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20088 A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, ganhou seus 15 minutos de fama no domingo (17) por ser a primeira brasileira a receber uma dose da vacina contra a Covid 19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. Alvo de uma pesada disputa política entre o governo federal… Read More »Começou a vacinação

O post Começou a vacinação apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, ganhou seus 15 minutos de fama no domingo (17) por ser a primeira brasileira a receber uma dose da vacina contra a Covid 19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. Alvo de uma pesada disputa política entre o governo federal e o governo do Estado de São Paulo, a vacina enfim chegou ao público. Apesar da demora em relação a outros países e da quantidade ainda limitada, apenas 6 milhões de doses, a expectativa é que a imunização em massa comece já nesta segunda-feira (18).

Na prática, é irrelevante se a vacina é estadual ou federal, chinesa ou indiana, baseada em vírus inativado ou em RNA mensageiro. O principal impacto econômico da Covid – 19 é a imposição de medidas de isolamento social. Sem uma vacina, evitar o contato físico é a única maneira de impedir uma contaminação descontrolada. Ao trancar as pessoas em casa, a pandemia provoca um efeito devastador sobre os negócios. Mesmo a dinâmica economia chinesa sofreu, registrando em 2020 seu menor crescimento em 44 anos. Por isso a vacina é tão importante para o retorno das economias à normalidade. O que interessa é que o início do processo de imunização da população permite calcular uma data possível ou provável para um retorno da economia a uma situação de quase normalidade.

Indicadores

O Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira o IBC-Br, prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) mensal, com dados até novembro. O resultado dessazonalizado foi de uma queda de 0,98 em relação a novembro de 2019, em linha com o esperado, e de uma alta de 0,58 por cento em relação a outubro, acima dos prognósticos de crescimento de 0,5 por cento.

Boletim Focus

A edição do Boletim Focus desta segunda-feira (18) mostra um aumento das expectativas para a inflação e para o crescimento do PIB em 2021. A inflação prevista para o ano, medida pelo IPCA, avançou para 3,43 por cento ante a projeção anterior de 3,34 por cento. Já a estimativa para o PIB deste ano cresceu para 3,45 por cento, leve alta ante os 3,41 previstos na edição anterior do boletim. Os prognósticos para a Selic e para o dólar permaneceram estáveis, respectivamente em 3,25 por cento e para 5,00 reais.

A partir desta edição, o BC passou a publicar as estimativas para 2024. As primeiras indicações são positivas: um crescimento de 2,50 por cento no PIB, inflação controlada em 3,22 por cento, taxa de câmbio em 4,96 reais e taxa referencial Selic em 6,00 por cento ao ano, em linha com a projeção para o encerramento de 2023.

Internacional

A China divulgou o dado oficial para o PIB de 2020. O crescimento foi de 2,3 por cento em relação a 2019. Foi o menor crescimento em 44 anos. Mesmo assim, o resultado foi considerado positivo. Superou levemente os prognósticos, que eram de um crescimento de 2 por cento. O crescimento do quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2019 foi de 6,5 por cento, acima dos prognósticos de 6 por cento. Esse resultado mostra uma aceleração do ritmo de atividade, pois superou os 4,9 por cento de crescimento no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2019. O resultado impulsionou as ações chinesas. Em Xangai, o índice SSE fechou em alta de 0,84 por cento e em Hong Kong as ações avançaram 1,01 por cento, em um dia de forte queda nos demais pregões asiáticos devido ao feriado americano. Os prognósticos para este ano são de uma alta de 8 por cento. No entanto, como a China voltou a registrar um aumento nos casos de Covid 19, pode ser que essas projeções sejam revisadas para baixo.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros de Ibovespa abrem em alta, em um pregão menos líquido devido ao feriado nos Estados Unidos. É bastante provável que o início da vacinação traga um momento de alívio, justificando um aumento dos preços. No entanto, a ausência de negócios em Wall Street deverá elevar a volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: O avanço das vacinas.

O post Começou a vacinação apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/comecou-a-vacinacao/feed 0
O pacote de Biden https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/o-pacote-de-biden https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/o-pacote-de-biden#respond Fri, 15 Jan 2021 13:48:40 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20037 Na noite da quinta-feira (14), Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, divulgou os detalhes do pacote de estímulos à economia que será colocado em prática após sua posse, marcada para o dia 20 de janeiro. Apesar de respeitável, o valor proposto de 1,9 trilhão de dólares veio um pouco abaixo das expectativas. As estimativas… Read More »O pacote de Biden

O post O pacote de Biden apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Na noite da quinta-feira (14), Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, divulgou os detalhes do pacote de estímulos à economia que será colocado em prática após sua posse, marcada para o dia 20 de janeiro. Apesar de respeitável, o valor proposto de 1,9 trilhão de dólares veio um pouco abaixo das expectativas. As estimativas estavam ao redor de 2 trilhões de dólares, com algumas apostas de que o pacote poderia chegar a 2,2 trilhões.

Em seu discurso, Biden revelou que seu plano de tem duas etapas. Os principais pontos da primeira, que foi divulgada na quinta-feira, são elevar de 600 para 1.400 dólares o benefício emergencial que será pago até setembro. O auxílio desemprego semanal será elevado em 400 dólares. O salário mínimo vai subir para 15 dólares por hora. Serão destinados 350 bilhões de dólares para governos estaduais e locais, 160 bilhões de dólares para um programa nacional de vacinação, testes e outros esforços de contenção de coronavírus, e 130 bilhões de dólares para ajudar a reabrir escolas.

Biden também falou da segunda etapa de seu plano de recuperação econômica, que inclui metas de desenvolvimento de longo prazo, como investimentos em infraestrutura e combate às mudanças climáticas, indicando um aumento dos gastos do governo. Apesar de a cifra ser relevante, o valor desanimou um pouco os investidores. Devido aos sucessivos pacotes de estímulo, a expectativa era de uma injeção de recursos superior a 2 trilhões de dólares.

Por outro lado, as declarações de Jerome Powell, presidente do Fed, o banco central americano, de que os juros permanecerão baixos por bastante tempo, aliviaram o mercado de juros futuros nos Estados Unidos, justificando um retrocesso das taxas mais longas, que vinham subindo nos últimos dias.

Indicadores I

 Após seis meses consecutivos de alta, as vendas do varejo caíram levemente em novembro, registrando uma baixa foi de 0,1 por cento. Para comparar, em novembro de 2019 as vendas haviam crescido 3,4 por cento em relação ao mês anterior. Apesar da desaceleração, o setor acumulou um aumento de 32,2 por cento nos seis meses até novembro, e se encontra 7,3 por cento acima do patamar pré-pandemia. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cinco dos oito segmentos de varejo venderam mais, mas os resultados pioraram para Alimentos, Bebidas e fumo e Supermercados, que representam 45 por cento do índice geral.

Indicadores II

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) desacelerou para 1,33 por cento em janeiro ante o 1,97 por cento em dezembro. Com esse resultado, o índice acumula alta de 24,49 por cento em 12 meses. Em janeiro de 2020, o índice subira 1,07 por cento, e acumulava elevação de 7,81 por cento em 12 meses, informou nesta manhã a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Os três índices componentes do IGP recuaram. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) variou 1,60 por cento em janeiro, ante 2,27 por cento em dezembro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,59 por cento em janeiro ante 1,27 por cento no mês anterior e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,76 por cento em janeiro, menos que o 1,12 por cento de dezembro.

E Eu Com Isso?

A realização das expectativas com relação ao pacote de estímulos anunciado na quinta-feira por Joseph Biden está fazendo os mercados iniciarem a sexta-feira em baixa. Os contratos futuros de Ibovespa recuam 0,8 por cento e os contratos futuros de S&P 500 caem menos, recuando 0,3 por cento.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Impeachment de Trump.

O post O pacote de Biden apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/o-pacote-de-biden/feed 0
O ano começou depressa https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/o-ano-comecou-depressa https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/o-ano-comecou-depressa#respond Mon, 11 Jan 2021 13:22:06 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=19913 Em circunstâncias normais, na prática, esta segunda-feira (11) seria o primeiro dia útil de 2021. No entanto, o ano já começou à plena carga. Na primeira semana houve uma invasão do Congresso americano, que pode disparar um eventual impeachment de Donald Trump nos últimos dias de seu mandato. Por aqui, houve dois recordes consecutivos na… Read More »O ano começou depressa

O post O ano começou depressa apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Em circunstâncias normais, na prática, esta segunda-feira (11) seria o primeiro dia útil de 2021. No entanto, o ano já começou à plena carga. Na primeira semana houve uma invasão do Congresso americano, que pode disparar um eventual impeachment de Donald Trump nos últimos dias de seu mandato. Por aqui, houve dois recordes consecutivos na Bolsa e a proposta de uma fusão bilionária entre a NotreDame Intermédica e a Hapvida, que pode criar uma das maiores empresas de saúde do mundo.

Ao que tudo indica, 2021 será um ano acelerado, em que as notícias mais se atropelam do que se sucedem. Há algumas justificativas para tanta animação. Em primeiro lugar, as condições do mercado facilitam propor e costurar grandes negócios. O capital é o combustível das transações. Quando ele é abundante e barato, como agora, todos os condutores de máquinas corporativas querem colocar os motores para funcionar na potência máxima. Assim, há espaço para mais notícias como a da fusão, que movimentou os mercados na sexta-feira (8) e fez o Índice Bovespa fechar no segundo recorde consecutivo, acima de 125 mil pontos.

Vale a pena relembrar o que dissemos neste espaço na sexta-feira (8), ao comentar o recorde de 122 mil pontos do índice, cravado na véspera. “A bolsa ainda tem espaço para subir. Haverá solavancos pelo caminho e momentos em que essa alta será interrompida por movimentos de realização de lucro. Porém, é possível cravar que a combinação entre liquidez global elevada, uma política de mais obras públicas nos Estados Unidos e a melhora das perspectivas de vacinação por aqui deve sustentar uma alta das ações brasileiras durante algum tempo.”

Isso ainda vale. Assim como vale relembrar que o caminho será marcado por acidentes de percurso e solavancos, que costumam acontecer quando os fatos andam depressa demais. Por exemplo, um retrocesso nas expectativas com relação à disposição do Congresso americano em estimular a economia dos Estados Unidos. Ou notícias de um recrudescimento no número de vítimas da pandemia. Tudo isso pode fazer com que os preços dos ativos apresentem movimentos pontuais de reversão. Mesmo assim, o movimento de alta poderá continuar ao longo das próximas semanas, com o início da divulgação dos resultados corporativos referentes a 2020.

Na sexta-feira, dia 15 de janeiro, estão previstos os números do Citigroup, um dos maiores bancos dos Estados Unidos. Se forem confirmadas as expectativas positivas dos investidores, de que as maiores empresas americanas foram capazes de manter a saúde de seus resultados durante a pandemia, isso deve estimular novas altas das ações.

Relatório Focus

A primeira publicação com dados referentes a 2021 mostra um leve aumento nas expectativas de melhora da economia. As projeções para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) ficaram estáveis em 3,41 por cento, levemente acima dos 3,40 por cento registrados na divulgação do dia 4 de janeiro. A projeção para a inflação medida pelo IPCA também avançou levemente para 3,34 por cento, ante os 3,32 por cento da edição anterior. E a meta para a taxa referencial Selic em dezembro subiu para 3,25 por cento ante os 3 por cento registrados na edição anterior. A única variável que não se alterou nas projeções foi a taxa de câmbio, que permanece em 5,00 reais por dólar.

E Eu Com Isso?

A segunda-feira começa com um dia de realização de lucros. Os contratos futuros de Ibovespa iniciam o dia com baixa de mais de 1 por cento, ao passo que os contratos futuros do índice S&P 500 recuam 0,7 por cento. Os preços do petróleo recuam no mercado internacional, devido à volta de medidas de isolamento social e fechamento dos negócios em diversas cidades chinesas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: IPO do Airbnb (ABNB): Precificação e outras informações relevantes.

O post O ano começou depressa apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/o-ano-comecou-depressa/feed 0