Levante Ideias - Vacina

Começou a vacinação

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, ganhou seus 15 minutos de fama no domingo (17) por ser a primeira brasileira a receber uma dose da vacina contra a Covid 19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. Alvo de uma pesada disputa política entre o governo federal e o governo do Estado de São Paulo, a vacina enfim chegou ao público. Apesar da demora em relação a outros países e da quantidade ainda limitada, apenas 6 milhões de doses, a expectativa é que a imunização em massa comece já nesta segunda-feira (18).

Na prática, é irrelevante se a vacina é estadual ou federal, chinesa ou indiana, baseada em vírus inativado ou em RNA mensageiro. O principal impacto econômico da Covid – 19 é a imposição de medidas de isolamento social. Sem uma vacina, evitar o contato físico é a única maneira de impedir uma contaminação descontrolada. Ao trancar as pessoas em casa, a pandemia provoca um efeito devastador sobre os negócios. Mesmo a dinâmica economia chinesa sofreu, registrando em 2020 seu menor crescimento em 44 anos. Por isso a vacina é tão importante para o retorno das economias à normalidade. O que interessa é que o início do processo de imunização da população permite calcular uma data possível ou provável para um retorno da economia a uma situação de quase normalidade.

Indicadores

O Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira o IBC-Br, prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) mensal, com dados até novembro. O resultado dessazonalizado foi de uma queda de 0,98 em relação a novembro de 2019, em linha com o esperado, e de uma alta de 0,58 por cento em relação a outubro, acima dos prognósticos de crescimento de 0,5 por cento.

Boletim Focus

A edição do Boletim Focus desta segunda-feira (18) mostra um aumento das expectativas para a inflação e para o crescimento do PIB em 2021. A inflação prevista para o ano, medida pelo IPCA, avançou para 3,43 por cento ante a projeção anterior de 3,34 por cento. Já a estimativa para o PIB deste ano cresceu para 3,45 por cento, leve alta ante os 3,41 previstos na edição anterior do boletim. Os prognósticos para a Selic e para o dólar permaneceram estáveis, respectivamente em 3,25 por cento e para 5,00 reais.

A partir desta edição, o BC passou a publicar as estimativas para 2024. As primeiras indicações são positivas: um crescimento de 2,50 por cento no PIB, inflação controlada em 3,22 por cento, taxa de câmbio em 4,96 reais e taxa referencial Selic em 6,00 por cento ao ano, em linha com a projeção para o encerramento de 2023.

Internacional

A China divulgou o dado oficial para o PIB de 2020. O crescimento foi de 2,3 por cento em relação a 2019. Foi o menor crescimento em 44 anos. Mesmo assim, o resultado foi considerado positivo. Superou levemente os prognósticos, que eram de um crescimento de 2 por cento. O crescimento do quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2019 foi de 6,5 por cento, acima dos prognósticos de 6 por cento. Esse resultado mostra uma aceleração do ritmo de atividade, pois superou os 4,9 por cento de crescimento no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2019. O resultado impulsionou as ações chinesas. Em Xangai, o índice SSE fechou em alta de 0,84 por cento e em Hong Kong as ações avançaram 1,01 por cento, em um dia de forte queda nos demais pregões asiáticos devido ao feriado americano. Os prognósticos para este ano são de uma alta de 8 por cento. No entanto, como a China voltou a registrar um aumento nos casos de Covid 19, pode ser que essas projeções sejam revisadas para baixo.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros de Ibovespa abrem em alta, em um pregão menos líquido devido ao feriado nos Estados Unidos. É bastante provável que o início da vacinação traga um momento de alívio, justificando um aumento dos preços. No entanto, a ausência de negócios em Wall Street deverá elevar a volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: O avanço das vacinas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.