Levante Ideias - Bolsa em Alta

Retomada em fevereiro

O mês mudou e o humor dos investidores também, apesar de o cenário de indefinição permanecer presente. Janeiro se iniciou com um movimento de entusiasmo nos pregões, o que levou a recordes no Ibovespa. No entanto, a última semana do mês passado foi marcada por fortes quedas dos preços dos ativos. A reversão da tendência deveu-se à comparação entre as expectativas com relação à vacinação e a prática da imunização de grandes grupos de pessoas. Mesmo nos Estados Unidos, onde há abundância de recursos e organização, o processo foi marcado por problemas. No Brasil, a vacinação prossegue a passos lentos. No fim das contas, no mês passado o Ibovespa amargou uma desvalorização de 3 por cento.

Fevereiro também se inicia com um forte movimento de retomada, mas a volatilidade também deve permanecer. O primeiro pregão do mês foi positivo nos mercados internacionais. As ações apresentaram boa valorização na Ásia, com altas de 2,2 por cento em Hong Kong e de 1,6 por cento em Tóquio, graças a uma injeção de recursos de 15 bilhões de dólares realizada pelo Banco Do Povo da China (o Banco Central chinês) no mercado local, de modo a enfrentar uma redução na liquidez. Esse movimento elevou os preços das ações. No entanto, as notícias sobre a economia do país asiático não são das melhores. A recuperação da indústria desacelerou-se em janeiro. O índice dos gerentes de compras (PMI) recuou para 51,3 ante 51,9 em dezembro. O resultado ficou abaixo das expectativas, que eram de um PMI de 51,6. Novos surtos da Covid-19 reduziram ritmo da indústria e também dos serviços. O PMI do setor de serviços caiu para 52,4 ante 55,7 em dezembro. Na Europa, os mercados estavam com altas superiores a 1 por cento no início da manhã.

A especulação também permanece presente. Depois das ações da GameStop, os contratos futuros de prata superaram 30 dólares o grama pela primeira vez desde 2013, em uma alta de 12 por cento. A avaliação é que uma onda de compras especulativas pressionou as cotações do metal.

Boletim Focus

A edição mais recente do Boletim Focus do Banco Central (BC) mostra poucas alterações nas expectativas para 2021. A previsão de inflação para o ano pelo IPCA subiu levemente para 3,53 por cento ante os 3,50 por cento da semana anterior, e ante os 3,32 por cento de há quatro semanas. O crescimento da economia oscilou levemente para 3,50 por cento ante os 3,49 por cento anteriores, e a taxa de câmbio prevista para dezembro também oscilou levemente, para 5,01 reais ante os 5,00 reais da semana anterior. A taxa Selic esperada para dezembro permanece em 3,50 por cento.

Indicadores

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de 31 de janeiro de 2021 recuou para 0,27 por cento, ficando 0,15 ponto percentual abaixo da taxa registrada na última divulgação. Com este resultado, o indicador acumula alta de 0,27 por cento no ano e 4,84 por cento nos últimos 12 meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

E Eu Com Isso?

O mês e a semana começam com um movimento de alta dos contratos futuros do Ibovespa e do índice americano S&P 500, na esteira da valorização da Ásia e da Europa. No entanto, o dia deve ser marcado por uma volatilidade devido à indefinição da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Lidando com a incerteza.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.