Levante Ideias - Bolsa em Alta

Retomada em fevereiro

O mês mudou e o humor dos investidores também, apesar de o cenário de indefinição permanecer presente. Janeiro se iniciou com um movimento de entusiasmo nos pregões, o que levou a recordes no Ibovespa. No entanto, a última semana do mês passado foi marcada por fortes quedas dos preços dos ativos. A reversão da tendência deveu-se à comparação entre as expectativas com relação à vacinação e a prática da imunização de grandes grupos de pessoas. Mesmo nos Estados Unidos, onde há abundância de recursos e organização, o processo foi marcado por problemas. No Brasil, a vacinação prossegue a passos lentos. No fim das contas, no mês passado o Ibovespa amargou uma desvalorização de 3 por cento.

Fevereiro também se inicia com um forte movimento de retomada, mas a volatilidade também deve permanecer. O primeiro pregão do mês foi positivo nos mercados internacionais. As ações apresentaram boa valorização na Ásia, com altas de 2,2 por cento em Hong Kong e de 1,6 por cento em Tóquio, graças a uma injeção de recursos de 15 bilhões de dólares realizada pelo Banco Do Povo da China (o Banco Central chinês) no mercado local, de modo a enfrentar uma redução na liquidez. Esse movimento elevou os preços das ações. No entanto, as notícias sobre a economia do país asiático não são das melhores. A recuperação da indústria desacelerou-se em janeiro. O índice dos gerentes de compras (PMI) recuou para 51,3 ante 51,9 em dezembro. O resultado ficou abaixo das expectativas, que eram de um PMI de 51,6. Novos surtos da Covid-19 reduziram ritmo da indústria e também dos serviços. O PMI do setor de serviços caiu para 52,4 ante 55,7 em dezembro. Na Europa, os mercados estavam com altas superiores a 1 por cento no início da manhã.

A especulação também permanece presente. Depois das ações da GameStop, os contratos futuros de prata superaram 30 dólares o grama pela primeira vez desde 2013, em uma alta de 12 por cento. A avaliação é que uma onda de compras especulativas pressionou as cotações do metal.

Boletim Focus

A edição mais recente do Boletim Focus do Banco Central (BC) mostra poucas alterações nas expectativas para 2021. A previsão de inflação para o ano pelo IPCA subiu levemente para 3,53 por cento ante os 3,50 por cento da semana anterior, e ante os 3,32 por cento de há quatro semanas. O crescimento da economia oscilou levemente para 3,50 por cento ante os 3,49 por cento anteriores, e a taxa de câmbio prevista para dezembro também oscilou levemente, para 5,01 reais ante os 5,00 reais da semana anterior. A taxa Selic esperada para dezembro permanece em 3,50 por cento.

Indicadores

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de 31 de janeiro de 2021 recuou para 0,27 por cento, ficando 0,15 ponto percentual abaixo da taxa registrada na última divulgação. Com este resultado, o indicador acumula alta de 0,27 por cento no ano e 4,84 por cento nos últimos 12 meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

E Eu Com Isso?

O mês e a semana começam com um movimento de alta dos contratos futuros do Ibovespa e do índice americano S&P 500, na esteira da valorização da Ásia e da Europa. No entanto, o dia deve ser marcado por uma volatilidade devido à indefinição da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Lidando com a incerteza.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.