Incerta - E Eu Com Isso

Lidando com a incerteza

Vou retornar às aulas de Física, mais especificamente às de Cinemática, dos tempos de ensino médio. O movimento de um corpo sólido era provocado pela resultante vetorial das forças que atuavam sobre ele. Assim, se houvesse uma força empurrando o sólido para a frente e outra força semelhante a empurrá-lo para trás, o sólido permaneceria parado. Essa é uma boa imagem para prever o movimento do mercado nesta terça-feira. A B3 volta às atividades hoje após três dias inativa, devido ao feriado da fundação da cidade de São Paulo. E há vários vetores, tanto positivos quanto negativo, a atuar sobre o Ibovespa.

No lado positivo, a chegada de 10 milhões de novas doses da vacina da AstraZeneca para a Fiocruz e de 5,4 mil litros de insumos chineses para o Butantan, para a fabricação da Coronavac devem animar os investidores. Além disso, a defesa da rigidez fiscal realizada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em um evento na manhã desta terça-feira também aliviou bem as tensões dos investidores.

No lado negativo, a saída do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, derrubou os papéis da estatal elétrica negociados em Nova York e deve pressionar as cotações nesta terça-feira. A estatal é importante na composição do Ibovespa, e a saída do executivo pode tornar ainda menos provável sua privatização.

Quais serão os vetores a dominar o movimento do mercado nesta terça-feira? A princípio, a expectativa de melhora das condições da economia devido a uma possível aceleração da vacinação poderia sustentar as cotações. No entanto, após a queda das cotações brasileiras nos EUA no dia de ontem, a somatória das pressões vetoriais de alta e de baixa pode resultar em um movimento negativo.

Ata do Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou nesta terça-feira a Ata da 236ª Reunião do Comitê, realizada na semana passada. Sem muitas novidades, a Ata confirma o que disse o Comunicado, divulgado no dia 20 de janeiro: que há pressões inflacionárias e que o Comitê não considera, por enquanto, que a taxa Selic ficará estável no longo prazo. Ao contrário, ele assume as projeções do Boletim Focus, que indicam juros de 3,25 por cento em dezembro de 2021 e de 4,75 por cento ao ano em dezembro de 2022.

Indicadores I

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, caiu para 0,78 por cento em janeiro após registrar 1,06 por cento em dezembro de 2020. Foi o maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice foi de 0,92 por cento. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,30 por cento, acima dos 4,23 por cento registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2020, a taxa foi de 0,71 por cento. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Indicadores II

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 2,7 pontos em janeiro, para 75,8 pontos, menor valor desde os 71,1 pontos de junho de 2020. A média móvel trimestral recuou 2,2 pontos, na segunda queda consecutiva. A percepção piorou tanto para o momento atual quanto para as expectativas futuras. O Índice de Situação Atual (ISA) cedeu 1,6 ponto, para 68,1 pontos, o menor nível desde os 65,0 pontos de maio de 2020. O Índice de Expectativas (IE) recuou pelo quarto mês consecutivo, desta vez em 3,5 pontos, para 82,1 pontos.

O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 1,4 ponto em janeiro para 92,5 pontos, nível próximo ao observado em fevereiro de 2020, período anterior à pandemia. Em médias móveis trimestrais, após seis altas consecutivas, o índice recuou neste primeiro mês de 2021, ao cair 0,9 ponto, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

E Eu Com Isso?

O retorno dos negócios na terça-feira, após três dias sem pregões, mas com noticiário a todo vapor, deve trazer um cenário de volatilidade de curto prazo para as ações. Tudo indica um movimento negativo em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Volta do auxílio emergencial?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levantes Ideias - Investimento imobiliário
E eu com isso

A solidez dos imóveis

A expectativa para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que se inicia nesta terça-feira (15) e terminará amanhã, quarta-feira (14) é de alta

Read More »
Levante Ideias - Auxílio Emergencial
E eu com isso

Medidas Provisórias a caminho

O governo já prepara duas Medidas Provisórias consideradas importantes para o curto prazo, sendo a primeira delas sobre a possibilidade de racionamento de energia elétrica

Read More »
Levante Ideias - Supermercado
E eu com isso

Novo spin-off do GPA

Vem sendo veiculado no mercado a possibilidade do GPA (PCAR3) realizar mais um spin-off (cisão) de uma das suas operações, a varejista alimentar colombiana Éxito,

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel