Reais e uma caderneta, fiscal brasileiro

Pouca margem fiscal para 2021

Em um documento divulgado nesta terça-feira (29), a Secretaria do Tesouro Nacional concluiu que existe pouquíssima margem de manobra fiscal para enfrentar uma eventual segunda onda de Covid-19.

O documento cita o “aumento recente das incertezas em relação aos impactos da segunda onda” para alertar que o espaço fiscal do País é limitado e que, nessa seara, é essencial que “despesas temporárias não se tornem permanentes”, o que implicaria em um sufocamento completo do orçamento público. O órgão também afirmou, ainda, que o déficit primário para 2020 deve vir abaixo da estimativa mais atualizada, de 831,8 bilhões de reais. O diagnóstico é justificado pelo elevado volume observado de “empoçamento de recursos (recursos parados nos ministérios, calculados em 34,8 bilhões de reais ao fim de novembro), bem como da menor execução de despesas obrigatórias em relação à sua previsão”.

Por fim, o relatório do Tesouro Nacional aponta que a dívida pública brasileira (Dívida Bruta do Governo Geral, ou DBGG) deve se estabilizar em torno de 95 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) com o fim dos gastos ligados à pandemia. No entanto, o percentual já é considerado elevado para um país emergente, e o Tesouro deve continuar tendo dificuldades para refinanciar a dívida pública brasileira. Como bem apontou um dos secretários do Tesouro, os limites para novos gastos públicos agora existem não apenas pelas restrições fiscais já existentes em 2021, mas também pela questão da sustentabilidade da dívida.

E Eu Com Isso?

No mesmo dia do encerramento dos pagamentos do auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal, o relatório do Tesouro serve para reforçar a necessidade de um progresso mínimo no ano que vem, a fim de retomar a sustentabilidade da dívida pública. Como já comentamos algumas vezes, a pandemia e seus consequentes gastos – uma vez que a pior fase de contaminação já ficou para trás – devem ser entendidos como um desvio no caminho da atual rota fiscal do País.

Qualquer novo desvio nesse sentido deve ser muito mal recebido pelo mercado. Sendo assim, o risco fiscal continuará sendo um fator importante para o ano de 2021, mas nosso cenário-base é de continuidade de controle dos gastos e viabilidade no pagamento e rolagem da dívida pública. Da mesma forma, não se considera uma segunda onda grave de casos e mortes no Brasil e no mundo, que forçaria a novos gastos e um eventual estresse da já apertada margem fiscal brasileira.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Senado ainda indefinido.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.