Site CVM

CVM: autônomos sem exclusividade

Um estudo realizado pela área técnica da CVM sugere o fim da exclusividade dos agentes autônomos de investimento (AAI) no Brasil. Nos dias de hoje, cada agente autônomo tem por regulação somente uma corretora de valores.

No curto prazo, caso essa medida seja implementada, é esperado quase nenhum efeito prático no mercado. Isso porque se espera que os agentes continuem usando somente uma corretora, assim como é observado na Austrália, onde apenas 12 em 25 mil autônomos usam mais de uma corretora, e nos EUA, onde apenas 0,3 por cento dos 450 mil agentes fazem o mesmo.

Não é esperado que as corretoras atuais aceitem dividir seus serviços dentro de um mesmo cliente, com isso a medida iria provavelmente impactar mais os agentes autônomos menores.

Impactos na prática 

Apesar de não trazer nenhum movimento no curto prazo, se implementada, a notícia pode ter impacto negativo no preço das ações da XP (NASDAQ:XP). A empresa brasileira listada nos Estados Unidos possui exclusividade com a maior parte dos agentes autônomos do País e uma maior flexibilidade regulatória pode fazer com que a pressão competitiva suba ainda mais.

No terceiro trimestre de 2020, a XP destacou seu compromisso com agentes em sua base e gastou quantias significativas com contratos de longo prazo para mantê-los e, com isso, preservar a estabilidade de suas receitas. Apesar de destacar que a empresa está disposta a sacrificar rentabilidade no curto prazo em prol de uma visão de longo prazo, mudanças regulatórias podem prejudicar seus planos.

O mercado de corretoras vem sofrendo um grande aumento de competição. Players digitais como BTG Pactual (BPAC11), Banco Inter (BIDI11) e Nubank estão mirando nesse tipo de serviço. Os participantes mais tradicionais também não ficam de fora. O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou recentemente estar estudando a alienação de sua participação da XP e com isso, na nossa visão, reforçando seu posicionamento como competidor das corretoras.

Enquanto as mudanças por parte da CVM não chegam, esperamos que a disputa pelas taxas de corretagem se intensifique com a maior pressão dos bancos, tanto digitais quanto tradicionais. A XP por sua vez deve manter sua liderança no setor, mesmo com as maiores dificuldades, enquanto avança em seus planos de ter um portfólio de produtos bancários já para a primeira metade de 2021.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia também: CVM confirma preço de ação da Mitre Realty (MTRE3) em 19,30 reais no IPO

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.