Game Stop - Levante

As lições da GameStop

Ao longo da semana, as ações da rede varejista americana GameStop se tornaram o papel mais comentado do mundo. Não pelas qualidades da empresa em si, mas pelas violentas oscilações em suas cotações registradas nos últimos dias. Para entender o caso específico da GameStop, leia o brilhante e esclarecedor texto do Fernando Martin clicando no título a seguir: Queda da GameStop. Porém, além do “evento GameStop”, o caso mostrou uma mudança no equilíbrio de forças no mercado americano. Pequenos investidores atuaram em conjunto por meio de redes sociais e colocaram gestores de fundos de hedge contra a parede. Ou, como se diz no mercado, “em corner”.

Apesar de ser tentador, um movimento como esse seria impossível de reproduzir no Brasil. As regras do mercado definidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela B3 limitam a quantidade de posições de venda a descoberto. Além disso, nos Estados Unidos há vários pregões, que concorrem entre si. Por aqui, o monopólio da B3 permite que ela tenha visibilidade para todas as posições de todos os participantes do mercado, o que dificulta a montagem dessas estratégias.

O que ocorreu ao longo da semana mostra o impacto das novas tecnologias sobre o mercado. Em circunstâncias ideais, o mercado é uma arena onde todos têm as mesmas oportunidades, e os mais competentes em aproveitá-las ficam com os prêmios. Na prática, não é bem assim. Os investidores profissionais têm acesso a mais capital, a mais sistemas e mais limites para operar em diferentes mercados. Essa facilidade de acesso acaba se traduzindo em mais informações.

O pequeno investidor não pode – e não deve – tentar competir com um gestor profissional de recursos. A disparidade de forças é muito grande. No entanto, se há uma lição a ser aprendida com o evento GameStop é que é possível aos pequenos investidores ter acesso a informações relevantes e em tempo hábil para aproveitar distorções de preço e obter um bom desempenho no mercado. Apesar de possível, recomendamos fortemente que o investidor não monte posições especulativas desse tipo.

Indicadores I

O setor público consolidado registrou déficit primário de 51,8 bilhões de reais em dezembro. O Governo Central, os governos regionais e as empresas estatais apresentaram déficits respectivos de 44,7 bilhões, 5,9 bilhões e 1,3 bilhão de reais. No ano, o resultado primário do setor público consolidado foi deficitário em 703,0 bilhões de reais (9,49 por cento do PIB), ante déficit de 61,9 bilhões de reais (0,84 por cento do PIB) em 2019. Esse resultado anual decorreu de déficit de 745,3 bilhões de reais no Governo Central (10,06 por cento do PIB), e de superávits de 38,7 bilhões de reais (0,52 por cento do PIB) nos governos regionais e de 3,6 bilhões de reais (0,05 por cento do PIB) nas empresas estatais.

Indicadores II

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), da Fundação Getulio Vargas, recuou 0,7 ponto em janeiro, para 85,5 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice cedeu 0,7 ponto. Em janeiro, a piora foi influenciada tanto pela percepção de queda no volume de serviços quanto das expectativas para os próximos meses, informou a FGV.

E Eu Com Isso?

O movimento dos mercados brasileiro e internacional começa com um movimento de queda das cotações. Os contratos futuros de Ibovespa iniciam o dia em baixa de mais de 1 por cento.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Banco Central Chinês eleva pressão sobre o império de Jack Ma.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.