A XP (XP:NASDAQ) concluiu nesta quinta (24) a captação de US$ 750 milhões com a emissão de seu primeiro título no mercado internacional de crédito, com vencimento em cinco anos.
A dívida emitida teve seu “yield” de 3,5% ao ano, valor um pouco abaixo do esperado.
Segundo fontes, a demanda pelo título ultrapassou os US$ 1,6 bilhão, mostrando a atratividade do título.
Apesar de ser uma empresa de capital aberto com tamanho relevante, a corretora ainda era desconhecida no mercado internacional de crédito e precisou fazer um trabalho de educação de investidores para esse tipo de modalidade.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para a companhia, uma vez que mostra novos recursos para captação do dinheiro, além da diluição de sua base acionária.
A companhia vem crescendo de maneira forte ao longo dos últimos anos e investindo pesado, principalmente em tecnologia e na criação do seu próprio banco.
Com isso, esperamos impacto positivo nas ações (XP:NASDAQ) da companhia no curto-prazo.
A taxa na qual o título foi emitido está em linha com a da captação do principal concorrente, o BTG Pactual (BPAC11), que possui um título com vencimento em janeiro de 2026 com um yield de 3,4%.
Apesar de não especificar o uso do dinheiro captado, o mercado vem ficando de olho com o aumento dos esforços para a corretora conseguir manter sua liderança no mercado de agentes autônomos, implicando em aumento nos custos para retenção dos nomes mais relevantes do mercado.
Acreditamos que a XP irá usar esse dinheiro para acelerar a criação de novos produtos para seu banco digital e seus esforços na captação direta de clientes, sem intermédio de escritórios autônomos.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—