Logo da XP Investimentos com fundo de gráfico de ações

XP faz terceiro acordo para criar corretora

Nesta segunda-feira (7) a XP (XP:NASDAQ) fechou mais um acordo para transformar um escritório de agentes autônomos (AAI) em corretora, a Faros.

Com mais de 20 bilhões de ativos sob custódia, a Faros se tornou o maior escritório a fechar um acordo deste tipo e irá se transformar em uma corretora utilizando a plataforma tecnológica da XP.

Um ponto que chama a atenção quanto à negociação foi a participação da XP na negociação, que acabou com 28% do capital da nova corretora, enquanto nos últimos dois acordos, com Messem e Monte Bravo, a companhia ficou com 49,9% e 45,5%.

Os sócios de ambas as partes afirmaram que a diferença no desenho do acordo quanto aos outros fechados tem relação com a forma do acordo, onde a XP tem opcionalidade de comprar uma fatia maior da nova corretora no futuro.

A expectativa é que a transformação em corretora, que ainda precisa ser aprovada pelo Banco Central, seja concluída em 12 meses.

E Eu Com Isso?

Como já vínhamos falando nos acordos anteriores, o movimento da XP é positivo para a companhia e vem como uma resposta à ofensiva que o BTG Pactual (BPAC11) começou a fazer em relação a rede de AAIs da XP, dando início a esse movimento de transformar os AAIs em corretoras.

Esperamos impacto positivo nas ações da companhia (XP:NASDAQ) no curto-prazo.

A XP já chegou a encaminhar um comunicado ao mercado dando mais detalhes quanto a essa preocupação da saída de escritórios da sua rede.

Segundo a companhia, considerando todos os escritórios que entraram desde janeiro de 2020, a companhia vem sendo capaz de reter cerca de 80% dos ativos que entram.

Esta mudança nos padrões do mercado ainda traz diversas incertezas quanto ao potencial do ponto de vista financeiro.

Se por um lado a XP está tendo que se esforçar mais para manter sua dominância no setor de agentes autônomos, investimentos para o crescimento desses escritórios podem ajudar na aceleração do crescimento do mercado como um todo, “roubando” os ativos que hoje estão sob custódia dos grandes bancos, muitas vezes mal geridos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Monte Bravo faz acordo com a XP.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

A última votação

Com a aprovação da Medida Provisória 1.031/21 no Senado Federal, na semana passada, a privatização da Eletrobras está praticamente garantida do ponto de vista legislativo,

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Refazendo as contas dos juros

A semana se inicia com os investidores tendo de enfrentar uma dúvida: o que as sinalizações do BC (Banco Central) e do Federal Reserve (Fed,

Read More »
Levante Ideias - Banco Votorantim
E eu com isso

Venda do Banco Votorantim

Após ter seu IPO adiado pela segunda vez em 2021, o Banco Votorantim, recém rebatizado de BV, gerou especulações quanto a uma possível venda para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel