Levante Ideias - XP Investimentos

Monte Bravo faz acordo com a XP

Após diversas especulações, com uma possível saída para o BTG Pactual (BPAC11), o maior escritório de agentes autônomos da XP, a Monte Bravo, chegou em um acordo para se tornar uma corretora sem sair da rede da XP (XP:NASDAQ).

A nova corretora terá uma participação no capital social de 45% da XP e o restante com a Monte Bravo.

Este é o segundo acordo nesses moldes. Na semana anterior, a companhia fechou um acordo semelhante com a Messen, outro grande escritório, com cerca de R$ 15 bilhões de ativos sob custódia.

Os grandes AAIs vem entrando em um movimento de virarem corretoras. Os escritórios EQI, Lifetime, Arton Advisors e Acqua-Vero fecharam acordos com o BTG, saindo da base da XP recentemente. A Monte Bravo marca o segundo movimento de grande porte de reação da XP.

A Monte Bravo é o maior escritório de AAI da XP, com 18 bilhões de ativos sob custódia. A XP divulgou um total de 719 bilhões no resultado de 1T21, incluindo clientes de captação direta e de sua ampla rede de AAI.

E Eu Com Isso?

Para a XP (XP:NASDAQ) a notícia é positiva. Embora fique a preocupação com o aumento dos custos para manter sua larga base de AAIs, também mostra a capacidade de reação da companhia a ameaça competitiva neste mercado. Esperamos impactos levemente positivos para as ações da companhia no curto-prazo.

Além da negociação com os escritórios, mais notícias quanto a participação do Itaú (ITUB4) devem ter impactos no preço das ações da companhia.

Enquanto a cisão dos 41,05% da XP, que o Itaú possui segue próxima a ser concluída, em evento para investidores, o Itaú anunciou que pretende exercer seu direito de compra de ações adicionais da companhia, cerca de 11,38% do capital social, em 2022.

Apesar de não ter interesse em ter participação direta, o acordo garante um múltiplo de 19 vezes lucro, enquanto as ações da companhia atualmente são negociadas a valores mais de 2 vezes maior, tornando o negócio muito bom para o banco, nem que seja para comprar e revender logo em seguida.

Acreditamos também que o movimento da transformação de grandes escritórios em corretoras está ganhando força e aos poucos vai mudando a dinâmica do mercado, colocando aos poucos as grandes corretoras como fornecedoras de tecnologia para esses escritórios.

Nesta quarta-feira (2), a XP encaminhou um comunicado ao mercado dando mais detalhes quanto a essa preocupação da saída de escritórios da sua rede, segundo a companhia, considerando todos os escritórios que entraram desde Janeiro de 2020, a companhia vem sendo capaz de reter cerca de 80% dos ativos que entram.

Além disso, a companhia vem conseguindo crescer em linha com o mercado, adicionando cada vez mais escritórios e mantendo sua liderança como corretora com mais agentes autônomos em sua rede.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Monte Bravo, maior AAI da XP quer criar corretora.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O que esperar da Super Quarta

Este dia foi apelidado de “Super Quarta”, pois, tanto o Banco Central (BC) quanto o Federal Reserve (Fed), o BC americano, vão revelar suas visões

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Sem acordo na Medida Provisória

A Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras (ELET3/ELET6), entra em sua reta final faltando apenas seis dias para que seu prazo de

Read More »
Levante Ideias - Roblox
E eu com isso

Dados operacionais da Roblox

A Roblox (RBLX), plataforma para desenvolvedores de games, anunciou nesta terça-feira (15), dados operacionais referentes ao mês de maio. Na comparação anual, os dados vieram

Read More »
Levante Ideias - Ultrapar
E eu com isso

Ultrapar perto de vender Oxiteno

O grupo tailandês Indorama, uma das grandes empresas do setor químico e petroquímico, parece ter avançado nas negociações com a Ultrapar (UGPA3) para a compra

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel