Amazon EECI Logo

Amazon (AMZN US) avança no mercado de publicidade digital 

O crescimento vertiginoso do comércio eletrônico mundial em 2020, puxado pela pandemia, trouxe um crescimento forte em um segmento derivado: o de publicidade online. A Amazon possui, dentre algumas divisões de negócios, a unidade de outros negócios, porém com resultados vindos predominantemente dos serviços de publicidade.

Enquanto cada vez mais comerciantes procuram a plataforma da Amazon para alcançar mais compradores em potencial, a concorrência dentro da plataforma vem fazendo os anúncios de produtos e das lojas de maneira patrocinada ganharem escala. A Amazon oferece um serviço mais personalizado para os anunciantes, distinto dos principais concorrentes (Google e Facebook), que permite ao lojista entender o fluxo e o círculo de cada dólar gasto nos anúncios, para onde foi e como está sendo retornado.

Essa divisão da Amazon cresce em ritmo mais acelerado que as demais divisões como o de serviços de infraestrutura web (Amazon Web Services) e o Amazon Prime, com aumento de 47 por cento na receita na comparação anual, atingindo cerca de 21 bilhões de dólares e abocanhando um pouco mais de 10 por cento de participação do mercado de anúncios patrocinados. Para efeito de comparação, o Google possui cerca de 30 por cento e o Facebook 23,5 por cento, segundo dados do portal eMarketer. Apesar da participação ainda significativamente menor, a Amazon vem crescendo mais que as líderes e já superou a Microsoft e Verizon nesse mercado.

Além dos anúncios dos próprios lojistas dentro da plataforma, a Amazon vem atraindo anunciantes de fora da plataforma de marketplace, como seguradoras e montadoras de carros, em busca dos dados de hábitos de compras dos clientes em uma tentativa de capturar uma venda cruzada e consumo complementar de maneira mais otimizada.

E Eu Com Isso?

O segmento de publicidade da Amazon é a terceira linha de atuação da companhia em termos de prioridade, porém vem ganhando cada vez mais atenção, saindo de uma posição de opcionalidade para os lojistas para quase uma obrigatoriedade para que os comerciantes consigam atingir de maneira satisfatória seu público consumidor dentro da plataforma.

O hábito dos consumidores na busca por produtos está mudando, com procuras cada vez mais diretas para comprar já no portal da Amazon ao invés de buscar no Google e tentar encontrar alguma loja que venda o item desejado. Combinado aos dados personalizados de gestão de anúncios oferecidos em cada transação, vem se tornando cada vez mais atrativo para diversos comerciantes.

Os dados são positivos para a Amazon, e enxergamos um impacto positivo crescente no médio e longo prazo com o desenvolvimento da divisão de publicidade para a companhia.

Olhando para o mercado brasileiro, o crescimento das plataformas de marketplace também vem se acelerando, inclusive com a Amazon ampliando seus investimentos nos centros logísticos para realizar um movimento de entrada mais forte no Brasil, tendo a primeira sinalização do potencial da operação da companhia neste mês outubro, com o primeiro Prime Day no país.

A questão que fica é se as varejistas de comércio eletrônico mais fortes por aqui, a Magazine Luiza (MGLU3), Via Varejo (VVAR3) e B2W (BTOW3), conseguirão ter poder de fogo para concretizar uma operação similar em suas plataformas e monetizar um dos setores com maiores margens no mundo digital. Já se observa um movimento neste sentido, com as recentes aquisições realizadas principalmente pela Magazine Luiza no campo da publicidade online.

Caso a Amazon solidifique a presença no Brasil de maneira mais rápida nos próximos períodos, as ações das varejistas digitais brasileiras podem sofrer um impacto negativo, minando o possível crescimento acelerado e consolidação de mercado. Agora parece ser uma corrida contra o tempo para ver quem consegue abocanhar a maior parcela de mercado aqui no Brasil.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Amazon (AMZN/AMZO34): novos serviços logísticos.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.