Levante Ideias - Comércio Eletrônico

Comércio eletrônico cada vez mais relevante

Em levantamento realizado pela consultoria Euromonitor International, a fatia de vendas realizadas por meios eletrônicos em relação ao varejo total no Brasil deve subir de 8 por cento para 12 por cento em comparação a 2019, com estimativas de migração de 7,57 bilhões de dólares de um canal para o outro.

Apesar de projetar uma retração de 6,2 bilhões de dólares no varejo total para este ano, o crescimento no varejo eletrônico deve ser de cerca de 45 por cento, movimentando 27,6 bilhões de dólares no País. O movimento é uma tendência mundial, acelerado pelo isolamento imposto pela pandemia, onde muitas empresas tiveram que migrar seus esforços de venda para o meio eletrônico e mudar a alocação de seus investimentos, canalizando para a estrutura online.

Dados do Google indicam a mesma tendência nesse sentido, com o volume de buscas por ofertas de Black Friday já superando os patamares de 2019. O principal crescimento nas buscas vem das categorias de Móveis e Decoração, com aumentos de 22 por cento e de 51 por cento respectivamente, e no segmento de Alimentos e Bebidas, com 40 por cento e 23 por cento acima do registrado em 2019.

Segundo a diretora de negócios de varejo do Google Brasil, Gleidys Salvanha, os dados indicam uma Black Friday histórica, porém mostram maior cautela dos consumidores em alocar seu orçamento para as compras, com maiores buscas por preços mais baixos. Os termos mais buscados além das ofertas estão o “Frete Grátis” e o “Frete Express”, mostrando a relevância do prazo e valor de entrega na experiência do consumidor, em complemento aos descontos oferecidos no meio eletrônico.

Acompanhando esse movimento as empresas BR Malls (BRML3) e Multiplan (MULT3), ambas administradoras de shopping centers, anunciaram um aporte de 30 milhões de reais na startup de logística Delivery Center, que opera centros de distribuição e armazenagem em shopping centers, aproximando o consumidor dos lojistas nestas praças, otimizando as entregas de vendas provenientes do meio eletrônico. A Multiplan investirá cerca de 18,6 milhões e a BR Malls 9 milhões de reais do montante total, com abas aumentando a participação no capital social da empresa.

Esperamos uma reação positiva para as ações das varejistas Via Varejo (VVAR3), Magazine Luiza (MGLU3) e B2W (BTOW3) no curto prazo, com a notícia trazendo mais uma sinalização de crescimento forte do varejo eletrônico e Black Friday em patamares históricos de vendas. Além disso as três empresas disputam a liderança de mercado e vem crescendo acima do mercado, concentrando cada vez mais os volumes de vendas em suas plataformas.

Com as vendas migrando para os meios eletrônicos, a integração logística das operações ganha relevância crescente, com os consumidores cada vez mais exigentes por prazos de entrega menores, disponibilidade de produtos com valores cada vez mais reduzidos pelo acesso à mercadoria desejada. A empresa que melhor executar esta integração, aliando tecnologia à estrutura física, terá maior capacidade de consolidar sua participação no mercado.

Enxergamos um impacto positivo no preço das ações da BRML3 e MULT3 no curto prazo, de modo que consideramos acertada a estratégia de acelerar investimentos para digitalizar as vendas em shoppings, trazendo maior fluxo de vendas para os lojistas e, em consequência, melhores resultados para os shoppings centers, ao mesmo tempo que otimiza o uso da estrutura física robusta dos imóveis e boa localização, muito mais próximo ao centro consumidor do que os tradicionais Centros de Distribuição.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.