Amazon EECI Logo

Amazon (AMZN/AMZO34): novos serviços logísticos

A Amazon (AMZN/AMZO34) acaba de lançar a extensão do seu programa de venda de serviços aos varejistas (sellers) que utilizam a sua plataforma no Brasil. Os novos serviços incluirão gestão de estoques dentro dos centros de distribuição, armazenagem, ferramentas de estratégia comercial e entrega final de produtos. O plano é agressivo: a Amazon isentará parte dos custos destes serviços por um ano como forma de reter/atrair novos parceiros.

A ideia é elevar a receita obtida por meio da venda de produtos. Além da comissão cobrada pela venda pela plataforma, que varia de 10 por cento a 15 por cento do valor do produto, as varejistas buscam oferecer serviços logísticos adicionais para aumentar suas comissões.

Esta terceirização das vendas na plataforma – também conhecidas como Marketplace ou 3P – é uma espécie de “menina dos olhos” para as grandes varejistas, pois apresenta margens operacionais mais elevadas que o varejo eletrônico direto (1P). Esse fator explica o aumento na concorrência por parceiros recentemente.

No Brasil, a Amazon tem um desafio a mais. Por não ter lojas físicas, a companhia dispõe de menos espaços físicos que auxiliam nos processos logísticos das empresas. Ela, todavia, consegue cobrar indiretamente pelas entregas por meio da assinatura mensal de 9,90 reais do Amazon Prime, muito embora não se saiba exatamente qual é o benefício marginal trazido pelo Prime até o momento.

E Eu Com Isso?

Nós enxergamos a notícia como positiva para s acionistas da Amazon. Porém, a operação no Brasil representa apenas “uma gota no oceano” para a gigante do varejo. Logo, esperamos que o desempenho das ações AMZN nos Estados Unidos seja em linha com os índices americanos nesta sexta-feira (9).

A notícia, porém, deve trazer efeitos negativos nas varejistas concorrentes aqui no Brasil, como a B2W (BTOW3), Magazine Luiza (MGLU3) e Mercado Livre (MELI/MELI34).

A Amazon é sinônimo de inovação, expertise e excelência no setor de varejo nos Estados Unidos. Até por isso, qualquer movimento que sinalize expansão das operações em solo brasileiro reacendem a luz amarela para as incumbentes brasileiras. Ela segmenta suas linhas de negócio em três: América do Norte, Internacional e AWS (Amazon Web Services). O segmento internacional – onde o Brasil está incluído – representou 26 por cento das receitas no último trimestre.

A logística é ponto chave nas teses de investimento das empresas do setor. Ao possuir e operar bem a malha logística disponível – o que requer a combinação tanto de terra, capital (ativos físicos e financeiros), trabalho (pessoas) e tecnologia – os fatores de produção básica em um sistema produtivo, a companhia consegue tanto atrair mais compradores como vendedores para sua plataforma.

Assim, ela aumenta a recorrência de receita junto aos clientes, fortalece sua marca e aumenta o sortimento/categoria de produtos vendidos na plataforma. Com mais produtos disponíveis, ela atrai mais clientes, o que a torna capaz de melhorar ainda os seus “fatores de produção” que falamos anteriormente.

Isso só é possível, ou pelo menos fortalecido, porque a companhia é orientada para a geração recorrente de caixa, o que lhe confere alta capacidade de reinvestir no negócio e acessar o mercado de crédito/capitais.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: De olho no emprego americano.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Empresa Vale
E eu com isso

Vale (VALE3): Resultado do 4T20

Na noite desta quinta-feira (25), a mineradora Vale divulgou seus resultados referentes ao 4T20 e do ano consolidado de 2020. A divisão de minério de

Read More »
Localiza - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

Localiza (RENT3): Resultado do 4T20 

A companhia Localiza (RENT3) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de quinta-feira (25). A companhia apresentou resultados sólidos, com lucro

Read More »
Selic
E eu com isso

A Selic sobe em março?

Fevereiro se encerra com incertezas e questionamentos. A principal incerteza é a trajetória da taxa de juros. Em pouco menos de três semanas, nos dias

Read More »
E eu com isso

Números da Salesforce

A Salesforce (CRM) apresentou nesta quinta-feira (25), após o fechamento dos mercados, os seus resultados do quarto trimestre do ano fiscal 2021, o que equivale

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel