Levante Ideias - Emprego EECI

De olho no emprego americano

A variável macroeconômica mais básica é o nível de emprego. É a menos influenciada pelas expectativas, e por isso suas movimentações são as que mais demoram para refletir a pulsação da economia. Quando o ritmo desacelera, as empresas costumam ser cautelosas em demitir, para não ter de gastar tempo, esforço e dinheiro com novas contratações e treinamentos. O inverso também é verdadeiro. Após as grandes crises, as empresas são reticentes em voltar a contratar, com medo de elevar os custos cedo demais. Por isso, enquanto os rumores e expectativas sobre as vacinas contra a Covid-19 movimentam mercados (leia mais abaixo), os investidores se voltam para um dado fundamental desta sexta-feira (4), o nível de emprego americano de novembro. O “payroll”, ou relatório das folhas de pagamento, é um dos indicadores mais esperados. E os prognósticos são incertos.

Há notícias negativas e positivas. Na quarta-feira (2), o indicador de emprego da empresa de informática ADP veio abaixo do esperado. As empresas americanas contrataram 307 mil pessoas em novembro, um número bastante abaixo das expectativas de 475 mil contratações. A ADP é uma das maiores empresas de processamento de dados dos Estados Unidos, e ela elabora as folhas de pagamento de milhões de companhias americanas, o que lhe proporciona uma visão praticamente em tempo real sobre a saúde do mercado de trabalho.

No lado positivo, na quinta-feira (3) o Departamento do Trabalho divulgou o número de pedidos iniciais de seguro desemprego da semana encerrada em 28 de novembro. O número de novos pedidos foi de 712 mil, forte queda ante os 787 mil pedidos da semana passada, e bastante abaixo da expectativa, que era de 780 mil pedidos. O resultado desta semana foi o menor desde o início da pandemia, apesar de ainda estar muito acima da média histórica. Mais do que isso, o número de pedidos contínuos também caiu, recuando para 5,52 milhões ante os 6,01 milhões da semana passada.

Com tudo isso, a divulgação do jobless claims de novembro vai pautar o movimento dos mercados. Números de desemprego elevados deverão sustentar o otimismo com pacotes de estímulo econômico mais robustos, animando os investidores. Já números de desemprego em queda fortalecem os argumentos em direção à retirada gradual das medidas de estímulo. A divulgação está marcada para as 10:30, hora de Brasília.

VACINAS

O fim do pregão da quinta-feira (3) foi menos otimista do que a abertura. Uma declaração do laboratório americano Pfizer de que estava tendo problemas com suprimentos arrefeceram o entusiasmo. A companhia informou que deve embarcar 50 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 ainda neste ano, metade das 100 milhões de doses previstas anteriormente para 2020. No entanto, a companhia informou que ainda espera entregar mais de um bilhão de doses do imunizante produzido em parceria com a alemã BioNTech em 2021. Já o laboratório Moderna, concorrente da Pfizer, informou que mantém seus planos de fornecer 125 milhões de doses de sua vacina experimental ainda durante o primeiro trimestre de 2021.

E Eu Com Isso?

Enquanto esperam os números do emprego, os investidores adotam uma tônica mais otimista. No início do dia, tanto os contratos futuros do Ibovespa quanto os do índice americano S&P 500 estão indicando leves altas.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia também: Brasil aproveita clima de maior otimismo.

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Rede D'Or
E eu com isso

Consolidação no setor de saúde

A Rede D’Or (RDOR3), rede integrada de cuidados em saúde, comunicou ao mercado, na noite desta quarta-feira (15), via fato relevante, a celebração de contrato

Read More »
Levante Ideias - China e EUA
E eu com isso

A incógnita da China

A quinta-feira (16) começa com um movimento negativo nos mercados asiáticos, especialmente na China. Os principais índices chineses encerraram a sessão com quedas entre 1,3%

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Desoneração da folha

Criada no governo Dilma e dor de cabeça para as equipes econômicas do governo Temer e Bolsonaro, a política de desoneração da folha de salários

Read More »
Levante Advice - Big Techs
E eu com isso

FTC: Investigação antitruste

A FTC (Federal Trade Commission), órgão americano comparável ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aqui no Brasil, divulgou nesta quarta-feira (15), um relatório a

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.