Denise Campos de Toledo EECI

Brasil aproveita clima de maior otimismo | Denise Campos

O Brasil tem dado algumas demonstrações de potencial de atratividade e de voto de confiança do capital externo. Além da volta do investimento estrangeiro para a Bolsa, desde o começo de novembro, o País foi bem sucedido na colocação de títulos soberanos, com prazos diferentes, curtos e longos, e juros menores que da oferta anterior.

Isso vai reforçar o caixa do Tesouro, em um momento de maior dificuldade de rolagem da dívida pública, que terá grande concentração de vencimento no começo do ano. O capital externo, além de impulsionar o mercado de ações, tem colaborado para a manutenção do dólar em patamar mais baixo, o que tende a diminuir a pressão sobre os índices de preços, pelo menos no que depende do câmbio.

É certo que não dá para se empolgar muito com esses dados. O Brasil está muito no embalo do mercado internacional, que aumentou o apetite ao risco, desde a eleição de Biden, nos Estados Unidos, pela sinalização de políticas mais estáveis, com mais estímulos à retomada, e, por outro lado, pelo noticiário, cada vez mais animador, quanto às vacinas contra o coronavírus.

Aliás, vale observar que as vacinas estabelecem agora um cenário mais concreto. Existe uma previsão de vacinação em larga escala para livrar o mundo da pandemia, que foi o que derrubou as economias este ano, desmontando até os programas mais bem estruturados. Basta ver a reviravolta, inclusive política, que houve nos EUA. Antes da pandemia a vitória de Trump parecia garantida.

Mas aí voltamos ao Brasil. Fica claro que se o País for capaz de emitir sinais mais favoráveis, pode continuar com acesso ao mercado internacional para captação de recursos, atraindo investimentos para o mercado e investimentos diretos, aqueles destinados a projetos empresariais e de infraestrutura, inclusive, participando das privatizações, além de concessões, caso o governo consiga tirar os projetos do plano das intenções.

O fluxo maior vai depender de uma diminuição das incertezas, especialmente no campo fiscal, que também têm deixado os investidores locais e o próprio mercado mais arredios. 

A indicação agora é que, pelo menos a LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, seja votada neste ano, o que evita problemas mais sérios na execução das despesas do governo no começo de 2021.

Mas vai ser uma aprovação via plenário, sem a comissão mista, que não foi formada pelos embates políticos entre Rodrigo Maia e Bolsonaro. Embate não só pela presidência da comissão, mas também da Câmara, que terá eleições em fevereiro. Sendo que o STF ainda vai julgar se há possibilidade de reeleição de Maia, assim como de Alcolumbre, no Senado. É ver o quanto que essa disputa não vai continuar travando a pauta. No jogo de forças se cogita até a votação da Reforma Tributária sem necessidade de apoio do governo, como sinalizou Maia.

Bolsonaro, do seu lado, tem mandado recados no sentido de adiar o Renda Brasil e respeitar o teto de gastos. Postura que, se mantida, ajuda muito na manutenção do atual clima de maior otimismo.

Fora a pauta do Congresso, em particular, a que se refere às finanças públicas, é preciso garantir continuidade da retomada da atividade. A expansão de 7,7% do PIB, no terceiro trimestre, apesar de ter tirado o Brasil da recessão técnica, veio abaixo do previsto, assim como outros indicadores, o que já pode ter tido alguma influência do corte do auxílio emergencial, combinado com desemprego em alta e inflação, também em alta, comprometendo o poder de compra da população. 

O governo aposta muito no aumento da poupança para sustentar a reação da atividade, no ritmo esperado. E também confia no andamento, ainda que atrasado, da agenda de reformas, marcos regulatórios e privatizações.

Por enquanto o que se tem é um cenário menos pessimista, que deu espaço para o mercado respirar, com reflexos, claro, no potencial dos resultados dos investidores. Se as aplicações atreladas aos juros já não asseguram os ganhos confortáveis do passado, ativos de maior risco podem se sobrepor num ambiente como das últimas semanas. É o que tem acontecido com a Bolsa.

—— ——

Para saber tudo sobre ações e tornar-se um grande investidor na Bolsa de Valores, baixe agora o nosso e-book gratuito sobre o tema.

Não perca tempo! Clique no botão abaixo para ter acesso ao conteúdo.

e-book-ações-levante

—— ——

Leia mais da Denise Campos de Toledo: Chegou a hora de pegar a onda.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.