Varejo-na-Bolsa

O ressurgimento do varejo

Os resultados do terceiro trimestre de 2020 mostraram o ressurgimento do varejo após os efeitos mais fortes das restrições devido à Covid-19. Usando os dados dos resultados dos 16 principais varejistas do País, podemos observar um crescimento médio de 31,2 por cento na receita líquida em relação ao terceiro trimestre de 2019.

Os principais destaques de crescimento deste trimestre ficam por conta dos players mais digitais, que forma mais capazes vender mesmo com as restrições impostas. Os melhores exemplos são Magazine Luiza, cuja receita no período cresceu 71 por cento, e os supermercados, cujas vendas aumentaram devido à falta de opções para comer fora de casa. Com as restrições, a receita do GPA aumentou em 57 por cento no terceiro trimestre.

Fazendo um levantamento das vendas feitas somente pelo meio digital, isso é vendas próprias e vendas feitas pelas plataformas de marketplace, os 16 maiores varejistas movimentaram cerca de 97 bilhões de reais de janeiro a setembro, um recorde. O grande destaque desse aumento de vendas ficou por conta do marketplace, uma vez que varejistas menores foram obrigados a recorrer aos maiores para poder continuar vendendo durante a crise.

O varejo na Bolsa

Apesar da notícia não trazer nenhuma alteração para o cenário atual, essa análise nos mostra a boa recuperação do setor de varejo e coloca ainda mais expectativas com relação ao quarto trimestre, uma vez que possui duas datas significativas para o varejo, Black Friday e Natal.

Vale destacar que, na nossa visão, aconteceram dois movimentos claros, um concedendo vantagens a quem sabia melhor atender o cliente de forma digital e o segundo de compra de alimentos.

O primeiro deles já era uma tendência antes mesmo da crise e por isso acreditamos que quem melhor conseguir trazer uma boa experiência digital para seus clientes vai provavelmente colher bons frutos após a crise.

O segundo movimento, de maior compra em supermercados, deve ser menos intenso com o fim do isolamento, porém também acreditamos que boa parte das empresas vai adotar o home office parcial sem toda força de trabalho estar de volta aos escritórios, o que é favorável para o setor.

Evidenciando esses movimentos, o GPA colocou no ar sua plataforma própria de marketplace na tentativa de correr atrás dos concorrentes e aproveitar a mudança trazida pela tecnologia.

Já o Magazine Luiza já informou que a venda de alimentos é um dos setores que mais cresce na companhia e já está deixando produtos de supermercado em suas lojas para conseguir realizar entregas rápidas para seus clientes.

Acreditamos que o setor de varejo eletrônico vai continuar sua trajetória de crescimento, ganhando espaço em relação ao varejo físico tradicional, com as empresas investindo nas suas plataformas digitais para continuar a crescer.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre o assuntoVendas no varejo avançam

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.