Tipo de investimento para cada perfil de investidor

Tipos De Investimento Para Cada Perfil De Investidor

Você sabe quais tipos de investimento são ideias para o seu perfil de investidor? Ter clareza disso é fundamental para você ter uma carteira alinhada com as suas expectativas de rentabilidade e a sua tolerância ao risco de perdas.

Continue lendo este artigo para descobrir qual tipo de investimento é mais indicado para cada um dos perfis de investidor e ver qual seria a carteira ideal para cada um deles!

Tipos de investimento para perfil conservador

O perfil de investidor conservador é aquele que preza acima de tudo pela segurança. Portanto, buscam-se investimentos para quem tem baixa, ou quase nenhuma, tolerância a perdas e busca sempre ativos com boa liquidez. 

Sendo assim, a carteira de investimentos ideal para essas pessoas é aquela com a predominância de ativos de renda fixa. Isso porque eles são menos voláteis e têm rentabilidade previsível. 

Por exemplo: tesouro direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), debêntures, letras de câmbio, tesouro IPCA, letras de crédito etc.

Mas, mesmo aqui, não se exclui a importância de ter uma parcela (mínima) da carteira em ativos de renda variável, seja Fundos, seja ações.

Tipos de investimento para perfil moderado

O perfil moderado é aquele de pessoas que buscam tipos de investimentos mais rentáveis e estão dispostas a correr certos riscos para isso. Contudo, ainda assim prezam pela segurança do seu patrimônio. 

Por esse motivo, a carteira desse tipo de investidor possui grande parte do patrimônio concentrado em renda fixa, mas aceita uma diversificação em alguns ativos mais arriscados.

Veja só este exemplo de um balanceamento de ativos que a Levante julga positivo para uma carteira moderada. Lembrando que esta não é uma recomendação, apenas um exemplo.

Tipo de investimentoAlocação
Renda fixa50%
Ações15%
Fundos imobiliários8%
Fundos Multimercados12%
Hedge5%
Caixa10%

Tipos de investimento para perfil agressivo

Pessoas com perfil agressivo são aquelas que buscam maiores rentabilidades nos seus investimentos. Para isso, elas aplicam em ativos mais voláteis e arriscados, como é o caso daqueles de renda variável. 

Contudo, a carteira desse investidor deve ser diversificada e ter parte dos seus recursos alocados em produtos menos arriscados, como é o caso das aplicações de renda fixa. Veja um exemplo de carteira de investimentos para esse perfil:

Tipo de investimentoAlocação
Renda fixa38%
Ações25%
Fundos imobiliários12%
Fundos Multimercado10%
Hedge5%
Caixa10%

Pessoas com esse perfil também podem se interessar pelo mercado de criptomoedas e fundos internacionais.

Independentemente do seu perfil do investidor, a Levante Ideias tem a série certa para te ajudar a investir com mais segurança e obter os maiores retornos financeiros. Conheça as nossas séries clicando aqui! !

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O dilema do Copom

Nesta semana será realizada a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 2021. A certeza de que a taxa referencial Selic será elevada

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Detalhes finais

O início de semana é mais morno em Brasília. Dois assuntos devem ser destaque, durante essa semana, nos corredores do Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.