Tipos de perfil de investidor

Conheça Os Três Tipos de Perfil De Investidor

Você já ouviu falar sobre os tipos de perfil de investidor? 

Essa é uma classificação muito importante para quem quer fazer parte do mercado financeiro. Nesse universo fala-se muito do termo suitability para mostrar a adequação dos produtos de investimento aos diferentes perfis de investidor.

Entender esse conceito é fundamental para que você invista de forma consistente e com qualidade. Para te ajudar a compreender melhor essa questão e encontrar o seu caminho definitivo no mercado financeiro, a Levante Ideias trouxe a definição de cada um desses perfis. Boa leitura!

Quais são os três tipos de perfil de investidor e as suas características

Em suma, o perfil de investidor é uma classificação ligada ao risco que cada pessoa está disposta a assumir quando investe o seu dinheiro em algum ativo. Existem três tipos:

  • perfil de investidor conservador;
  • perfil de investidor moderado;
  • perfil de investidor agressivo (ou arrojado).

A Comissão de Valores Imobiliários (CVM) ─ órgão que regulamenta instituições do mercado financeiro, como a Bolsa de Valores ─ determina que toda pessoa que vai investir deve fazer a análise para descobrir qual é o seu perfil. 

Isso é muito importante para que os investidores apliquem os seus recursos de forma assertiva e apenas em produtos que façam sentido, a fim de evitar frustrações. 

Por esse motivo, as corretoras (e, em alguns casos, até exchanges) fazem a análise do perfil de investidor, que consiste em um questionário simples de ser respondido, para que eles consigam entender quais riscos a pessoa está disposta a assumir. Com base nesse resultado, é possível fazer a indicação de produtos aos clientes. 

Os três tipos de perfis foram determinados pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Conheça as características de cada um desses perfis abaixo e veja com o qual você mais se identifica!

Perfil de investidor conservador

Como você pode imaginar, uma pessoa com perfil de investidor conservador tem uma tendência maior a olhar para a preservação do patrimônio que possui, em vez de focar a busca de ganhos com ele. Portanto, quer se sentir seguro quanto aos seus investimentos. 

Isso significa que ela prefere ativos com menos risco, mesmo que isso implique em uma rentabilidade menor. Um investidor mais conservador busca sempre ganhos reais e previsíveis, além de uma boa liquidez.

Geralmente, pessoas com esse perfil estão começando agora a entender o mundo dos investimentos e estão fazendo as suas primeiras aplicações. Muitas vezes, por não entender muito bem o funcionamento do mercado financeiro, preferem produtos cujo lucro é mais garantido, como aqueles de renda fixa. 

Perfil de investidor moderado

Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. É assim a mentalidade de uma pessoa com perfil de investidor moderado. Essa pessoa tende a ter um conhecimento maior sobre o mercado financeiro, além de não possuir tanta aversão ao risco. Assim, o investidor de perfil moderado se sente confortável com aplicações um pouco mais “ousadas”, como os fundos imobiliários e as ações.

O investidor moderado já compreende que, para ter uma rentabilidade maior, precisa se expor um pouco. Mas, ainda assim, é cauteloso com o seu patrimônio, então boa parte da sua carteira é destinada a produtos mais previsíveis, como Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito Agronegócio (LCA), além de títulos públicos.

Perfil de investidor agressivo ou arrojado

O perfil de investidor agressivo ─ que também pode ser chamado de arrojado ─ visa à rentabilidade acima de tudo. Por esse motivo, ele assume mais riscos, mesmo que isso represente uma chance maior (mas não predominante) de perder parte do seu patrimônio.

Esse tipo de investidor tende a ter um conhecimento maior de mercado, e isso faz com que ele se sinta confortável em diversificar um pouco mais a sua carteira, porque ele sabe que pode ter ganhos mais altos com certos tipos de aplicações.

Além disso, por já ter uma certa bagagem, ele consegue fazer análises de mercado mais assertivas, o que dá a confiança necessária para tomar as suas decisões. Portanto, mesmo assumindo riscos, as suas escolhas podem ser mais estratégicas. 

Uma característica muito forte nesses investidores é a inteligência emocional para lidar com possíveis perdas financeiras. 

Vale lembrar que a classificação do perfil de investidor não é algo engessado, isso pode mudar ao longo do tempo. Afinal, à medida que você aprende sobre o mercado financeiro, mais confiança tem para tomar decisões ousadas e que podem trazer uma lucratividade maior.

Como comentamos no início, cada perfil tem um tipo de investimento ideal. Descubra quais são lendo o artigo da Levante Ideias e veja também uma sugestão de carteira de investimentos para cada um deles!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O dilema do Copom

Nesta semana será realizada a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 2021. A certeza de que a taxa referencial Selic será elevada

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Detalhes finais

O início de semana é mais morno em Brasília. Dois assuntos devem ser destaque, durante essa semana, nos corredores do Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.