10 livros sobre investimentos que você precisa ler

Se você acha que comprar ações se resume apenas em escolher a corretora e mexer no Home Broker, saiba que existe um universo de informações por trás desse cenário. Que tal ler antes uns livros sobre investimentos para não pagar mico por aí?

De uma maneira geral, a leitura é algo formidável e isso ninguém contesta, só que, aliada aos conceitos financeiros, pode impulsionar você a um nível de sucesso jamais imaginado antes. Por meio das tantas obras que existem no mercado, você aprende o que é educação financeira, como modificar hábitos ruins em relação ao dinheiro e ter constância para poupar e investir.

Neste artigo, resolvemos presentear você com uma lista de 10 grandes livros sobre investimentos que devem estar na sua cabeceira ou estante. Confira!

1. O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

Um dos atributos essenciais para um investidor não fazer más escolhas e ter que chorar depois na “rua da amargura”, sem sombra de dúvidas é a inteligência. Partindo desse pressuposto, o economista Benjamin Graham, considerado um dos maiores consultores financeiros do século XX, criou uma obra que ensina o real valor de um investimento.

Esse livro em questão é um grande clássico do mercado de ações, sendo que, a partir da vivência de Graham, mostra como obter resultados substanciais na renda variável. Com temas como diversificação de carteira, análises fundamentalistas, impacto dos custos, entre outros conceitos, você terá um guia de grande valia para investir com consciência.

2. A Psicologia do Dinheiro (Dan Ariely e Jeff Kreisler)

Antes de pensar em investir de fato, você precisa identificar quais são as armadilhas que o impedem de ficar rico, ou seja, aqueles comportamentos prejudiciais que repetimos automaticamente toda vez que é necessário tirar o dinheiro do bolso. Para isso, apresentamos a tabelinha entre o psicólogo Dan Ariely e o comediante Jeff Kreisler, que revelaram como a nossa mente pode nos trair quando o assunto é gastar.

É um livro de fácil assimilação e que traz muitos exemplos para você refletir sobre as coisas que costuma comprar, a fim de evitar dívidas desnecessárias e tomar as rédeas da sua vida financeira. Você verá que evitamos a dor do pagamento, supervalorizamos o que temos, preocupamo-nos com esforço e justiça, perdemos o controle sobre nossas ações, entre vários outros gatilhos comportamentais.

3. Os Grandes Investidores (Glen Arnold)

Ao começarmos nesse mundo maravilhoso dos investimentos, torna-se natural termos alguém para se espelhar e tomarmos atitudes similares as que a pessoa desempenha. Sendo assim, no livro de Glen Arnold você terá uma coletânea de estratégias dos principais investidores do mundo para se dar bem no mercado de ações, isto é, gente como Warren Buffet, Benjamin Graham, John Neff, Anthony Bolton etc.

4. Filosofias de Investimento (Aswath Damodaran)

Especialmente para quem gosta de focar em dividendos, que são remunerações recebidas pelos investidores a partir dos lucros das empresas, esse livro é considerado a referência em matéria de análises fundamentalistas. Em cada página, você desfrutará de ensinamentos riquíssimos que ajudarão a desenvolver sua própria estratégia e, com isso, ter resultados positivos no mercado financeiro.

5. Os Axiomas de Zurique (Max Gunther)

Bom, se você já tem uma certa rodagem na renda fixa ou variável, entenda e guarde na mente que o risco aparece só quando não se sabe o que está fazendo. É imprescindível que você leia esse entre os vários livros sobre investimentos, por ser uma obra altamente recomendada para destrinchar como os banqueiros suíços lidam com fatores como intuição, paciência e o risco propriamente dito.

6. Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter)

Sendo um dos livros sobre investimentos mais aclamados da história, a obra traz um paralelo de muita qualidade entre duas vidas distintas: a do pai pobre (referência ao pai de Kiyosaki) e o rico (progenitor de um de seus amigos). O propósito é mostrar como a educação financeira pode fazer a diferença quando é explicada na família, de maneira que os conceitos de finanças pessoais sejam mais bem aproveitados.

Você encontrará lições valiosas sobre a administração do dinheiro, como chegar a um patamar de riqueza de forma natural, empreender sem pagar tantos impostos, entre outros fatores fundamentais para ser um investidor de sucesso. Não é à toa que o livro é tido como um best-seller, pois as histórias inspiradoras e toda a filosofia de vida apresentada conduz os leitores por um incrível oceano azul de possibilidades.

7. Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)

Considerando que investir é uma arte, então você precisa “devorar” esse livro quanto antes, porque ele trará as ferramentas necessárias para que veja várias diferenças entre a forma de pensar das pessoas comuns em relação aos milionários. Mudar a maneira como nos comportamos em relação ao dinheiro é o primeiro fundamento, seria como aprender a tocar a bola em uma escolinha de futebol.

É um verdadeiro exercício de autodesenvolvimento, a fim de reverter as barreiras limitantes que impedem a sua prosperidade — algo que pode perdurar por anos se não tomar uma atitude. Você aprenderá a controlar o seu dinheiro e lidar com as adversidades da melhor maneira possível, no intuito de limpar a negatividade de gastar para suprir insatisfações da vida.

8. O Homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason)

Baseado na cultura dos habitantes de uma das cidades mais ricas do mundo antigo, George Clason nos mostra como é possível sair do zero ao topo com conceitos simples que eram utilizados pelos babilônios.

Você aprenderá a investir por meio de conselhos sábios que visam não apenas o lucro, mas a reserva de segurança para o futuro, o pagamento pontual das dívidas e a construção de uma mente vencedora.

9. Investimentos: Segredos de George Soros e Warren Buffett (Mark Tier)

Enquanto o norte-americano Warren Buffet tem um perfil mais paciente de comprar ações relevantes e mantê-las, o húngaro George Soros faz aplicações rápidas e de alta exposição no mercado, no entanto, eles têm muitas coisas parecidas.

Foi isso que o autor provou em um estudo complexo sobre 23 aspectos em comum apresentados por esses famosos investidores, revelando o passo a passo de uma trajetória de sucesso.

10. Ações Comuns, Lucros Extraordinários (Philip Fisher)

Nascido da necessidade de Fisher em organizar os melhores métodos para escolher e aplicar em ações de médio e longo prazo, esse é um dos livros sobre investimentos que desperta um conhecimento imprescindível para se dar bem na bolsa de valores.

São lições memoráveis para você pensar bem antes de investir o seu dinheiro em uma empresa, considerando 15 pontos fundamentais para conquistar o seu espaço.

Por fim, perceba que os livros sobre investimentos são apenas a ponta do iceberg no que diz respeito à conduta do investidor, ou seja, é necessário ter um comportamento diferente e compreender que o dinheiro não é um bicho de sete cabeças.

Você gostou dessa lista que apresentamos? Acha que outras pessoas gostariam de aproveitar essas informações? Então compartilhe o post em suas redes sociais para que os seus amigos aproveitem desse conteúdo também!

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu
Fechar Painel