Levante Ideias - Domingo de Valor

“Segredo” é diversificar: conheça os ensinamentos de Markowitz, Sharpe e Miller

Eu começo o texto de hoje falando do economista americano Harry Markowitz, ganhador do prêmio Nobel de 1990, o “pai” da teoria moderna de carteiras de investimento. O seu artigo semanal “Portfolio Selection” (seleção de portfólio) saiu no Journal of Finance de 1952 e abordava a importância da diversificação de ativos numa carteira, a correlação entre os retornos dos ativos e o seu nível de risco.

Markowitz teve a colaboração de seus compatriotas Merton H. Miller e William F. Sharpe (sim, o Índice Sharpe é por causa dele). O trio prêmio Nobel revolucionou a maneira como o mundo investe. Praticamente tudo o que sabemos sobre a relação risco e retorno se deve à teoria moderna de portfólio de Markowitz.

O assunto principal do Domingo de Valor é justamente a relação risco e retorno nos investimentos.

Fronteira eficiente

De acordo com a teoria: “É possível construir uma fronteira eficiente com uma carteira de ativos otimizada que oferece o máximo de retorno possível para um determinado nível de risco.”

Em outras palavras, a teoria explica como investidores avessos ao risco podem maximizar o seu retorno esperado com base num dado nível de risco de mercado.

Risco é medido pela volatilidade do retorno do ativo

A principal medida de risco de um ativo é a sua volatilidade, que é uma medida de dispersão de retorno (rendimento).

Quanto mais o preço de um ativo varia em um período curto de tempo, maior o risco de se ganhar ou perder dinheiro negociando este ativo. Quanto mais volatilidade, maior será o nível de risco. Para um maior nível de risco no ativo, espera-se aumento na rentabilidade do investimento.

Quanto maior for o risco, maior precisa ser o retorno

Segundo a moderna teoria de finanças, não existe alto retorno com risco baixo. Assim, para aumentar o nível de retorno de um portfólio, é preciso sempre também aumentar o risco.

Em outras palavras, todos sempre buscam o ‘bom, bonito e barato’, ou seja, alto retorno com baixo risco. Mas isso não existe. Como se houve no mundo dos negócios: “Não existe almoço de graça”.

Confira o artigo completo no site da Investing.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel