Levante Ideias - Iphone

Apple (AAPL): Remessas de Iphone caem no 1T21

Após a divulgação dos dados setoriais de envio de computadores pessoais, saiu nesta quinta-feira (18) um relatório sobre os envios de smartphones da categoria “5G” no primeiro trimestre deste ano.

A Apple (AAPL), mais uma vez, foi a líder em termos de market share, mas os envios apresentaram uma queda em relação ao 4T20.

De acordo com o relatório, as remessas da Apple atingiram 40 milhões de unidades no período, contra 52,4 milhões no último trimestre de 2020, queda de 23% QoQ.

Em termos de participação de mercado, a sua fatia nas remessas caiu de 40% para 29%. A companhia seguiu na liderança, mas viu alguns concorrentes encostarem.

É o caso da Xiaomi, OPPO, Vivo e Samsung, cujos crescimentos foram de 41%, 55%, 62% e 79%, respectivamente.

A demanda por smartphones com tecnologia 5G segue forte, especialmente nas regiões da China, Estados Unidos e na Europa, locais com alguma cobertura da rede.

A expectativa é que o mercado cresça cerca de 250% neste ano.

E Eu Com Isso?

Os relatórios recentes sugerem que o consumidor segue ávido por novas tecnologias em termos de conectividade.

Nas regiões menos desenvolvidas, enxergamos um potencial aumento na penetração do uso de smartphones, democratizando o acesso à rede.

Para a Apple, apesar da queda no seu percentual do mercado, devemos contextualizá-lo a dois pontos.

Primeiro à métrica: o relatório refere-se a unidades vendidas, sem considerar preços. O Preço Médio de Venda (em inglês, ASP) do Iphone é bem maior que o da média da indústria, logo, o market share por receitas é bem diferente do por unidade.

Ademais, há um efeito sazonal mais forte no caso da companhia. O lançamento do seu aparelho ocorrerá em setembro e os consumidores podem estar adiando o seu consumo para adquirir a versão mais recente (Iphone 13).

A despeito destes pontos, as ações da Apple estão reagindo bem aos dados recentes e esperamos que continuem apresentando uma performance acima dos índices americanos no curto prazo.

Nos últimos 30 dias as ações subiram 5,5% o contra 1,4% do S&P 500.

No ano, porém, seguem negativas: -0,7% contra alta de 12,4% do maior índice acionário dos Estados Unidos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Aumento nas vendas de computadores da Apple.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.