Levante Ideias - 5G

TCU questiona edital do 5G

O leilão para a concessão de uso das frequências para a nova geração tecnológica de telefonia móvel, o 5G, tem como data prevista o segundo semestre deste ano, porém o Tribunal de Contas da União (TCU) soltou um parecer indicando problemas com o edital.

Os leilões de frequência no setor de telecomunicações funcionam em um modelo de concessão, onde as empresas adquirem o direito ao uso das frequências em troca de contrapartida de investimentos em valores bilionários, além de dinheiro.

Entre os problemas com o os cálculos observados estão metodologias sem consistência ou com falta de clareza para as receitas provenientes do uso da rede 3,5GHz no atacado. Esta, que é a frequência mais desejada no setor, atualmente é ocupada pelo uso de TVs por satélites, os investimentos para a “limpeza” da frequência para a mudança do uso ainda não estão claros.

E Eu Com Isso?

A notícia eleva a preocupação de um adiamento do leilão para 2022, algo que prejudicaria o desenvolvimento do setor como um todo, uma vez que países mais desenvolvidos já estão operando com a tecnologia.

Com isso, esperamos impactos levemente negativos no setor de telecomunicações como um todo com Oi (OIBR4), Vivo (VIVT3) e TIM (TIMS3) como principais empresas do setor.

A chegada do 5G já vem movimentando o mercado brasileiro há alguns anos, principalmente na intensificação da construção de uma infraestrutura em fibra ótica para suportar sua chegada.

No Brasil o mercado de fibra segue extremamente fragmentado, com empresas de menor porte representando a maior parte do mercado.

Enquanto os detalhes sobre o edital precisam ser resolvidos por parte do governo, o plano de expansão de fibra das principais operadoras segue forte.

Além das parcerias formadas pelas 3 principais empresas listadas no Brasil, Oi, VIvo e Tim, o mercado também vem chamando a atenção pela entrada de fundos de Private equity e fusões de empresas de menor porte no setor, como por exemplo a compra da Voegel pela Algar Telecom neste mês.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Vivo (VIVT3) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.