vocesabequaissaoasmaioresacoesdabolsadevaloresconfira

Você sabe quais são as maiores ações da bolsa de valores? Confira!

As ações da bolsa de valores são uma opção interessante para a composição de uma carteira de investimentos. Entretanto, o investidor precisa saber que o mercado de ações demanda envolvimento e um certo nível de conhecimento sobre o próprio mercado e o comportamento da economia.

Conceitualmente, as ações representam pequenas partes do capital de empresas, as quais negociam seus papéis na bolsa com o objetivo de captar recursos para investir em seus negócios. Entre os benefícios de investir em ações, podemos destacar a sua liquidez (facilidade de venda) e o seu potencial de rentabilidade.

Neste artigo, você vai saber quais são as maiores ações negociadas na bolsa de valores e descobrir por que é importante ficar de olho nelas. Confira!

Entenda o que são as ações blue chips

O conceito de blue chips ajuda a compreender melhor por que algumas ações se destacam de outras. Mas antes de entender este tipo de classificação é importante ter clareza a respeito do significado do termo “ação”.

A ação é uma pequena parte do capital social de uma empresa de capital aberto. Assim, trata-se de um título, também conhecido como papel, emitido por sociedades anônimas. Depois de emitidas, as ações são negociadas na bolsa de valores e em mercados de balcão.

Algumas ações são classificadas pelo mercado como blue chips, isso significa que elas se referem a ações ligadas a grandes empresas, que possuem negócios consolidados no mercado. Por isso, são reconhecidas como ações de alto nível e alta liquidez, razões pelas quais são muito procuradas no mercado.

Empresas com ações que são consideradas blue chips se destacam, entre outras razões, por terrem uma boa geração de lucros, uma relação positiva com os seus acionistas, além de um valor de mercado expressivo e bons resultados de crescimento.

Entretanto, é fundamental deixar claro que não se trata de uma classificação oficial, tendo em vista que a Bolsa de Valores não utiliza o termo blue chip para classificar suas ações. Esta expressão é utilizada de forma especulativa pelo mercado e por especialistas da área.

Neste artigo, vamos listar as blue chips mais conhecidas. As ações que descreveremos a seguir são consideradas de destaque dentro do cenário de negociações da bolsa. Acompanhe!

Conheça as cinco maiores ações da bolsa de valores em agosto de 2019

Hoje, são negociados papéis de mais de 300 empresas na B3. Diferentes tipos de negócio estão presentes neste mercado, desde a área de mineração, até alimentação, cosmética, instituições bancárias, entre outras.

No rol de ações mais negociadas, e que se destacam no mercado, podemos citar os papéis da Vale, Petrobrás, Itaú, Bradesco e Ambev. Conheça um pouco mais sobre cada uma das empresas.

VALE3 – Vale

A Vale é uma mineradora que atua a nível multinacional, de origem brasileira e considerada uma das maiores operadoras de logística nacional. É internacionalmente conhecida, já que está entre as maiores empresas de mineração do mundo, incluindo a produção de minérios de ferro, níquel, alumínio, cobre e outros.

PETR4 – Petrobras

A Petróleo Brasileiro S.A., mais conhecida como Petrobrás, também é uma empresa brasileira, cujo acionista majoritário é o Governo Federal. Por isso, trata-se de uma empresa estatal. Atualmente, opera em 25 países com a exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e derivados.

ITUB4 – Itaú Unibanco

Considerado o maior banco privado do Brasil, o Itaú Unibanco foi criado em 2008, após a fusão entre Banco Itaú e Unibanco. Com sede na cidade de São Paulo, a instituição tem suas ações listadas tanto na B3, em São Paulo, como na NYSE, em Nova York.

BBDC4 – Bradesco

Outro banco que se destaca neste mercado é o Bradesco. Até 2010, ele era o único banco privado brasileiro que estava presente em todas as 5564 cidades do país. Já foi considerada a marca mais valiosa do Brasil e da América Latina.

ABEV3 – Ambev

Outra empresa brasileira que se destaca no mercado de ações é a Ambev. Expert na produção de bebidas como cervejas, refrigerantes, sucos, chás e água, é uma das maiores empresas do país, controlando mais da metade da produção de cerveja em território nacional. Após a fusão com a Interbrew, fabricante belga de cervejas, ela passou a se tornar a maior fabricante de cervejas do mundo.

Veja 3 dicas que vão ajudar na composição da sua carteira

Se você ficou interessado no assunto e quer começar a investir na bolsa de valores, confira as dicas dos nossos especialistas de como começar.

Conheça o seu perfil de investidor

Antes de começar a investir em ações, e em qualquer outro produto financeiro, é interessante descobrir qual é o seu perfil de investidor. Trata-se de uma informação importante e que vai ajudar na definição das melhores escolhas para a composição da sua carteira.

Defina os seus objetivos

O próximo passo é estabelecer de forma clara quais são os objetivos que você pretende alcançar com o investimento. Saber onde você quer chegar é importante, pois ajuda a escolher os melhores caminhos.

Invista na sua educação financeira

As ações fazem parte do rol de investimentos em renda variável. Para investir nesses produtos é essencial entender suas características, a influência do mercado nas variações de preços e as estratégias utilizadas pelos especialistas para alcançar melhores resultados.

O apoio de empresas especializadas e a busca por materiais relevantes é uma excelente forma de ter mais segurança ao ingressar no mercado do ações. A Levante é uma empresa que disponibiliza aos seus clientes conteúdos com recomendações de investimentos e finanças pessoais, elaboradas por analistas independentes e certificados.

Como você pode ver ao longo deste artigo, as maiores ações da bolsa de valores estão atreladas a empresas de grande porte e com um histórico positivo no mercado. Se você quer começar a aplicar seu capital nesse tipo de investimento, conheça seu perfil de investidor, trace seus objetivos e invista em sua educação financeira, buscando conhecimento por meio de fontes seguras como a Levante Investimentos.

Este artigo sobre ações da bolsa de valores foi útil? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderam mais sobre o tema.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Foto: Divulgação/Marcello Casal Jr. (Agência Brasil)
E eu com isso

Sai Teich, entra Queiroga

Na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, os depoimentos de ministros da Saúde seguem a todo vapor. Nesta quarta-feira (5), foi a vez do

Read More »
E eu com isso

Resultado da Uber do 1T21

A Uber (UBER) apresentou nesta quarta-feira (5), após o fechamento do mercado, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números vieram regulares, um

Read More »
Mercado Livre - EECI - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultados do Mercado Livre do 1T21

Na noite desta quarta-feira (05), após o fechamento de mercado, uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina, o Mercado Livre, divulgou seus resultados

Read More »
Empresa Totvs
E eu com isso

Resultado da Totvs (TOTS3) do 1T21

A Totvs (TOTS3), uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia, divulgou na quarta-feira (10) seus resultados do primeiro trimestre de 2021. O resultado foi bom

Read More »
E eu com isso

Resultado da Engie (EGIE3) do 1T21

A Engie (EGIE3) apresentou nesta quarta-feira (5), após o fechamento do mercado, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. A companhia apresentou bons números

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu
Fechar Painel