Para quem é novo no mercado financeiro, os códigos das ações podem parecer uma incógnita, mas cada letra e número tem um significado.
Essa é uma informação muito importante para quem deseja entrar no mundo dos investimentos.
Por isso, continue lendo este artigo para entender mais sobre o assunto!
Composição dos códigos das ações
Antes de entender o significado dos tickers ─ os códigos ─, é importante você ter em mente os dois principais tipos de ações negociadas na Bolsa:
- ações preferenciais (PN): dão direito de receber dividendos de forma preferencial, mas não a voto em assembleia;
- ações ordinárias (ON): o comprador tem direito de votar em assembleias e de receber dividendos, mas de forma não preferencial.
Os códigos das ações são compostos por quatro letras e um número. Por exemplo, AZUL4, BBAS3, VALE3 e MGLU3.
O significado deles difere de acordo com o tipo de ativo e mercado em que o ativo está inserido.
Mercado à vista
No mercado à vista, o comprador efetua o pagamento no momento em que está adquirindo a ação. Nesse contexto, as letras estão relacionadas à empresa representada pelo ticker.
Os números, que vêm sempre no final dos códigos das ações, mostram o tipo de papel que a ação representa:
- 1 – direito à subscrição de uma ON: quer dizer que você tem preferência para comprar uma ação ordinária, de uma empresa da qual já é acionista, com prazo e preço predeterminados;
- 2 – direito à subscrição de uma PN: a mesma situação acima, porém agora se tratando de uma ação preferencial;
- 3 – ação ordinária;
- 4 – ação preferencial;
- 5, 6, 7 e 8 – PNs de classes diferentes: algumas ações preferenciais podem ser divididas em classes para mostrar algumas particularidades. O código 5 indica ações classe A. O 6, ações de classe B. E assim por diante, até chegar à classe 8.. Para saber o significado de cada, é preciso olhar o estatuto da empresa.
Mercado fracionário
O mercado fracionário é aquele em que os ativos são negociados em lotes menores do que 100 ações. Dessa forma, é possível adquirir entre 1 e 99 papéis.
O significado dos códigos segue a mesma lógica do mercado à vista, com a diferença de que, após o número, terá a letra F, indicando que esse ativo está sendo negociado no mercado fracionário.
Mercado a termo
O mercado a termo é aquele em que ocorrem operações nas quais o comprador adquire ações que serão pagas posteriormente à data da negociação.
Os códigos das ações seguem o mesmo padrão do mercado à vista, com a diferença de que haverá a letra T após o número.
Se você nunca investiu em ações, mas quer ingressar nesse mercado, precisa conhecer a série As Melhores Ações, da Levante Ideias. Nela, o analista Flávio Conde, com mais de 30 anos de experiência monitorando a Bolsa de Valores, dá os melhores insights para você investir com segurança e buscar ótimos retornos. Adquira já!