azul4

Entenda o Porquê da Valorização da AZUL4

A AZUL4 é uma das principais ações com negociação na Bolsa de Valores. Porém, em 2020, sofreu uma enorme queda por conta da pandemia do coronavírus. Afinal, com as restrições de deslocamento, a empresa quase não podia realizar voos, e poucas pessoas se interessavam em investir no setor.

Porém, quem acompanha os movimentos da Bolsa sabe que, no primeiro semestre de 2021, as ações da empresa voltaram a crescer. Antes de pensar em investir nelas, porém, é interessante conhecer mais sobre o cenário e o que pode estar causando essa valorização.

Então, continue lendo para descobrir:

  • o que é AZUL4;
  • o que causou a valorização da AZUL4;
  • a AZUL4 e o setor de viagens e turismo vão continuar crescendo?

O que é AZUL4

AZUL4 é a identificação no mercado de ações para a empresa Azul S/A, uma companhia aérea que realiza voos nacionais e internacionais. Fundada por David Neeleman, a empresa começou a operar em 2008 e, em pouco tempo, tornou- se uma das principais linhas de todo o país.

Por conta disso, suas ações sempre foram bastante procuradas pelos investidores. Até 2019, para trazer uma visão do mercado antes da pandemia, a Azul tinha uma média de 916 decolagens diárias, atendendo cerca de 120 destinos. 

Também era considerada a terceira maior companhia aérea do Brasil, e seu programa de fidelidade, Tudo Azul, tinha 12 milhões de inscritos.

Porém, em 2020, todo o setor de aviação sofreu um grande baque. A média de voos diários caiu para 600, representando apenas 68% da capacidade das companhias aéreas. Desta forma, as ações também sofreram com a queda de receita.

O que causou a valorização da AZUL4?

No final do primeiro semestre de 2021, o mercado de ações se mostrou mais aquecido para o setor de viagens e turismo, de modo que uma das beneficiadas foi a AZUL4. Isso deixou em alerta muitas pessoas que querem começar a investir na empresa.

A recuperação, desde o valor atingido no ano passado, é explicada principalmente pelo arrefecimento da pandemia, com o avanço das campanhas de vacinação no Brasil e no mundo, e pela perspectiva de reabertura da economia. 

Afinal, com grande parte da população brasileira e estrangeira vacinada, é possível realizar planos de férias e viagens, que é o ponto principal para uma companhia aérea. 

Inclusive, segundo o indicador RPK  (Revenue Passenger‐Kilometers ou Passageiros‐Quilômetros Pagos transportados), a empresa registrou um aumento de 280,4% de tráfego de passageiros em junho de 2021, fazendo uma comparação com o mesmo mês de 2020.

Em relação à recente queda da ação, pontuamos que, de meados de junho até hoje, o Ibovespa tem recuado, com as ações da Bolsa sendo “arrastadas”, de modo geral. 

Um dos motivos da queda foi a variante Delta do coronavírus — que é mais forte e mostra que ainda é preciso se cuidar bastante antes de voltar à rotina pré-pandemia —, além da perspectiva de aumento mais intenso de juros e projeções crescentes de inflação.

Essa é uma análise geral, mas lembrando que em algumas séries da Levante você tem acesso a relatórios mais completos sobre os principais ativos da Bolsa de Valores!

A AZUL4 e o setor de viagens e turismo vão continuar crescendo?

Empresas de turismo devem se beneficiar das novas perspectivas com a vacinação em massa no Brasil e no mundo, uma vez que, à medida que a imunização avance, ocorrerá reabertura total e retomada de um fluxo maior de viagens (tanto turísticas quanto corporativas), favorecendo companhias aéreas.

Também existe uma perspectiva positiva para as ações de AZUL4. A empresa é vista não só como uma sobrevivente, mas também como uma vencedora na indústria. Afinal, ela é bem avaliada pelos consumidores e tem crescido bastante em rotas domésticas. 

Além disso, tem expandido suas rotas internacionais, fazendo trechos como Miami. É necessário ressaltar, inclusive, que o gerenciamento da Azul é forte, e a companhia tem acertado sua estratégia aqui no Brasil. De qualquer forma, vale a recomendação de fazer análises do mercado como um todo e saber como monitorar a Bolsa de Valores para saber se a AZUL4 ou outras ações valem a pena “em relação ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos. Para saber como ter esse tipo de visão crítica e receber as recomendações das ações com melhor potencial de alta neste momento, conheça a série As Melhores Ações, da Levante Ideias!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.