bbas3

BBAS3 (Banco do Brasil) — Vale a Pena Investir Agora?

Existem diferentes modalidades e opções de ações disponíveis no mercado, de modo que cada indivíduo consegue decidir por aquela que mais se adequa ao seu perfil, às suas vontades e aos seus objetivos. Um desses tipos de ações são as ações de empresas estatais, como é o caso da BBAS3 (Banco do Brasil).

Mas, afinal, será que vale a pena investir neste momento em companhias estatais?  Isso, pois, recentemente, diversas empresas desse tipo sofreram com o perigo da intervenção estatal (ou com uma intervenção de fato) em nosso mercado. 

De que maneira essa relação com o Estado pode impactar nas ações? Isso é positivo ou negativo?

Tudo isso deve ser levado em consideração antes de investir. Para fazer uma análise e tirar suas conclusões, neste artigo você lerá:

  • como avaliar se o cenário da BBAS3 é favorável para investimento?;
  • no momento, vale a pena investir no Banco do Brasil?

Como avaliar se o cenário da BBAS3 é favorável para investimento?

O investimento na BBAS3, assim como em outras estatais (Petrobras, por exemplo) ainda gera muitos receios para os que acompanham a Bolsa de Valores brasileira (B3). 

A troca do presidente da Petro, o caso envolvendo a saída (renúncia) do ex-CEO do Banco do Brasil, André Brandão, entre outros acontecimentos e comentários, trouxeram novamente o perigo do intervencionismo estatal à tona. 

E isso deixa os investidores incertos, o que pode causar a queda das ações, por exemplo.

Assim, neste momento, deve-se, é claro, avaliar os resultados e indicadores de BBAS3 antes de investir nas ações. O valuation é muito importante. Nessa linha, também é crucial entender os planos de atuação e inovação do banco diante do crescimento dos bancos digitais no Brasil.

Porém, além disso, é essencial que se olhe o cenário macro e, principalmente, o político. Em nossa visão, apenas quando a “poeira abaixar”, quando as chances de intervenção acabarem, é que as ações BBAS3 poderão recuperar as perdas acumuladas. 

Em suma, acreditamos que os principais catalisadores para as ações do Banco do Brasil passam principalmente por venda de ativos e melhoria de eficiência, ações que conflitam com a popularidade do governo e por sua vez não devem ocorrer no curto prazo considerando o contexto atual.

No momento, vale a pena investir no Banco do Brasil?

Os bancos vislumbram, em 2021, um bom momento no cenário macro. 

Dois fatores são responsáveis por isso: a tendência de alta da Selic e a troca de carteira global que foi realizada recentemente, que faz com que as ações de valor (e a maioria dos bancos são ações de valor) se beneficiem em prol de uma certa queda das ações de crescimento. 

As commodities — ou seja, produtoras de matérias primas, como é o caso da VALE3 — também se beneficiam desse movimento.

Porém, no caso do BBAS3, o “risco-intervenção” é algo que “apaga” um pouco o que poderia ser um bom momento para a empresa. 

Apesar de seu resultado do 1T21 ter vindo superior às expectativas do mercado, causando até mesmo uma alta logo depois da divulgação, todos os fatores citados acima pesam em uma decisão de investimento.

A nossa visão atual é de que, ao menos para algumas estatais, o peso do “risco-intervenção” ainda é alto, diante de certas incertezas nas tomadas de decisões políticas.

Agora, quer saber quais são os setores e as ações que serão mais bem influenciados pelo aumento da Selic? 

Então leia nosso Report Exclusivo e Gratuito As Melhores Ações para Investir com a Alta da Selic.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O Copom endurece o jogo

O Banco Central (BC) divulgou, nesta terça-feira (22), a Ata da reunião de número 239 do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada nos dias 15

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Tributação de dividendos

O ministério da Economia bateu o martelo sobre a proposta de tributação de dividendos, a ser enviada dentro das alterações no sistema tributário de renda,

Read More »
Levante Ideias - Google
E eu com isso

Google investigado na Europa

A Comissão Europeia abriu mais uma investigação antitruste para avaliar se o Google (GOOG) violou as regras de concorrência da União Europeia ao favorecer seus

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel