O Magazine Luiza (MGLU3) anunciou na segunda-feira (21) que a sua subsidiária Magalu Pagamentos fechou um acordo para aquisição da Hub, uma fintech do ramo de pagamentos criada pelo empresário Carlos Wizard Martins. A transação movimentou 290 milhões de reais.
A Hub possui mais de 250 colaboradores, 4 milhões de contas digitais e cartões pré-pago ativos, mais de 6,5 bilhões de reais movimentados nos últimos 12 meses e receita bruta anual na faixa dos 160 milhões de reais.
Entre as principais soluções desenvolvidas pela Hub estão “toda a estrutura bancária para a oferta de produtos e serviços financeiros através de conta digital; conexão direta com participantes relevantes do mercado, incluindo lotéricas e caixas eletrônicos; plataforma robusta de APIs capaz de processar e conciliar milhões de transações; sistema completo para emissão e processamento de cartões pré-pago das principais bandeiras; moderno centro de personalização de cartões, com capacidade de produção de 30 milhões de cartões por ano”.
Por se tratar de uma empresa do ramo financeiro e de porte relevante, a operação passará pela aprovação tanto do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) quanto do Banco Central (BC).
E Eu Com Isso?
Esta é a 11ª aquisição do Magazine Luiza no ano. Segundo o CEO Fred Trajano, a companhia segue estudando novas possibilidades, uma vez que está bem capitalizada desde seu follow-on realizado em 2019. Apesar de um ano desafiador, a companhia foi capaz de preservar bem a sua posição financeira.
Na nossa avaliação a notícia é positiva para seus negócios, pois ampliará a oferta de soluções que o Magalu Pay e o Magalu Pagamentos dispõem hoje. Além disso, encurta também o cronograma para entrada no Pix, sistema de pagamentos instantâneos do BC.
As ações MGLU3 já reagiram de forma positiva à notícia. Na segunda-feira (21) as ações fecharam em alta de 2 por cento, melhor desempenho dentre os papéis que compõem o Índice Bovespa.
O mercado certamente avalia a aquisição sob a perspectiva de ganhos sinérgicos e crescimento futuro dos serviços financeiros, pois, em um primeiro instante, a receita anual da Hub representa pouco mais de 0,5 por cento da receita anual do Magazine Luiza.
O Magazine Luiza geralmente compra uma empresa em que acredita poder participar do crescimento. Esta é uma das vantagens do conceito de ecossistema que o Magalu vem desenvolvendo.
Nós enxergamos o Magalu como expoente no varejo digital brasileiro. Esta aquisição, desta vez no escopo de serviços financeiros, endossa a lista de soluções que o Magalu oferece ao mercado.
Outras aquisições deverão ocorrer em 2021. Conforme declarou Fred Trajano, elas devem ocorrer no âmbito logístico. O Magalu parece “fissurado” na ideia de realizar quase todas as suas entregas no prazo de um dia, algo que avaliamos como muito positivo e com alto potencial de satisfação, retenção de clientes e geração de valor ao acionista.