Levante Ideias - Banco Central

A autonomia Banco Central

Com a retomada das atividades legislativas para além das pautas exclusivamente relacionadas à Covid-19, o governo já trabalha para liquidar um assunto de especial interesse do mercado: a autonomia do Banco Central.

O projeto (PLP 19/2019) prevê novas regras para a nomeação e demissão do presidente e de diretores do banco, garantindo autonomia legal. Em live ontem, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que tem conversado com os presidentes da Câmara e Senado para colocar o projeto em votação em meados de agosto. Lembrando que a matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado em fevereiro deste ano, mas teve que ser adiada em função do coronavírus. 

Campos Neto trabalha desde o ano passado pela aprovação do projeto e tem sido fundamental no processo. O ex-presidente do Bacen, Ilan Goldfajn, também participou da live e declarou que, apesar do banco ter autonomia prática hoje, é essencial que ela seja assegurada por lei – reiterando seu apoio à iniciativa.

A possibilidade de votação é fruto de um acordo entre as partes e o clima para a aprovação do projeto é bastante positivo. A autonomia do Banco é fundamental para evitar ingerência política na condução da política monetária do país, uma das bases da economia. 

O projeto deve ser aprovado sem grandes dificuldades, precisando de maioria absoluta (50 por cento +1 do quórum total das casas). Com relação a prazos, a expectativa é que a matéria seja liquidada no Senado em agosto e siga para a Câmara, com boas chances de ser aprovada ainda em 2020. Haverá impacto positivo para o índice principalmente nos pregões seguintes à aprovação nas Casas, podendo hoje também influenciar positivamente os ativos pela expectativa de consolidação da votação já em agosto.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.