Divulgação

Cade investiga BRF (BRFS3) e JBS (JBSS3)

Cade investiga BRF (BRFS3) e JBS (JBSS3)

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu na quinta-feira (30) investigação contra a JBS (JBSS3) e contra a BRF (BRFS3) para investigar conduta anticoncorrencial. A suspeita é que as duas empresas possam ter feito um conluio no mercado de aves para repassar, de forma coordenada, o aumento do preço do milho no mercado doméstico.

A investigação, em fase inicial, tem como base declarações dadas pelo presidente da BRF, Lorival Luz, e pelo CEO da JBS, Gilberto Tomazoni, nesta última quinta-feira, 30, em São Paulo. Em suas falas, ambos executivos sinalizaram que aumentariam os preços de seus produtos para compensar o aumento no valor do milho.

O aumento do valor do milho aumenta os custos de produção. Por isso, compensar com o aumento de preço em seus produtos é uma decisão dentro da legalidade. Portanto, acreditamos que se trata de uma prática comum do setor e não de um possível cartel. A investigação não deve ter novos desdobramentos.

Procuradas, a BRF e JBS informaram que não foram notificadas pelo Cade. A JBS rechaça qualquer alegação de prática de cartel. A BRF diz que está à disposição para esclarecimentos.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Minerva (BEEF3): oferta pública de ações (follow-on) e nova habilitação para exportar carne à Arábia Saudita

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Votação em Senado
E eu com isso

Votação da Lei de Falências

A nova Lei de Recuperação Judicial e Falência, apelidada de Lei de Falências no Congresso, será pautada nesta quarta (25) em plenário no Senado Federal.

Read More »
Bull Market EECI
E eu com isso

Ninguém segura o touro

Os números mostram que o Ibovespa retomou seu fôlego em novembro. No mês, até a terça-feira (24), a alta acumulada é de 16,9 por cento.

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel