Você sabe o que é IFIX? Entende o seu funcionamento e a sua importância para o mercado financeiro?
Compreender para o que serve o IFIX é fundamental para investidores que buscam bons desempenhos ao investir em Fundos Imobiliários.
No mercado financeiro, há diversos índices (como o Índice Bovespa) que auxiliam os investidores em suas análises. Isto é, valer-se de tais índices ajuda a fazer escolhas mais assertivas, o que pode resultar em um maior retorno sobre o dinheiro investido.
O IFIX, por exemplo, é um índice relacionado ao mercado de Fundos Imobiliários que muitos não conhecem. Sua função é medir o desempenho da carteira de ativos composta por Fundos de Investimento Imobiliário (FII).
Pensando em investidores que querem saber mais sobre o que é IFIX, bem como as suas funcionalidades, nós, da Levante, elaboramos este artigo.
O que é IFIX?
O Índice de Fundos de Investimento Imobiliários (IFIX) foi criado com o objetivo de auxiliar o investidor a tomar decisões neste tipo de mercado.
Lançado em 3 de setembro de 2012, ele incorpora, para o seu cálculo, informações a partir do dia 30 de dezembro de 2010.
Além disso, o IFIX é caracterizado como um índice de retorno total que permite identificar o desempenho médio de parte dos FIIs negociados na Bolsa de Valores (B3).
Qual o critério de ponderação do IFIX?
Tendo em vista o que é IFIX e a sua funcionalidade, também, é necessário conhecer sobre outros fatores.
Dentre eles, que a sua ponderação é feita por meio do valor de mercado das cotas do Fundo Imobiliário. De acordo com a B3, no Índice, a participação de um Fundo não pode ser superior a 20%. Isto é, caso isso ocorra, são necessários ajustes de peso.
Quer começar a investir em Fundos Imobiliários com o pé direito em 2021?
Então, baixe agora o nosso Guia Completo dos Fundos Imobiliários gratuitamente e veja tudo o que você precisa saber para investir em FIIs!
Para que os Fundos possam compor o cálculo do Índice, é essencial que estejam listados na Bolsa.
Como já citado, caso algum ultrapasse o limite de 20%, é preciso recalcular e redistribuir os demais ativos da carteira. Isso deve ocorrer de forma proporcional a fim de se respeitar esse limite.
Quais Fundos Imobiliários fazem parte do Índice?
O principal critério para a escolha dos Fundos que farão parte do Índice é estar listado na Bolsa de Valores.
A partir disso, de acordo com a B3, podem ser selecionados novos ativos que respeitem os seguintes critérios:
- Estar classificado entre os ativos elegíveis que, no período de três carteiras anteriores, representem um conjunto de 95% no somatório total desses indicadores, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN);
- Ter presença em pregão de 95%, no período de vigência de três carteiras anteriores;
- Não ser classificado como Penny Stock, ativos cujo valor médio calculado é inferior a R$1,00;
- Ter sido objeto de Oferta Pública no período de vigência de três carteiras anteriores.
A partir desses critérios e dos limites de peso estabelecidos, são escolhidos os Fundos que farão parte do Índice.
Para saber quais os FIIs exatos que compõem o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX B3), basta clicar no link anterior.
Qual a importância do IFIX?
Agora, falaremos mais especificamente sobre a importância do IFIX.
Em suma, a importância do IFIX consiste no fato de ele, assim como outros índices relevantes do mercado, servir como um “termômetro” para os investidores.
Ou seja, o desempenho de sua carteira teórica – composta por grandes FIIs negociados em Bolsa – indica a situação geral da classe de Fundos Imobiliários.
Inscreva-se gratuitamente em nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’ para receber diariamente as principais notícias do mercado que impactam seus investimentos!
Desse modo, ao acompanhar o IFIX, você pode observar a situação desse tipo de investimento de um modo mais claro. E isso, em geral, pode ajudá-lo a tomar as melhores decisões de investimento.
Por fim, esperamos que este artigo tenha ajudado você a compreender melhor o que é o IFIX e qual a sua importância. Caso tenha alguma dúvida, deixe-a nos comentários. Estamos sempre prontos para ajudá-lo!