como a bolsa de valores funciona

Gravadora da banda Led Zeppelin fará um show no pregão

A Warner Music, gravadora que possui os direitos das músicas de artistas como o cantor inglês Ed Sheeran, a rapper Cardi B e da banda de rock Led Zeppelin, deverá realizar sua abertura de capital em Wall Street nos próximos dias. A intenção do Initial Public Offering (IPO) da Warner, que será 100 por cento secundário, é captar 1,82 bilhão de dólares. E esse não será o único IPO programado para ocorrer nos Estados Unidos. A empresa de revenda de carros usados online VRoom e a companhia de pagamentos Shift4 Payments também deverão tocar o sino no pregão. Se o toque será presencial ou virtual, não importa muito. O relevante mesmo é que os mercados começam a caminhar para a normalidade. Ou, para aproveitar o título de uma música, disco e filme do Led Zeppelin, “The song remains the same”: a música dos IPOs não vai deixar de tocar.

Esse movimento não se resume a Wall Street. Em meados de maio, apesar das medidas de restrição da economia, a operadora de estacionamentos Estapar conseguiu captar 345 milhões de reais em uma oferta pública. As ações foram vendidas a 10,50 reais, no piso da faixa indicativa, mas mesmo assim a operação saiu. Não será a única. A empresa de varejo Centauro (CNTO3) está realizando uma oferta subsequente (“follow-on”), cujo período de reserva se encerra nesta terça-feira, e cujo preço será definido na quinta-feira (4). E há rumores de que a Via Varejo (VVAR3) está preparando uma oferta subsequente que poderá captar 5 bilhões de reais.

A volta das propostas dos IPOs é um sinal de que o funcionamento dos mercados está voltando ao normal. Ninguém nega que as medidas de restrição à economia e de isolamento social ainda vão cobrar um preço elevado sobre o crescimento econômico. A edição mais recente do Boletim Focus indica que o prognóstico de retração do Produto Interno Bruto (PIB) é de 6,25 por cento para este ano. No entanto, há uma grande movimentação para que as coisas voltem ao normal o quanto antes.

Cautelosamente, o comércio já começa a reabrir suas portas, e a perspectiva de votação do marco legal do saneamento poderá destravar bilhões de reais em investimentos para a infraestrutura no Brasil (leia mais nos comentários de política e de ações, abaixo). Apenas isso indica uma tendência à normalização das atividades, ainda que em um patamar inferior ao registrado antes da crise.

PETRÓLEO – Os preços do petróleo estão em alta, devido à expectativa de que a Opep+ (que reúne os membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo mais a Rússia) amplie as medidas de corte na produção de modo a sustentar os preços. Os contratos futuros de julho do petróleo do tipo Brent, que baliza os preços da Petrobras (PETR3, PETR4), estão em alta de 2,5 por cento a 39,27 dólares por barril, perto do nível “psicológico” de 40 dólares. Os contratos futuros do petróleo americano WTI sobem 2,3 por cento para 36,27 dólares por barril.

O movimento de abertura dos mercados no Brasil e no Exterior mostra que os investidores estão cautelosamente otimistas com as perspectivas de reabertura da economia. Os contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 começam o dia em alta, com o principal indicador do mercado acionário brasileiro testando o nível de 90 mil pontos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Nada mais democrático do que investir na bolsa de valores

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Artigos

Resultados da WEG

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (21), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 3T20. Os números vieram bons e acima das

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel