Levante Ideias - Análise dados

Como ganhar dinheiro com ações de forma contínua

Embora o número de pessoas físicas entrando na Bolsa de Valores só venha, de aproximadamente 1 ano e meio atrás até os dias atuais, aumentando de maneira gradual, para uma parcela dos investidores atuais o mercado financeiro e as possibilidades de ganho que ele oferece ainda não são tão claras. E isto é natural, posto que, no Brasil, a cultura de investimentos está apenas começando – mas, vale ressaltar, já estamos caminhando a passos largos.

Dentre as inúmeras “possibilidades” citadas acima, uma das mais conhecidas atualmente são as “Ações”. E dentre os questionamentos que mais surgem acerca da classe está o clássico: “Como ganhar dinheiro com ações?” De início, podemos dizer que investir em ações é para todos, mas exige certos cuidados. Assim, trazemos até você este artigo, para esclarecer melhor esse assunto e ressaltar alguns procedimentos importantes de serem levados em consideração antes da tomada de decisão final do investimento.

Antes de mais nada, você precisa saber o seu perfil de investidor. Há, no geral: o agressivo, que tende a investir em ativos com maior “risco” (o que não significa, porém, que não seja possível amenizá-lo); o moderado, que tende a equilibrar a carteira de investimentos entre ativos de risco e ativos considerados mais seguros.

E, por fim, o conservador, que tem menos tolerância à exposição natural às variações do mercado que os ativos de renda variável (como ações, fundos e afins) trazem consigo, assim alocando, geralmente, uma parcela maior do patrimônio em renda fixa.

Após encontrar o seu perfil, você já pode considerar-se pronto para, pelo menos, começar a pensar em como investir em ações. Mas este é apenas o primeiro passo para você iniciar sua jornada no mercado financeiro e ganhar dinheiro com ações.

Estude as particularidades do mercado de ações

Estudar o mercado de ações é essencial para aqueles que desejem ganhar dinheiro com ações. Antes de partir diretamente ao home broker, busque compreender, por exemplo, como está o momento macroeconômico do País, como avaliar devidamente a empresa na qual você pretende investir, quais os indicadores importantes (assim como as metodologias de investimento), qual a importância do longo prazo e da diversificação de carteira, entre outras questões. Investir em ações sem antes conhecer os pontos citados acima pode representar um grande erro cometido por investidores.

É claro: você não precisa tornar-se um especialista em renda variável para ganhar dinheiro com ações. No entanto, é importante que se prepare para enfrentar o “sobe e desce” natural do mercado acionário. Por isso, estratégias de gerenciamento de risco, por exemplo, são importantes.

Em suma, o ponto central é respeitar o mercado e saber como lidar com suas variações ao longo do tempo, buscando sempre investir nos papéis que condizem com seu perfil e seus objetivos.

Saiba o que analisar antes de comprar ou vender ações

A princípio, pode-se parecer que, por conta do senso comum sobre o mercado, “comprar na baixa e vender na alta” é aquilo que traz os maiores e mais sustentáveis ganhos no tocante às ações. Porém, ganhar dinheiro com ações de forma contínua e sólida vai além disso.

Analisar a projeção do preço de determinada ação com base em gráficos e eventos pontuais, por exemplo, é uma prática recorrente no mercado financeiro. Entretanto, para aqueles que pensam em construir um sólido patrimônio com investimentos, investindo sempre com foco no longo prazo e na solidez da carteira, é importante analisar a empresa e o setor no qual se está investindo.

Isto é: entender o setor ao qual a companhia pertence, como está sua situação financeira, quais as “previsões” para seus resultados futuros, suas inovações, sua posição diante de suas concorrentes etc. Tudo isso é mais importante que o preço da ação em si, pois refere-se ao valor – e é isto que investidores que visam o longo prazo devem buscar: o valor que determinada ação/empresa carrega consigo.

Por fim, é claro que é válido estar atento ao “sobe e desce” das ações. Mas, para ganhar dinheiro com ações com mais segurança e solidez, e isto sem perder rentabilidade, como dito acima, tais movimentações não são cruciais.

Por conta da alta rentabilidade, as ações estão entre os melhores tipos de investimentos. Mas, dada a competitividade desse mercado, contar com um suporte de qualidade é indispensável. Assim, com as recomendações de analistas independentes e experientes, acredite: as chances de você ganhar dinheiro com ações de forma consistente são significativas.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário neste post; será um prazer ajudá-lo!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Recesso, pero no mucho…

Existe, no imaginário popular, uma ideia fixa que procura associar o recesso parlamentar à inatividade de políticos de Brasília. De fato, os corredores do Congresso

Read More »
Levante Ideias - Inflação
E eu com isso

Inflação supera expectativas

A sexta-feira começa com a divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) de 0,72% em julho, levemente abaixo do 0,83% de

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu
Fechar Painel