Levante Ideias - Logo XP

XP Inc.: dados do 4T20

A XP Inc (XP na NASDAQ) divulgou nesta terça-feira (26), antes da abertura do mercado dos Estados Unidos, sua prévia do resultado do quarto trimestre de 2020 com os principais indicadores operacionais (KPIs) da companhia.

O mais importante deles – o total de ativos sobre custódia (AuC) – alcançou 660 bilhões de reais ao final do 4T20, um crescimento de 61 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado e de 17 por cento na comparação com o fechamento do 3T20, mantendo um ritmo de crescimento acelerado.

Já a captação líquida, que calcula a diferença entre o patrimônio captado diretamente pela corretora ou pelos seus agentes autônomos e o patrimônio que saiu da sua custódia, foi de 37 bilhões de reais. Este número representa uma captação média mensal no período de 12,3 bilhões de reais, encerrando o ano com uma captação total de 198 milhões de reais, quase metade de todo o AuC no final de 2019.

Já o número de clientes ativos aumentou 5 por cento na comparação trimestral, chegando à marca de 2,777 milhões.  Vale destacar que a maioria dos clientes vieram pela plataforma da corretora da XP, XP Direct, ultrapassando as adições da corretora Rico e da rede de agentes autônomos, o que pode ser atribuído ao corte 75 por cento no valor de corretagem realizado em Setembro.

A grande novidade do resultado foi a divulgação de sua carteira de crédito de 3,9 bilhões de reais, a companhia vem adotando um modelo em que seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, podem utilizar seus investimentos como garantia para obter crédito, resultando em um modelo de negócios que até aqui apresenta inadimplência zero.

Por último, mas não menos importante, a companhia adicionou mais 1,5 mil agentes autônomos em sua rede, superando a marca dos 8 mil. A companhia acredita que essa rede de profissionais é chave para sua estratégia de captação e manutenção da sua base de clientes e investe tanto na ampliação da sua rede quanto na melhoria da qualidade dos profissionais do ramo.

E Eu Com Isso?

Os resultados prévios divulgados pela XP foram fortes e acima das expectativas. As ações da XP (XP na Nasdaq) subiram cerca de 3,3 por cento em reais nesta terça-feira (26), após a divulgação dos números.

Os dados operacionais do quarto semestre marcam a continuidade do crescimento acelerado da companhia, mesmo em meio à pandemia que marcou o ano. A companhia foi capaz de manter uma captação forte ao longo de todo 2020. Houve melhora significativa em praticamente todos os números, com o principal indicador, AuC, crescendo acima de 60 por cento nos dois últimos trimestres de 2020.

A divulgação da carteira de crédito da companhia marca a entrada dos serviços bancários nos resultados da XP. A grande novidade para o ano será o portfólio de serviços completos, previstos para o primeiro semestre de 2021, que possibilitará a companhia a criar uma relação mais próxima de seus clientes e eliminando a necessidade de eles manterem contas em outros bancos no futuro. Enxergamos nesta iniciativa uma forma da XP fazer frente à recente movimentação por parte dos grandes bancos em investir no setor de corretagem.

Para o resultado completo a ser divulgado em de março poderemos ter algum efeito negativo nas comissões sobre a receita do varejo (take rate), oriundos dos recentes descontos concedidos na corretagem de ações em relação aos outros trimestres da companhia.

Apesar da performance operacional forte apresentada ao longo de todo 2020, acreditamos que para as ações da XP (XP na NASDAQ) refletirem por completo seu potencial é necessário que haja uma definição quanto à cisão entre a corretora e o Itaú (ITUB4). Tanto a forma quanto a data em que o banco pretende distribuir seus 41 por cento de participação na XP para seus acionistas segue incerta, gerando dúvidas no mercado quanto à possibilidade de uma venda muito grande do papel no momento da cisão. A XP espera terminar as negociações com o Itaú até o começo do segundo trimestre, assim podendo divulgar ao mercado tanto a maneira que a distribuição ocorrerá quanto as datas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: XP: Investment Company.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel