A XP Inc. (XP) definiu na noite desta quarta-feira (1º) o preço da sua oferta subsequente de ações (follow-on) de 42,50 dólares por ação. A demanda teria sido 5,5 vezes o tamanho da oferta, que totalizou 955 milhões de dólares.
Conforme informado no prospecto, a oferta é totalmente secundária, com dois dos atuais acionistas – o fundo de Private Equity General Atlantic e a XP Controle – vendendo, juntos, 19,54 milhões de ações, o que representa pouco mais de 3,5 por cento do capital social da XP.
Ambos os vendedores seguirão com participação relevante no capital da corretora. Enquanto o fundo G.A possui 76,37 milhões de ações (13,8 por cento do total da XP), a holding XP Controle possui 127,6 milhões de ações (23,1 por cento total).
O preço da oferta veio com desconto de 2 por cento frente ao preço das ações da Xp Inc. (XP) negociadas em Nasdaq, que fecharam a quarta-feira (1º) cotadas a 43,36 dólares por ação. Assim, esperamos impacto negativo no preço das ações da XP no curto prazo.
A General Atlantic (GA) é um fundo de “private equity” e este tipo de operação é comum, visto que parte do investimento na XP já deu um bom resultado e é hora de fazer caixa para buscar novas oportunidades. O restante de sua participação está ligado ao percentual adicional em ações da XP que o Itaú tem direito de exercer compra em 2022.
Já a XP Controle aproveitou o embalo para fazer caixa na holding por conta da sua necessidade de pagamentos a sócios que saíram da empresa. Ou seja, os atuais sócios executivos não estariam aproveitando o momento para reduzir as suas posições na empresa.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: Dados preliminares da XP