Levante Ideias - Braskem

Venda fatiada da Braskem

Veicula-se que a Novonor (ex-Odebrecht), controladora da petroquímica Braskem (BRKM5), tenha aceitado flexibilizar a venda de sua participação de maneira fatiada.

A ideia inicial era de uma venda em um único bloco, com a compradora arrematando os 38,3% do capital total da Novonor (50,1% do capital de controle).

A Braskem possui operações no México, EUA e Alemanha, além de sua maior operação no Brasil. A Novonor analisará as propostas por blocos de ativos da Braskem e, caso avalie ser mais vantajoso, poderá mudar o processo para venda fatiada de sua participação.

E Eu Com Isso?

A mudança no formato da venda irá gerar maiores dificuldades para concluir o desinvestimento da Novonor na petroquímica e, em consequência, no plano de venda da Petrobras (PETR3/PETR4), a detentora da outra fatia majoritária na companhia.

Com isso, enxergamos uma reação negativa para as ações da Braskem (BRKM5) no curto prazo, diluindo a expectativa e afastando os investidores que estavam à espera da venda em formato único, ou seja, participação da Novonor na Braskem.

O ponto principal é que o fatiamento terá que ser discutido entre a Novonor e a Petrobras, tornando mais complexa toda a operação, podendo adiar a conclusão do processo.

No formato anterior, ambas as controladoras poderiam seguir com o processo de maneira separada, ou a Petrobras poderia ofertar sua participação nas mesmas condições.

Por outro lado, o fatiamento poderá atrair o interesse de mais investidores, acirrando a disputa pelos ativos e aumentando o valor total da venda das operações da Braskem que, neste caso, será mais favorável apenas aos controladores (Petrobras e Novonor) que detém participação relevante.

A nossa leitura é que, embora a Novonor consiga emplacar com maior probabilidade a venda de sua participação na companhia, o fatiamento da venda pode tornar a Braskem menor, com menos operações em seu guarda-chuva, e não necessariamente em condição também favorável aos minoritários, com o tag along (condição de venda igual para todos os minoritários em caso de troca de controle) podendo não ser acionado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Novonor estende prazo de venda da Braskem.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Totvs
E eu com isso

Totvs capta 1,44 bi em follow-on

A Totvs (TOTS3) anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a aprovação de seu conselho de administração para a realização de oferta pública restrita (follow-on), anunciado

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

As incertezas do Copom

Nesta quarta-feira (22), os organismos encarregados de calibrar os juros no Brasil e nos Estados Unidos vão divulgar dois comunicados decisivos. Por aqui, o Banco

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Seguindo adiante

Governo e Congresso finalmente chegaram a um acordo com relação ao pagamento de precatórios em 2022, resolvendo o imbróglio que ameaçava o rompimento do teto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.