Logo Empresa Braskem - EECI Levante

Venda de fatia da Braskem

Em agosto de 2020, a Odebrecht, uma das controladoras da Braskem (BRKM5) juntamente com a Petrobras (PETR3/PETR4), contratou o banco de investimentos Morgan Stanley para assessorá-la na venda da fatia detida na petroquímica (cerca de 38,3 por cento do capital total).

Oficialmente nesta terça-feira (06), a Odebrecht (atualmente Novonor) iniciou conversas com potenciais compradores. A ideia é realizar uma série de reuniões e conversas com investidores e potenciais interessados no mundo todo, dada a relevância multinacional da Braskem.

Considerando o último preço de fechamento das ações da petroquímica (BRKM5), a 44,67 reais por ação, a fatia detida pela Odebrecht vale cerca de 13,2 bilhões de reais e a venda é uma exigência de seu plano de recuperação judicial, homologado em junho de 2020, com prazo de até 3 anos para concluir a transação.

A Petrobras, que detém mais 36,1 por cento do capital total da Braskem, também já manifestou oficialmente a intenção de vender sua fatia, inclusive com venda em bloco direto na bolsa, em processo paralelo, caso não houvesse um entendimento com a Odebrecht.

E Eu Com Isso?

O avanço no processo de venda da Braskem (BRKM5) vem em momento favorável para as três principais envolvidas no processo (as duas controladoras e a vendida), com as ações da petroquímica recuperando boa parte das perdas ocasionadas pelo acidente geológico em Maceió (AL) e problemas com contratos de fornecimento de gás e etano no México, com ambas as situações já endereçadas para a resolução.

Para a Odebrecht (Novonor) a venda levantará um recurso importante para pagamento de seus credores no plano de recuperação judicial.

O avanço da venda da Odebrecht facilita a venda da fatia da Petrobras, desencadeando uma cláusula de Tag Along, que dá direito à Petrobras vender sua fatia pelo mesmo valor, facilitando a venda do ativo pela estatal, sem o possível ônus de uma desvalorização pela pressão vendedora das ações direto em bolsa.

Porém pelo lado da estatal, o prosseguimento da venda da fatia detida ganha um ar de incerteza com a troca de comando, com a saída de Roberto Castello Branco (ex-CEO) pelo general da reserva Silva e Luna, junto com a debandada dos principais diretores e conselheiros.

Para a Braskem, a venda de participação das duas companhias e do controle abre caminho para dar um passo adicional na melhoria de governança, complementando as suas políticas internas de compliance e transparência, com a possibilidade de migração para o Novo Mercado, o que pode destravar mais valor para as ações da companhia no médio a longo prazo.

Desde o final de janeiro as ações da Braskem (BRKM5) vêm em trajetória galopante de valorização, saindo de um patamar de 24 reais por ação para 44 reais por ação, combinando notícias de resolução de problemas no México e Alagoas, além da divulgação dos resultados do ano de 2020 que foram bastante fortes.

A notícia do avanço da venda das fatias das atuais controladoras deve dar mais um impulso adicional nas ações da petroquímica (BRKM5), que já acumulam alta de 7,35 por cento desde terça-feira (06).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Braskem (BRKM5): Resultados do 4T20 e de 2020.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.