Varejo Farmacêutico Bolsa - Levante Ideias de Investimentos

Varejo farmacêutico em alta

Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogaria (Abrafarma), que reúne as maiores redes de drogarias do País, projeta um crescimento de cerca de 900 lojas líquidas (aberturas menos fechamentos) para 2021, retomando o ritmo de crescimento observado em 2018.

As afiliadas da Abrafarma representam cerca de metade de toda a receita do varejo farmacêutico no Brasil, apesar de terem um pouco menos de 10 por cento das lojas no país (8,3 mil lojas em um total de 90 mil no Brasil).

Na projeção da Associação, com estas aberturas o crescimento de receita deve ficar em torno de 6 bilhões de reais em um período de 12 meses (considerando a curva de maturação das lojas), o que representa um pouco mais de 10 por cento das receitas anuais das empresas associadas previstas para 2020.

A volta do crescimento deve ser puxada por maior liquidez das companhias de grande porte, com ofertas de ações recentes (IPOs) de redes como Dimed (PNVL3/PNVL4) e Pague Menos (PGMN3), além da retomada dos planos de expansão original, prejudicados em parte pela pandemia, uma volta mais forte da demanda com maiores cuidados com a saúde por parte da população e volta das consultas médicas e cirurgias em ritmo normal.

E Eu Com Isso?

Diferentemente dos demais segmentos de varejo do país, como vestuários/moda, alimentos e bebidas, bem como o comércio eletrônico, o varejo farmacêutico caminhou na direção oposta de uma consolidação do setor, em que as grandes redes ganham espaço, com as concorrentes menores enfrentando dificuldades financeiras.

A pandemia e as consequentes medidas de isolamento social tornaram as compras de medicamentos em redes locais mais frequentes, trazendo um crescimento de receita em torno de 24,4 por cento em 2020 para as associadas à Febrafar, que reúne as redes associativas e independentes (as de menor porte).

Podemos observar esse movimento também no balanço de algumas empresas de capital aberto a exemplo da RaiaDrogasil (RADL3) que observou uma leve perda de participação de mercado em regiões chave como o Sudeste, mesmo com ritmo de expansão de lojas prevista sendo cumprida.

Apesar do ritmo forte de crescimento, principalmente das grandes redes de capital aberto no país, ainda há espaço para maiores expansões, dado que o setor ainda é altamente pulverizado, com lideranças regionais, com baixos riscos de canibalização quando considerado um plano de expansão em todo o território nacional.

A mudança de hábitos nos cuidados trazida pela pandemia, o envelhecimento da população e a maturação de lojas abertas em períodos anteriores devem possibilitar um crescimento de receita do setor acima dos 10 por cento observados na comparação de 2019 para 2020. Essa expansão traz um cenário positivo também para as fabricantes de produtos farmacêuticos no país, como a Hypera Pharma (HYPE3), líder do setor e a única representante de capital aberto na B3.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: NotreDame Intermédica anuncia Follow-On. 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

E eu com isso

Fibra curta na Europa

A penúltima semana de janeiro apresentou preços de celulose em forte alta, com o aumento de 14,61 dólares no preço da fibra curta no mercado

Read More »
E eu com isso

Resultados da Microsoft

A Microsoft (MSFT) apresentou nesta terça-feira (26) os seus resultados do segundo trimestre do ano fiscal 2021, o que equivale ao quarto trimestre do ano

Read More »
previdência
E eu com isso

Racha no DEM

O DEM está rachado para as eleições legislativas de 2021, especialmente no que diz respeito ao apoio na Câmara dos Deputados. Enquanto a posição oficial

Read More »
Light - E Eu Com Isso
E eu com isso

Dívida da Light (LIGT3)

Nesta terça-feira (26), a Light comentou sobre seus planos estratégicos após as recentes mudanças de gestão e em sua estrutura acionária. Há aproximadamente dois meses,

Read More »
cielo
E eu com isso

Cielo (CIEL3): resultado 4T20

Nesta terça-feira (26) a Cielo (CIEL3), maior adquirente da América Latina, divulgou seus resultados do último trimestre do ano, dando o pontapé inicial na temporada

Read More »
Logo XP
E eu com isso

XP Inc.: dados do 4T20

A XP Inc (XP na NASDAQ) divulgou nesta terça-feira (26), antes da abertura do mercado dos Estados Unidos, sua prévia do resultado do quarto trimestre

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel