Levante Ideias - Ultrapar

Ultrapar renova Conselho

A holding Ultrapar (UGPA3), controladora das distribuidoras Ipiranga e Ultragaz, mira uma mudança importante em seu Conselho de Administração, que historicamente segue um modelo de sucessão, no qual os executivos de confiança da família fundadora assumem a cadeira na presidência do conselho.

A entrada do grupo Pátria (gestora de Private Equity) no acordo de acionistas controladores da holding trouxe uma mudança relevante de estratégia, com foco na rentabilidade em vez do crescimento acelerado. Agora, a companhia vem revisando suas operações e portfólio de ativos, com possíveis desinvestimentos em Oxiteno e Extrafarma, além da compra de uma das refinarias à venda da Petrobras (PETR3/PETR4) na região Sul do país.

Atualmente o conselho conta com 11 nomes de peso, como José Galló (Renner) e Pedro Wongtschowski como presidente (ex-executivo da Ultra e membro do grupo controlador) e, a partir da reunião em abril, dois novos nomes passarão a fazer parte do Conselho. Um deles, e o mais esperado, é Marcos Lutz, ex-CEO da Cosan (CSAN3). Lutz tem o apoio da família fundadora (família Igel) e do grupo Pátria.

E Eu Com Isso?

A movimentação no Conselho é um passo importante para a holding que vinha sendo controlada por longos anos pela família controladora, por Paulo Cunha (ex-CEO e membro dos acionistas controladores) e nos últimos anos por Wongtschowski, com um modelo de negócio estável, com crescimento constante e rentabilidades inabaláveis.

A mudança na política de precificação de combustíveis da Petrobras a partir de 2017, antes previsível, que passou a ser flutuante de acordo com as oscilações do preço do petróleo, atingiu a Ipiranga em cheio que não contava com uma estrutura tão ágil para executar as ações necessárias para absorver as mudanças na dinâmica de mercado, além da recessão no Brasil, colocando mais “lenha na fogueira”, minando a rentabilidade histórica da companhia por vários trimestres seguidos.

A ida de Lutz para o conselho ainda está em negociação, mas coloca a holding com os dois pés no acelerador rumo a uma estratégia mais promissora para a recuperação da rentabilidade da companhia, levando para dentro de casa a experiência no comando da principal concorrente da Ultra. A mudança é positiva para a companhia no médio e longo prazo, com renovação de comando, mais alinhados à dinâmica de mercado atual.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Ultrapar avalia Oxiteno.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.