Ultragaz Logo Eeci

Ultragaz mira novos mercados

A subsidiária da Ultrapar (UGPA3), a Ultragaz, está mirando expandir seus negócios e diversificar a sua linha de operação, principalmente após a abertura do mercado de refino com a venda das refinarias pela Petrobras.

A Ultrapar está na disputa pelas duas refinarias do sul do país, a Repar (PR) e Refap (RS), ambas com potencial de sinergias importantes com as operações de gás e combustíveis, Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo.

Além da expansão, a Ultragaz está desenvolvendo novas soluções e diversificando seus meios de distribuição e agregando mais valor em seus produtos como o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) a granel, voltada para comércio e indústrias (operação de margem maior), desenvolvendo soluções personalizadas para cervejarias e plantas de beneficiamento de algodão, substituindo o meio de geração energética de seus clientes pela infraestrutura de GLP, melhorando a eficiência e parcerias com aplicativos para melhorar a capilarização da distribuição do gás de cozinha.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Ultrapar que mostra não estar acomodada com a atual conjuntura operacional de seus negócios, mesmo em um segmento considerado estável e de crescimento moderado como é o caso da distribuição de GLP (Ultragaz).

A companhia vai destinar cerca de 90 milhões de reais para a expansão com a construção de mais 2 terminais de engarrafamento, já de olho na diversificação de fornecedores do GLP com a venda das refinarias. As mudanças recentes e inovações trazidas pela Ultragaz nos últimos anos, permitiram expandir as margens e atingir um Ebitda (métrica de geração de caixa potencial) recorde no último trimestre de 222 milhões de reais, puxando os resultados da Ultrapar para cima, ajudando a amortecer os resultados ainda levemente negativos de seu principal negócio, a Ipiranga.

Enxergamos um impacto positivo limitado no curto prazo, porém em um horizonte mais longo de tempo, os benefícios das mudanças e inovações constantes na divisão terão efeitos exponenciais e, acreditamos que se refletirão no preço das ações de maneira gradual conforme a divulgação dos resultados.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Petrobras (PETR3, PETR4): Relatório de produção do quarto trimestre.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Câmara dos deputados em perspectiva
E eu com isso

Amadurecimento da reforma

Tema do nosso comentário de segunda-feira (20), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020 – que trata da reforma das carreiras do serviço público

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.