Levante Ideias - Cosan

Cosan e Caixa Seguridade preparam operações

A Caixa Seguridade emitiu fato relevante nesta sexta-feira (17) anunciando a intenção da sua controladora – Caixa Econômica Federal – de retomar o plano de realização da oferta pública inicial (IPO) de distribuição secundária das suas ações, que havia sido interrompido no dia 11 de março deste ano devido às condições de mercado adversas trazidas pela pandemia da Covid-19.

Endossando a linha das ofertas, a Cosan (CSAN3) também deve emplacar duas ofertas de ações até o fim do ano, utilizando tais mecanismos para simplificar a sua complexa estrutura acionária. 

Segundo informações de mercado, ela já está em tratativas avançadas com três bancos para assessorá-la em todo o processo e coordenar a primeira oferta, que deve ser Compass, companhia criada recentemente pela Cosan para atuar no mercado de energia e gás.

Ademais, a intenção é ir além e realizar a oferta também da Raízen, empresa de energia que tem a Shell como sócia e a Moove, que atua no mercado de lubrificantes e óleos.

Atualmente são 20 as companhias que possuem prospectos de IPO protocolados junto à CVM, e a tendência é que a lista aumente até o final do ano. A nossa expectativa é que o mercado de ofertas públicas de ações (IPO) aqueça em meados de setembro, quando se encerra o período de férias de verão no hemisfério norte.

Em um contexto geral, as ofertas de ações – sejam subsequentes (follow-on) ou iniciais (IPO) – são positivas para os investidores, pois representam a oportunidade de o mercado investir em bons projetos de empresas ligadas à atividade produtiva. 

Para as companhias as ofertas significam uma forma de obter mais financiamento para suas atividades, o que é positivo quando os investidores têm confiança na capacidade do time de gestão. 

No caso da Caixa Seguradora esperamos uma das maiores ofertas iniciais (IPO) dos últimos anos, com potencial de movimentar cerca de 15 bilhões de reais no mercado. As primeiras notícias quanto ao IPO surgiram ainda ano passado, mas tão logo a pandemia da Covid-19 começou a aumentar a volatilidade dos mercados a Caixa decidiu adiar plano de abertura de capital da sua controlada.

Já a Cosan (CSAN3) está na sua segunda tentativa de simplificar a sua estrutura societária em um ano e meio. Na sessão do dia 6 de junho, após a divulgação do fato relevante a respeito da sua pretensão de realizar tais ofertas, as ações da Cosan (CSAN3) subiram 1,53 por cento no dia, enquanto a Cosan Logística (RLOG3) avançou 4,5 por cento.

Na nossa avaliação a notícia é positiva para ambas companhias, com maior destaque para a RLOG3, que deve ter um aumento substancial na liquidez das suas ações negociadas na bolsa.

As companhias vêm aproveitando os juros baixos e o excesso de liquidez no mercado para captar recursos através das ofertas de ações. Entendemos este movimento de amadurecimento do mercado de capitais como algo extremamente positivo para a economia brasileira. Os investidores também se beneficiam com mais possibilidades de empresas para investir, o que também é positivo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Recesso, pero no mucho…

Existe, no imaginário popular, uma ideia fixa que procura associar o recesso parlamentar à inatividade de políticos de Brasília. De fato, os corredores do Congresso

Read More »
Levante Ideias - Inflação
E eu com isso

Inflação supera expectativas

A sexta-feira começa com a divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) de 0,72% em julho, levemente abaixo do 0,83% de

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel