Levante Ideias - TIM

TIM e Cogna fazem parceria no EAD

A TIM (TIMS3) e Cogna (COGN3) anunciaram uma parceria para venda de cursos à distância (EAD) através de um aplicativo.

A ideia é utilizar o grande portfólio de cursos online da Cogna com a vasta base de clientes, mais de 50 milhões, e presença nacional, com centenas de lojas pelo país, da TIM.

A parceria será feita no aplicativo Ampli, desenvolvido pela Cogna para atender os clientes que utilizam o celular para fazer os cursos.

No formato do acordo, a TIM pode ficar com uma participação de 30% na Ampli, dependendo de sua originação de matrículas e metas a serem atingidas, além disso a companhia ganhará comissão por vendas efetuadas.

Segundo o CEO da TIM, Pietro Labriola, a estratégia com as parcerias da TIM não é só obter comissões e sim se tornar um parceiro também no crescimento da companhia, atingindo assim um alinhamento estratégico entre as companhias.

Até aqui o Ampli possui 15 mil alunos, cerca de 2% do total dos alunos de EAD da Cogna.

As companhias têm a expectativa de obter 80 mil novos alunos por ano, representando um aumento de 20% na captação online da Cogna.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para ambas as companhias.

A Cogna consegue um forte canal de vendas para intensificar seus esforços de digitalização, enquanto a TIM começa a explorar melhor um de seus principais ativos, sua vasta base de clientes.

Esperamos impacto positivo nas ações de ambas as companhias (TIMS3 e COGN3) no curto prazo.

Para a TIM, o acordo representa sua segunda parceria neste modelo, sendo a primeira com o banco digital C6 realizada no ano passado.

O acordo com o banco possibilita que a TIM fique com até 15% do banco digital, desde então, já originou mais de 2,8 milhões de contas.

Em breve a companhia deve anunciar mais uma parceria no setor de saúde.

Novas avenidas de crescimento têm sido o foco da Cogna.

Seu principal negócio, o ensino superior presencial, vem sofrendo desde o encerramento de um programa de financiamento estudantil mais forte por parte do governo em 2018 e também devido à elevada taxa de desemprego.

Com isso, a companhia voltou sua estratégia para uma maior presença no digital, modelo de negócios mais escalável e com custos fixos menores.

Vale ressaltar que apesar de interessante, a estratégia da TIM vem seguindo os passos de sua principal concorrente, a Vivo (VIVT3).

A companhia oferece no setor financeiro, empréstimos com o Vivo Money, cartão de crédito Vivo Itaucard e conta digital com o Vivo Pay.

Além disso, já lançou sua plataforma digital para serviços de saúde, “V de Vida”, e já anunciou que lançará em breve uma parceria no setor de educação.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Vivo (VIVT3) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O novo cenário para o Copom

Começa nesta terça-feira (26) a penúltima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 2021. Há dois aspectos incomuns nesse encontro. O primeiro deles é

Read More »
Levante Ideias - Petrobras
E eu com isso

Venda da Petrobras

No mesmo dia em que foi anunciado mais um novo ajuste de alta nos preços do diesel e da gasolina para as distribuidoras, o governo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.