Levante Ideias - Telefonica

Acordo da Vivo (VIVT3)

Nesta terça-feira (2) após o fechamento do mercado, a Telefônica Brasil (VIVT3), detentora da marca Vivo, publicou um fato relevante anunciando sua parceria com o fundo canadense Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ) para criação de uma rede de fibra ótica de atacado no Brasil operado pela nova empresa FiBrasil Infraestrutura e Fibra Ótica S.A

Como resultado, o CDPQ vai investir 1,8 bilhão de reais em troca de 50 por cento da FiBrasil. A Telefônica Infra, empresa controlada pela espanhola Telefónica S.A, mesma controladora da Vivo no Brasil, vai possuir 25 por cento da empresa, e apesar de ainda sem valores especificados, deve investir valores com “condições econômicas equivalentes” por sua participação. Por fim, a Vivo vai possuir os outros 25 por cento em troca da sua rede atual de fibra ótica.

No mercado de telecomunicações, o termo “casas passadas” é utilizado para designar o número de clientes que a rede pode atingir considerando as regiões em que está instalada.

Atualmente, a rede da Vivo possui 1,6 milhões de casas passadas com a tecnologia FTTH (fibra ótica), a criação da FiBrasil tem como objetivo acelerar a expansão da infraestrutura no país, visando atingir 5,5 milhões de clientes em potencial no período de 4 anos, focando em cidades fora do Estado de São Paulo.

E Eu Com Isso?

A notícia deixa um sentimento misto no mercado, enquanto a necessidade por expansão de fibra ótica no país se mostra uma grande oportunidade de crescimento para as empresas de telecomunicações, a Vivo (VIVT3) terá apenas 25 por cento da nova empresa, sendo que outros 25 por cento ficaram diretamente com Telefônica da Espanha.

Apesar disso, esperamos impacto levemente positivo no preço das ações da Vivo (VIVT3) no curto prazo, uma vez que o acordo deve trazer um grande alívio de Capex (investimentos em infraestrutura) no futuro, além de ter sido a primeira a conseguir fechar um acordo do tipo, saindo na frente da TIM (TIMS3) e da Oi (OIBR3/OIBR4) que buscam parceiros para realização uma operação semelhante.

No fato relevante publicado, a companhia mostrou que a transação avalia a empresa em um múltiplo EV/Ebitda de cerca de 16,5 vezes, muito acima da média de 6,0 vezes das empresas do setor e em linha com uma recente venda de ativos de fibra feita pela Telefónica da Espanha no Chile.

O mercado de banda larga fixa segue extremamente pulverizado no Brasil, enquanto a Claro segue líder com cerca de 27 por cento do mercado, o total das operadoras menores que prestam serviço de internet (ISPs) totalizam 39 por cento do total, mostrando que ainda há bastante espaço para consolidação no país.

Quando olhamos para a participação de mercado de conexões que utilizam fibra ótica, a participação de ISPs torna-se ainda mais expressiva, com o total dos provedores independentes totalizando 53 por cento do mercado.

Seguimos atentos para as próximas movimentações no mercado de Fibra, com o leilão de ativos da Oi (OIBR3/OIBR4) cada vez mais próximo e a expectativa da TIM Brasil (TIMS3) encontrar algum parceiro para sua empresa de Fibra.

Enquanto isso, esperamos que a Vivo acelere sua expansão de rede e consolide o mercado ao qual ela já é líder, com 25 por cento das conexões de fibra no país.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Vivo (VIVT3): Resultado do 4T20. 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.