Levante Ideias - TIM

TIM e Cogna fazem parceria no EAD

A TIM (TIMS3) e Cogna (COGN3) anunciaram uma parceria para venda de cursos à distância (EAD) através de um aplicativo.

A ideia é utilizar o grande portfólio de cursos online da Cogna com a vasta base de clientes, mais de 50 milhões, e presença nacional, com centenas de lojas pelo país, da TIM.

A parceria será feita no aplicativo Ampli, desenvolvido pela Cogna para atender os clientes que utilizam o celular para fazer os cursos.

No formato do acordo, a TIM pode ficar com uma participação de 30% na Ampli, dependendo de sua originação de matrículas e metas a serem atingidas, além disso a companhia ganhará comissão por vendas efetuadas.

Segundo o CEO da TIM, Pietro Labriola, a estratégia com as parcerias da TIM não é só obter comissões e sim se tornar um parceiro também no crescimento da companhia, atingindo assim um alinhamento estratégico entre as companhias.

Até aqui o Ampli possui 15 mil alunos, cerca de 2% do total dos alunos de EAD da Cogna.

As companhias têm a expectativa de obter 80 mil novos alunos por ano, representando um aumento de 20% na captação online da Cogna.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para ambas as companhias.

A Cogna consegue um forte canal de vendas para intensificar seus esforços de digitalização, enquanto a TIM começa a explorar melhor um de seus principais ativos, sua vasta base de clientes.

Esperamos impacto positivo nas ações de ambas as companhias (TIMS3 e COGN3) no curto prazo.

Para a TIM, o acordo representa sua segunda parceria neste modelo, sendo a primeira com o banco digital C6 realizada no ano passado.

O acordo com o banco possibilita que a TIM fique com até 15% do banco digital, desde então, já originou mais de 2,8 milhões de contas.

Em breve a companhia deve anunciar mais uma parceria no setor de saúde.

Novas avenidas de crescimento têm sido o foco da Cogna.

Seu principal negócio, o ensino superior presencial, vem sofrendo desde o encerramento de um programa de financiamento estudantil mais forte por parte do governo em 2018 e também devido à elevada taxa de desemprego.

Com isso, a companhia voltou sua estratégia para uma maior presença no digital, modelo de negócios mais escalável e com custos fixos menores.

Vale ressaltar que apesar de interessante, a estratégia da TIM vem seguindo os passos de sua principal concorrente, a Vivo (VIVT3).

A companhia oferece no setor financeiro, empréstimos com o Vivo Money, cartão de crédito Vivo Itaucard e conta digital com o Vivo Pay.

Além disso, já lançou sua plataforma digital para serviços de saúde, “V de Vida”, e já anunciou que lançará em breve uma parceria no setor de educação.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Vivo (VIVT3) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.