A TIM (TIMS3) e Cogna (COGN3) anunciaram uma parceria para venda de cursos à distância (EAD) através de um aplicativo.
A ideia é utilizar o grande portfólio de cursos online da Cogna com a vasta base de clientes, mais de 50 milhões, e presença nacional, com centenas de lojas pelo país, da TIM.
A parceria será feita no aplicativo Ampli, desenvolvido pela Cogna para atender os clientes que utilizam o celular para fazer os cursos.
No formato do acordo, a TIM pode ficar com uma participação de 30% na Ampli, dependendo de sua originação de matrículas e metas a serem atingidas, além disso a companhia ganhará comissão por vendas efetuadas.
Segundo o CEO da TIM, Pietro Labriola, a estratégia com as parcerias da TIM não é só obter comissões e sim se tornar um parceiro também no crescimento da companhia, atingindo assim um alinhamento estratégico entre as companhias.
Até aqui o Ampli possui 15 mil alunos, cerca de 2% do total dos alunos de EAD da Cogna.
As companhias têm a expectativa de obter 80 mil novos alunos por ano, representando um aumento de 20% na captação online da Cogna.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para ambas as companhias.
A Cogna consegue um forte canal de vendas para intensificar seus esforços de digitalização, enquanto a TIM começa a explorar melhor um de seus principais ativos, sua vasta base de clientes.
Esperamos impacto positivo nas ações de ambas as companhias (TIMS3 e COGN3) no curto prazo.
Para a TIM, o acordo representa sua segunda parceria neste modelo, sendo a primeira com o banco digital C6 realizada no ano passado.
O acordo com o banco possibilita que a TIM fique com até 15% do banco digital, desde então, já originou mais de 2,8 milhões de contas.
Em breve a companhia deve anunciar mais uma parceria no setor de saúde.
Novas avenidas de crescimento têm sido o foco da Cogna.
Seu principal negócio, o ensino superior presencial, vem sofrendo desde o encerramento de um programa de financiamento estudantil mais forte por parte do governo em 2018 e também devido à elevada taxa de desemprego.
Com isso, a companhia voltou sua estratégia para uma maior presença no digital, modelo de negócios mais escalável e com custos fixos menores.
Vale ressaltar que apesar de interessante, a estratégia da TIM vem seguindo os passos de sua principal concorrente, a Vivo (VIVT3).
A companhia oferece no setor financeiro, empréstimos com o Vivo Money, cartão de crédito Vivo Itaucard e conta digital com o Vivo Pay.
Além disso, já lançou sua plataforma digital para serviços de saúde, “V de Vida”, e já anunciou que lançará em breve uma parceria no setor de educação.
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