Klabin - E Eu Com Isso

Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN3) e Irani (RANI3) 

A Indústria brasileira de embalagens vem passando por um período de escassez de papel no mercado. Sem a previsão de aumento da oferta nos próximos 90 dias, as demandas de indústrias como restaurantes, farmácias e sobretudo do varejo não estão sendo plenamente atendidas.

A situação levou a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional) a mandar um ofício ao Ministério da Economia para que haja uma redução temporária nas tarifas de importação do papel. Atualmente as tarifas variam entre 5 por cento e 20 por cento, o ofício pede para que o valor seja fixado em 2 por cento para remediar a escassez. Ainda não houve resposta por parte do governo, porém uma medida semelhante foi aplicada no mercado de resina de PVC no final de 2020.

O desequilíbrio entre oferta e demanda no Brasil ocorreu após a crise do Covid-19. No segundo trimestre do ano a demanda sofreu uma forte queda com as incertezas relacionadas a medidas para conter a doença, porém em um segundo momento subiram para níveis superiores aos vistos pré-crise, o papel maculatura, usado no miolo de rolos de papel higiênico, teve aumento nos preços superior a 80 por cento.

E Eu Com Isso?

Apesar de a notícia trazer uma possível redução de preços no mercado doméstico, acreditamos que os impactos nas ações da Suzano (SUZB3) e Klabin (KLBN3) serão limitados, principalmente devido ao tamanho das companhias e ao mix de produtos. Por outro lado, acreditamos que o impacto poderá ser mais negativo para a Irani (RANI3), pois a companhia é bem menor no mercado de embalagens.

Vale ressaltar que, caso aprovado pelo ministério da economia, os impactos seriam limitados principalmente à duração da redução de tarifas, havendo uma normalização depois. Com a perspectiva de as companhias aumentarem a produção interna, o que deve reequilibrar a oferta e a demanda do mercado, esperamos que as empresas voltem a se beneficiar da alta demanda no mercado doméstico.

Para a Klabin (KLBN3) a forte demanda por cartões já fez com que a companhia acelerasse o processo de estudos sobre a segunda máquina de papel do Projeto Puma II, com previsão de começar a operar em 2023. Há a previsão já no aumento da oferta por parte da companhia em Julho deste ano, quando a primeira máquina do projeto, de kraftliner, entrará em operação.

Mesmo com o possível impacto no Brasil, os preços internacionais ainda mantêm um cenário favorável para as companhias, as companhias vêm anunciado aumento de preços já há algum tempo. A expectativa é que a alta nos preços se mantenha nos próximos meses beneficiando as companhias.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre as empresas: Suzano (SUZB3): Votorantim vende bloco de ações; Destaques do Klabin Day (KLBN11).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel