Levante Ideias - Neo energia

Resultados da Neoenergia (NEOE3) do 3T21

A Neoenergia (NEOE3) divulgou seus resultados do 3T21 na noite de segunda-feira (25), após o fechamento do mercado. A companhia reportou bons números, com suas linhas de receita líquida, Ebitda e lucro líquido acima das expectativas.

Em termos de indicadores operacionais, verificamos um crescimento de 3,6% ano contra ano do volume de energia injetada pelas distribuidoras.

Desconsiderando a Neoenergia Brasília em 2020, antiga CEB, o crescimento foi ainda mais acentuado, de 15,8%, apontando uma recuperação de mercado em suas áreas de concessão.

Essa diferença ocorre uma vez que o controle societário direto da distribuidora passou a ser 100% incorporada à Neoenergia em março de 2021, com suas comparações com 2020 apresentadas no relatório sendo meramente proforma.

Ao analisarmos a abertura da energia distribuída, observamos que o consumo da classe industrial cativa juntamente com o mercado livre apresentou um aumento de 10,8% em comparação ao 3T20, influenciado pelo retorno das atividades econômicas.

Desconsiderando o consumo da Neoenergia Brasília pré-incorporação, este aumento foi de 18,9%. Ainda seguindo essa métrica, destacamos o crescimento do consumo residencial, de 12,6% ano contra ano, e comercial, de acentuados 26,1% na comparação anual.

Em relação às perdas totais (técnicas e não técnicas), observamos que estas seguem com trajetória de contração, com destaques para as distribuidoras Neoenergia Coelba (perdas totais 12 meses de 14,82%), Pernambuco (com 16,74%), Brasília (com 13,06%) e Elektro (com 6,16%).

Ademais, a despeito dos desafios do período, as distribuidoras menos eficientes do grupo, Neoenergia Coelba e Pernambuco, estão se aproximando novamente das metas regulatórias.

No que diz respeito ao segmento de transmissão, o desempenho operacional também foi positivo, tendo, em julho de 2021, entrado em operação comercial o primeiro trecho do lote 6 do leilão de dezembro de 2017 (Santa Luzia).

Em agosto, também entrou em operação o último trecho do empreendimento de Dourados (lote 4), com a Neoenergia tendo finalizado a entrega referente ao leilão de abril de 2017 com antecipação média de 15 meses em relação ao prazo regulatório e CapEx inferior ao orçado originalmente pela ANEEL.

No segmento de geração de energia, destacamos a entrada de 184 megawatts (MW) do Complexo de Chafariz no 3T21, o que impulsionou a geração eólica do período, que reportou alta de 12,48% em comparação ao 3T20.

Em relação à energia hidráulica gerada, esta apresentou contração de 4,09% no ano contra ano em razão da menor afluência do período, com impacto minimizado pelo seguro do GSF. Esta também foi compensada pela intensa geração térmica do período, 385,65% superior ao observado no mesmo período em 2020, motivado pelo maior despacho das plantas em virtude da atual crise hidrológica enfrentada pelo país.

Além disso, no tocante ao seu desempenho econômico-financeiro, pelos motivos expostos acima, apontamos um avanço da receita operacional líquida consolidada da companhia de 49% ao ano contra ano, acima das expectativas de mercado. Seu Ebitda e lucro líquido também apresentaram aumento significativo no período, com alta de 62% e 57%, respectivamente.

E Eu Com Isso?

Os resultados do 3T21 divulgados pela Neoenergia foram sólidos, acima das expectativas de mercado. Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações da companhia (NEOE3) para o curto prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da Neoenergia (NEOE3) do 2T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.