Levante Ideias - Banco do Brasil

Resultado do 4T20 Banco do Brasil (BBAS3)

O Banco do Brasil (BBAS3) divulgou o resultado do quarto trimestre de 2020 nesta quinta-feira (11) depois do fechamento do mercado. O resultado não foi bom, o banco deixou a desejar em diversos aspectos operacionais e performou abaixo dos outros grandes bancos na maioria dos aspectos.

O banco apresentou um ROE de 12,1 por cento e um lucro líquido ajustado de 3,7 bilhões de reais no 4T20, representando uma queda de 20,1 por cento comparado ao 4T19. No ano de 2020, o ROE foi 12,0 por cento e o lucro líquido ajustado 13,9 bilhões de reais em 2020, uma queda de 22,2 por cento em relação a 2019.

A receita de serviços apresentou uma queda na comparação anual de 1,6 por cento no trimestre, atingindo 7,4 bilhões de reais, no acumulado do ano, a receita caiu 1,7 por cento e atingiu 28,7 bilhões de reais. Já a margem financeira apresentou queda ainda maior, caindo 16,1 por cento no trimestre em relação ao 4T19 e 11,3 por cento no ano, resultando em 9,0 bilhões de reais no 4T20 e 34,6 em 2020.

Dentre os poucos destaques positivos, destacamos a redução nas despesas com pessoal com quedas de 8,5 por cento no trimestre e 1,1 por cento em 2020 na comparação com o mesmo período de 2019.

Além disso, a carteira de crédito do banco expandiu 9,7 por cento no ano, atingindo 681 bilhões de reais, beneficiada por linhas de crédito subsidiadas pelo governo.

E Eu Com Isso?

Apesar do resultado abaixo do esperado para o quarto trimestre, a companhia apresentou suas projeções para 2021 em linha com as expectativas do mercado em termos de lucro líquido. Assim, esperamos que o comportamento das ações do Banco do Brasil (BBAS3) seja ditado pela conferência de resultados hoje às 10:00.

Recentemente as ações do Banco do Brasil sofreram com uma mudança na percepção de risco devido à reação por parte do governo às recentes medidas para ganho de eficiência, que incluíram um programa de demissão voluntária e o fechamento de agências. Apesar das medidas serem esperadas pelo mercado, o timing do anúncio gerou certo estresse no campo político e chegaram até a especular a saída do CEO, André Brandão. Com isso as ações acumulam desvalorização de 12,5 por cento em 2021

Questões com a independência da gestão do banco em relação ao governo vem se mostrando mais importantes que a performance operacional da companhia. Como resultado, o Banco do Brasil está com valor de mercado menor do que o seu valor patrimonial e com múltiplos muito descontados em relação aos outros bancos.

Apesar da estatal possuir alguns problemas em relação à independência, o desconto nos múltiplos é exagerado, além disso a companhia já anunciou o aumento do total dos lucros a ser distribuído aos acionistas em 2021 para 40 por cento, tornando o retorno em dividendos e juros sobre o capital próprio (JCP) atrativo.

Enxergamos 5 catalisadores em potencial para as ações do banco para 2021; i) o IPO do BV, antigo banco Votorantim, no qual a estatal possui 50 por cento de participação; ii) a possível venda de sua participação de 28,7 por cento na Cielo; iii) possível IPO da ELO; iv) alguma parceria de mercado na gestão de recursos (asset) e v) anúncio de novas medidas de melhoria de eficiência, quesito no qual o banco deixa a desejar em relação aos seus pares privados.

A previsão (guidance) do Banco do Brasil é de um lucro líquido entre 16 e 19 bilhões de reais em 2021, praticamente em linha com o atual consenso de mercado.

As principais linhas do guidance 2021 do BB são: i) carteira de crédito (crescimento entre 8 e 12 por cento); ii) margem financeira bruta com crescimento entre 2,5 e 6,5 por cento; iii) receita de serviços e despesas administrativas estáveis (entre queda de 1,5 por cento e alta de 1,5 por cento) e; iv) despesas com crédito de 14 a 17 bilhões de reais.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Presidente da república ressalta que o governo que escolhe CEO do Banco do Brasil (BBAS3).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.