Levante Ideias - Banco do Brasil

Presidente ressalta: o governo é quem escolhe CEO do BBAS3

O presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), esteve com jornalistas no último sábado (30) e comentou sobre o Banco do Brasil (BBAS3). O presidente ressaltou que cabe ao governo decidir o comando do banco estatal e ainda afirmou que apesar de ser necessário dar liberdade para o trabalho, ele não pode ser a última pessoa a saber de certas decisões. Além disso, ele também reforçou que o banco tem um viés social, indicando que lucratividade não deveria ser o único critério para o fechamento de agências.

Recentemente o Banco do Brasil (BBAS3) anunciou uma série de medidas para melhorar a eficiência do banco, com o plano de demissão voluntária e o fechamento de agências entre as mais polêmicas. Segundo fontes, a medida impopular tomada por André Brandão, atual CEO do BB, irritou Bolsonaro principalmente devido a hora inoportuna do ponto de vista político, dificultando para o governo conseguir apoio nas eleições para presidência da Câmara dos deputados e do Senado.

E Eu Com Isso?

A notícia é levemente negativa para as ações do Banco do Brasil (BBAS3), uma vez que aumenta o risco tanto da saída de André Brandão do comando do banco como de uma maior interferência por parte do governo nas decisões da empresa. Acreditamos que os impactos serão limitados pois esses riscos já estão em parte esperados pelo mercado depois da última especulação de demissão de Brandão.

Do ponto de vista do banco, era ideal que o governo ressaltasse seu apoio a Brandão publicamente para acalmar os ânimos do mercado quanto a sua possível saída após os atritos com as medidas anunciadas, porém a fala do presidente reforça a instabilidade do atual comandante do banco no cargo.

Para o Banco do Brasil (BBAS3) destacamos como principais catalisadores no curto prazo os resultados dos grandes bancos: Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11). O resultado dos três bancos sai essa semana e deverá mostrar como está a recuperação econômica para o setor no final de 2020, com expectativas elevadas após os bancos americanos surpreenderam o mercado com lucros acima do esperado. O BB divulgará seu resultado do 4T20 no dia 11 de fevereiro.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: CEO do Banco do Brasil (BBAS3) deve permanecer no cargo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel