Texto-base da reforma da Previdência é aprovado na Câmara
Na madrugada desta quarta-feira (7), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da reforma da Previdência. O placar do segundo turno ficou próximo ao resultado do primeiro: foram 370 votos favoráveis e 124 contrários. Antes de ir para o Senado, os deputados precisam agora votar os 8 destaques apresentados ao texto. A votação deve começar e terminar ainda hoje, com todos os destaques rejeitados (7 da oposição e 1 do Novo).
Além da aprovação em segundo turno, temos outra notícia positiva para a Previdência: os governadores fecharam acordo para a inclusão dos Estados e municípios na reforma. O Senado já tem o esboço de uma PEC, que deve tramitar paralelamente ao texto da reforma previdenciária. O presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), acredita, portanto, que sua aprovação se dará com facilidade, por conta do apoio praticamente unânime dos senadores.
E Eu Com Isso?
Apesar de já precificada, a aprovação da reforma da Previdência na Câmara deve trazer um novo ânimo para os investidores no dia de hoje. A grande notícia é a inclusão dos Estados e municípios. Ela ajusta a trajetória crítica de gastos de muitos desses entes federativos. O fato da PEC tramitar em paralelo também é uma vitória. Afinal, se a mudança fosse feita na PEC da Nova Previdência, ela teria de voltar para a Câmara.