Levante Ideias - Congresso Nacional

Pressão para gastar

Com o avanço do calendário legislativo e dúvidas sobre a viabilidade do Auxílio Brasil sendo financiado via reforma do IR, parte do governo começa a reforçar a alternativa de acionar a nova cláusula de calamidade pública, editada na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial, aprovada pelo Congresso no início desse ano.

O estado de calamidade pública é similar ao Orçamento de Guerra, utilizado em 2020 com o advento da pandemia da Covid-19. Neles, cria-se um regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para combater a situação imposta no País.

Uma vez solicitado pelo Presidente da República e aprovado no Congresso, o modelo dispensa a União de cumprimento da regra de ouro e possibilita que os projetos de lei enviados pelo governo contornem as restrições a aumento de despesas, desde que não sejam criados gastos recorrentes e obrigatórios.

Ao mesmo tempo, o acionamento do estado de calamidade pública aciona alguns gatilhos de contenção de gastos, como o veto ao reajuste do funcionalismo público, de modo a realizar um ajuste de contas sem atrapalhar os gastos previstos emergencialmente.

O estado de calamidade seria justificado pelo forte aumento da fome e da pobreza no Brasil, consequências diretas da pandemia e seus efeitos econômicos diversos para a população.

Logicamente, o ministério da Economia tem se posicionado contrariamente à proposta, sob a justificativa de que um novo drible ao orçamento tradicional levaria à deterioração de indicadores macroeconômicos e geraria efeito reverso no combate à pobreza.

E Eu Com Isso?

A pressão pela solução extraordinária cresce em linha com a dificuldade de o governo avançar com a reforma do IR no Senado. Antes reticente quanto ao andamento do projeto na Casa, agora o relator da reforma, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), condicionou a aprovação da medida a ajustes considerados inviáveis pelo Planalto e outros ministérios.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Problemas perversos | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.