Em sua primeira aquisição de 2022, a Petz (PETZ3) informou a compra da empresa líder em tapetes higiênicos no Brasil, a Petix. Ficou previsto em contrato que a operação será efetivada mediante: (i) a incorporação, pela Petz, de ações representativas de 51% das ações de emissão da holding Petix, que corresponderá ao valor de R$ 35 milhões na data de efetivação da operação; e (ii) a aquisição, pela companhia, de ações representativas de 49% das ações de emissão da Petix, mediante o pagamento na data de fechamento de R$ 24,8 milhões.
Na data de efetivação da incorporação de ações, os acionistas da Petix receberão 1.650.450 novas ações ordinárias de emissão da companhia, acarretando diluição de 0,46% aos acionistas atuais, com base na cotação de fechamento do dia 25 de janeiro (dia anterior à divulgação da operação).
Caso a holding Petix atinja determinadas métricas de desempenho, a Petz poderá pagar, como preço adicional, aos atuais acionistas da Petix, até R$ 10 milhões divididos em três parcelas relativas ao desempenho verificado nos anos de 2023, 2024 e 2025.
Com 15 anos de atuação no mercado, a Petix foi fundada por Rogério Haddad e Luiz Fernando Reis Lourenço, e se tornou rapidamente líder de vendas na categoria de tapetes higiênicos e uma das marcas mais reconhecidas no mercado pet no Brasil. Por meio da marca SuperSecão, a empresa é referência em alta performance (no quesito absorção), com uma proposta de valor única e um posicionamento premium.
Através de uma planta industrial localizada em Monte Mor, no estado de São Paulo, a Petix opera a única fábrica do mundo que integra o processo de produção de tapetes higiênicos com o reprocessamento (despolpadora) de fraldas humanas não utilizadas para obtenção de sua principal matéria-prima, o gel absorvente.
Com essa tecnologia, a Petix é capaz de reprocessar mais de 600 milhões de fraldas humanas não utilizadas por ano, que seriam descartadas. Em 2021, o faturamento bruto estimado da Petix é de R$ 135 milhões, representando um CAGR de cerca de 29% no período compreendido entre 2019 e 2021.
E Eu Com Isso?
Uma das sinergias da operação está no canal B2B, visto que a Petix possui clientes que incluem as principais redes do canal pet especializado, além de mais de 8.000 pequenos pet shops e superstores, incluindo a própria Petz, a quem se destina 21% das vendas e na qual a Petix possui 47% de share na categoria de tapetes higiênicos.
A Petz pretende explorar essa capilaridade para vender produtos da marca Zee.Dog, por exemplo, explorando eficiências com o Zee.Pad, tapete higiênico que é um dos carros-chefes da Zee.Dog e responde por 25% das vendas da marca no Brasil.
Além disso, a Petz poderá, ainda, usar a capacidade fabril da Petix para internalizar a produção do produto, o que é bastante vantajoso, já que, como a produção do Zee.Pad é feita no exterior, as margens acabam sofrendo com o dólar alto e frete caro.
Mais um ponto importante do racional da aquisição da Petix é a sua presença internacional, com foco na operação no mercado norte-americano, onde atua por meio da WizSmart, marca que ganhou participação de mercado com a interrupção da venda de fornecedores da China para os Estados Unidos durante a pandemia e já está presente em todos os estados americanos.
O EV (enterprise value) que está sendo pago pela Petz é de R$ 70 milhões, ou 0,5x EV/vendas 2021, e apesar de não ser uma transação grande, a aquisição é aderente à visão estratégica e ao ecossistema em formação do Grupo Petz.
Além disso, o mercado endereçável de tapetes higiênicos tem apenas 10% de penetração no Brasil, e um potencial de crescimento estimado de 3 a 4x nos próximos 5 anos.
Dessa forma, enxergamos como bastante positiva a aquisição da Petix, que, em nossas estimativas, possui uma geração de valor implícita de 7%, além de abrir mais uma avenida de crescimento para a Petz.
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